Brasil
por Giovana Campos

Ano 11 - N° 523 - 2 de Julho de 2017

 

 

Mais de 2.00O pessoas fazem do MEDNESP um sucesso


O Riocentro, situado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), foi palco do MEDNESP 2017, maior evento de medicina e espiritualidade do mundo, entre os dias 14 e 17 de junho. O congresso bienal da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) teve como tema central "Ciência, Saúde e Espiritualidade: Construindo Práticas e Desenvolvendo Saberes" e contou com um público superior a 2.000 pessoas.

Esta edição foi a primeira realizada no Rio de Janeiro e já é considerada a maior em participantes, pois contou com mais de 120 expositores, divididos em seis auditórios. Sob a proteção de Deus, do patrono Dr. Adolfo Bezerra de Menezes e de sua fundadora, Dra. Marlene Nobre, as energias vibracionais de amor, harmonia e conhecimento permearam todos os momentos e propiciaram aos presentes um grande banquete espiritual de informações doutrinárias e médicas, à luz da Doutrina Espírita.

Dentre as abordagens foram discutidos os avanços na área de saúde e espiritualidade a partir de suas práticas, através de conferências e mesas-redondas que abordaram a psicologia transpessoal de Joanna de Ângelis, homeopatia, prevenção do suicídio, dependência química e cuidados paliativos, e um seminário voltado para os acadêmicos, cujo grupo de estudantes totalizava 160 pessoas, o maior de todos os MEDNESPs.

Divaldo Pereira Franco fez a conferência inicial – Com o casal Nelson Tavares e Jéssica de Sena como mestres de cerimônia formou-se a mesa de abertura com a presença de representantes da Federação Espírita Brasileira (FEB), da AME-Brasil, da AME Internacional, da AME Carioca e CREMERJ, e todos de pé ouviram a execução do Hino Nacional. A sublime apresentação musical de Anatasha Meckenna emocionou a todos e preparou a ambiência para a esperada conferência de abertura pelo orador Divaldo Pereira Franco.

Divaldo abordou a ciência e a religião ao longo dos séculos. Com a conquista da inteligência humana, era necessário que a ciência se libertasse da intolerância religiosa. E é nesse período que é proposto que a investigação científica fosse separada da tradição religiosa. Uma filosofia superficial leva o pensamento do homem para o materialismo. Uma filosofia profunda leva-o à verdadeira religião. Era necessário que a ciência partisse para o campo da investigação. Desta maneira, congressos como o MEDNESP – afirmou Divaldo – são  uma das mais belas demonstrações do apoio da ciência nova à velha religião, agora desmistificada. E que nós possamos comandar a nossa vida, como asseverava Einstein por volta de 1905, ao apresentar a Teoria da Relatividade no tempo e no espaço. Vivemos em um universo de ondas, de mentes, de vibrações de pensamentos, como  Emmanuel afirmou oportunamente.

Renomados pesquisadores se fizeram presentes – Realizou-se também, paralelamente ao MEDNESP, o Seminário Internacional de Consciência, Saúde e Espiritualidade, que contou com a presença de renomados pesquisadores daqui e do exterior, como a psiquiatra Olfa Hélène Mandhouj (França), o psicólogo Chris Roe (Reino Unido), Dr. Giancarlo Lucchetti (UFJF), Dr. Mario Peres (UNIFESP) e Dr. Alexander Moreira Almeida (UFJF).

Durante o MEDNESP, ocorreu também a reunião administrativa da AME-Internacional, sendo eleitos para o próximo biênio (2017-2019): presidente: Dra. Sonia Doi (EUA); vice-presidente: Dr. Décio Iandoli Júnior (Brasil); 1º secretário: Dr. Fábio Villarraga (Colômbia); 2ª secretária; Dra. Maria Paula Costa e Silva (Portugal); tesoureira: Dra. Márcia Regina Colasante (Brasil).

Outra reunião ocorrida no dia 16 de junho foi a assembleia geral da AME-Brasil, ocasião em que a atual diretoria foi reeleita por unanimidade. Compõem a diretoria: presidente: Dr. Gilson Luis Roberto (RS); vice-presidente: Dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza (MG); 1º secretário: Dr. Jorge Cecílio Daher Júnior (GO); 2º secretário: Dr. Carlos Roberto Souza de Oliveira (PB); 1ª tesoureira: Dra. Márcia Regina Colasante (SP) e 2º tesoureiro: Dr. Paulo Rogério Dalla Colleta de Aguiar (RS).
 

Irvênia Prada, uma das palestrantes

O evento, em número de palestras, foi o maior já realizado – Prestou-se também, no evento, uma justa homenagem ao médico e escritor Dr. Jorge Andréa, desencarnado aos 100 anos na cidade do Rio de Janeiro, meses antes do evento.

Nas palavras do presidente Gilson Roberto “a ideia é manter o planejamento estratégico, com ênfase em ensino, pesquisa e assistência; ampliar nossa comunicação e organização e, acima de tudo, manter o legado que a Dra. Marlene Nobre nos deixou de realizar o trabalho, levar o paradigma médico-espírita para novos lugares e ampliar a nossa participação no meio acadêmico. Este é o nosso presente ao Dr. Bezerra e à Dra. Marlene”. 

Para o Dr. Luis Felipe Guimarães, presidente da AME-Carioca e organizador do MEDNESP no Rio de Janeiro: “este evento foi, é e será um marco na cidade do Rio de Janeiro, e é o maior MEDNESP já realizado em volumes de palestras; foram mais de 120. Profissionais da área de saúde e outras áreas totalizaram mais de que 2.000 pessoas, todas interessadas no tema ciência, saúde e espiritualidade”.

Ao final, foram recebidas psicografias, entre as quais uma linda mensagem do Dr. Bezerra de Menezes, patrono espiritual das AMEs e do evento.

O próximo MEDNESP será na cidade de Teresina-PI, em 2019, também do feriado de Corpus Christi.


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita