Em mensagem publicada na seção de Cartas desta edição, o
leitor Mauricio Monteiro de Oliveira (Fortaleza, CE)
escreveu-nos: “Continua ainda muito subjetiva para mim a
questão de princípio inteligente ou espiritual: é ou não
a mesma coisa?”
Os
autores, incluindo Allan Kardec, utilizam as expressões
princípio espiritual e princípio inteligente com o mesmo
sentido, conforme já foi dito nesta revista em mais de
uma oportunidade. Em uma delas, nesta mesma seção, na
edição 321, que os interessados podem ler clicando
neste link
Na obra da
codificação kardequiana fica evidente a opção pela
expressão princípio inteligente em O Livro dos
Espíritos e O Livro dos Médiuns, como
comprovam os textos abaixo:
“Que é o
espírito? – O princípio inteligente do Universo.” (L.E.,
questão 23.)
“Pois que
há dois elementos gerais no Universo: o elemento
inteligente e o elemento material, poder-se-á dizer que
os Espíritos são formados do elemento inteligente, como
os corpos inertes o são do elemento material? –
Evidentemente. Os Espíritos são a individualização do
princípio inteligente, como os corpos são a
individualização do princípio material. A época e o modo
por que essa formação se operou é que são
desconhecidos.” (L.E., questão 79.)
“Que
definição se pode dar dos Espíritos? – Pode dizer-se que
os Espíritos são os seres inteligentes da criação.
Povoam o Universo, fora do mundo material.” (L.E,
questão 76.)
“Donde
tiram os animais o princípio inteligente que constitui a
alma de natureza especial de que são dotados? – Do
elemento inteligente universal.” (L.E., questão 606.)
“Seja qual
for a ideia que dos Espíritos se faça, a crença neles
necessariamente se funda na existência de um princípio
inteligente fora da matéria.” (L.M., cap. I, item 1.)
“Numerosas
observações e fatos irrecusáveis, de que mais tarde
falaremos, levaram à consequência de que há no homem
três componentes: 1º, a alma, ou Espírito, princípio
inteligente, onde tem sua sede o senso moral; 2º, o
corpo, invólucro grosseiro, material, de que ele se
revestiu temporariamente, em cumprimento de certos
desígnios providenciais; 3º, o perispírito, envoltório
fluídico, semimaterial, que serve de ligação entre a
alma e o corpo.” (L.M., cap. I, item 54.)
"Depois da
morte do animal, o princípio inteligente que nele havia
se acha em estado latente e é logo utilizado, por certos
Espíritos incumbidos disso, para animar novos seres, em
os quais continua ele a obra de sua elaboração. Assim,
no mundo dos Espíritos, não há, errantes, Espíritos de
animais, porém unicamente Espíritos humanos." (L.M.,
cap. XXV, item 283, pergunta 36ª.)
Ocorre que
em sua última obra – A Gênese – o codificador do
Espiritismo preferiu a expressão princípio espiritual,
como podemos verificar no cap. IV, item 16, e no cap.
XI, itens 1 e 2. Chama-nos a atenção, nessa obra, o
trecho adiante reproduzido, em que Kardec utiliza
princípio espiritual com o mesmo sentido de princípio
inteligente mencionado em O Livro dos Espíritos:
“A
existência do princípio espiritual é um fato que, por
assim dizer, não precisa de demonstração, do mesmo modo
que o da existência do princípio material. E, de certa
forma, uma verdade axiomática. Ele se afirma pelos seus
efeitos, como a matéria pelos que lhe são próprios.” (A
Gênese, cap. XI, item 1.)
Contudo,
na Revue Spirite, em inúmeras passagens, Kardec
usa a expressão princípio inteligente como sinônimo de
alma, o que é possível verificar na Revue de 1861, pág.
242; na Revue de 1864, pp. 138 e 139; na Revue de 1865,
pág. 95, e na Revue de 1868, págs. 259 e 260, conferindo
à expressão princípio espiritual a ideia de elemento
espiritual, em oposição a elemento material.
Concluindo, entendemos que se trata de expressões
sinônimas, contudo seria mais prudente usar a expressão
princípio espiritual como elemento, em oposição a
princípio material, reservando a expressão princípio
inteligente para os casos em que queremos referir-nos à
parte imaterial individualizada presente nos seres vivos
e que sobrevive ao fenômeno da morte. No caso dos
animais e dos homens, a essa parte imaterial
individualizada o Espiritismo dá o nome de alma.