WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
O Espiritismo responde
Ano 1 - N° 20 - 29 de Agosto de 2007

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
  

Perguntam-me se a mediunidade em crianças deve ser estimulada pelos pais.

O Codificador do Espiritismo e autor d´ O Livro dos Médiuns formulou aos Espíritos que participaram da obra de codificação da Doutrina Espírita três questões relativamente à mediunidade em crianças, assunto que pode ser encontrado no item 221, parágrafos 6 a 8, da obra citada.

Eis, em resumo, o que eles lhe disseram:

1o. É muito perigoso desenvolver a mediunidade nas crianças, porque sua organização franzina e delicada ficaria abalada e sua imaginação superexcitada com a prática mediúnica. Desse modo, os pais prudentes devem afastá-las dessas idéias ou, pelo menos, só tratar do assunto do ponto de vista de suas conseqüências morais.

2o. Quando a faculdade mediúnica é espontânea na criança, é sinal de que se acha em sua natureza e que sua constituição a isso se presta. Já o mesmo não se dá quando é provocada e superexcitada.

3o. Não existe uma idade precisa para que uma pessoa passe a ocupar-se da mediunidade. Isso depende fundamentalmente do desenvolvimento físico e, mais ainda, do desenvolvimento moral. Há crianças de 12 anos que são menos afetadas que certos adultos.

Quanto a esta última observação, lembremos que vários médiuns que trabalharam com Kardec – como as irmãs Caroline e Julie Baudin, Ermance Dufaux e Srta. Japhet - eram bastante jovens. Ermance Dufaux contava então 14 anos de idade e já se havia tornado uma médium respeitada. As célebres irmãs Kate e Margareth Fox eram ainda adolescentes quando dos fenômenos de Hydesville, que, conforme sabemos, deram origem ao Espiritismo Moderno.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita