O leitor Edmilson José de
Mello, em mensagem publicada
na seção de Cartas desta
edição, pergunta-nos: “O
espírito nasce com
perispírito, como se fosse o
coração para nós?”
A relação entre Espírito e
perispírito é colocada de
modo muito claro na obra de
Allan Kardec, como, por
exemplo, no cap. II, Noções
elementares de Espiritismo,
itens 8 a 14, do livro O
que é o Espiritismo, em
que o leitor encontrará as
informações seguintes.
Os Espíritos não são seres
vagos e indefinidos, nem
chamas semelhantes a fogos
fátuos, muito menos
fantasmas como é dito nos
contos sobre as almas do
outro mundo. São seres
semelhantes a nós, tendo
como nós um corpo, conquanto
seja ele fluídico e
invisível no seu estado
normal aos nossos olhos.
Quando a alma está unida ao
corpo, durante nossas
existências corpóreas, ela
tem duplo invólucro: um
pesado, grosseiro e
destrutível – o corpo
físico; e outro fluídico,
leve e indestrutível,
chamado perispírito.
Paulo de Tarso em sua 1ª
epístola aos Coríntios
refere-se a esse corpo
fluídico, a que ele chamou
de corpo espiritual. (Cf. 1
Coríntios, 15:44.)
Há assim três elementos
essenciais no homem:
1.° A alma ou Espírito,
princípio inteligente em que
residem o pensamento, a
vontade e o senso moral;
2.° O corpo,
invólucro material que põe o
Espírito em relação com o
mundo exterior;
3.° O perispírito,
invólucro fluídico, leve,
imponderável, que serve de
laço e de intermediário
entre a alma e o corpo.
A união da alma, do
perispírito e do corpo
material constitui o homem;
a alma e o perispírito
separados do corpo
constituem o ser chamado Espírito.
Em seguida às informações
acima, Kardec acrescentou
uma nota cujo teor ele já
havia publicado na Revista
Espírita. A nota diz o
seguinte:
A alma é assim um ser
simples; o Espírito um ser
duplo e o homem um ser
triplo. Seria mais exato
reservar a palavra alma para
designar o princípio
inteligente, e o
termo Espírito para
o ser semimaterial formado
desse princípio e do corpo
fluídico; mas, como não
se pode conceber o princípio
inteligente isolado da
matéria, nem o perispírito
sem ser animado pelo
princípio inteligente, as
palavras alma e Espírito são,
no uso, indiferentemente
empregadas uma pela outra;
é a figura que consiste em
tomar a parte pelo todo, do
mesmo modo por que se diz
que uma cidade é povoada de
tantas almas, uma vila
composta de tantas famílias;
filosoficamente, porém, é
essencial fazer-se a
diferença.” (O que é o
Espiritismo, cap. II.) [Negritamos.]
No tocante ao perispírito,
especialmente considerado,
lemos na principal obra
espírita as informações que
seguem:
93. O Espírito, propriamente
dito, nenhuma cobertura tem,
ou, como pretendem alguns,
está sempre envolto numa
substância qualquer? “Envolve-o
uma substância, vaporosa
para os teus olhos, mas
ainda bastante grosseira
para nós; assaz vaporosa,
entretanto, para poder
elevar-se na atmosfera e
transportar-se aonde
queira.” Envolvendo o gérmen
de um fruto, há o
perisperma; do mesmo modo,
uma substância que, por
comparação, se pode chamar
perispírito, serve de
envoltório ao Espírito
propriamente dito.
94. De onde tira o Espírito
o seu invólucro semimaterial? “Do
fluido universal de cada
globo, razão por que não é
idêntico em todos os mundos.
Passando de um mundo a
outro, o Espírito muda de
envoltório, como mudais de
roupa.”
a) Assim, quando os
Espíritos que habitam mundos
superiores vêm ao nosso
meio, tomam um perispírito
mais grosseiro? “É
necessário que se revistam
da vossa matéria, já o
dissemos.”
95. O invólucro semimaterial
do Espírito tem formas
determinadas e pode ser
perceptível? “Tem
a forma que o Espírito
queira. É assim que este vos
aparece algumas vezes, quer
em sonho, quer no estado de
vigília, e que pode tomar
forma visível, mesmo
palpável.” (O Livro dos
Espíritos, questões 93 a
95.)
Respondendo assim, de forma
objetiva, à pergunta do
leitor, esclarecemos que o
perispírito não
é parte da
alma, ou Espírito, mas sim
um invólucro,
umrevestimento de
natureza fluídica, de que a
alma, ou Espírito, necessita
para atuar no meio onde se
encontre, estando ou não
entre nós, como um ser
reencarnado, ou no plano
espiritual, como um ser
desencarnado.
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