Apresentamos nesta edição mais cinco tópicos que fazem parte do texto intitulado “50 erros de português que você não pode mais cometer”, elaborado pelos professores Caco Penna, do CPV Educacional, Simone Motta, coordenadora de Português do Grupo Etapa, e Eduardo Calbucci, supervisor de Português do Anglo. O texto foi tornado público pelo jornal O Globo, versão digital, publicada no dia 30/8/2016.
A matéria será reproduzida nesta seção em dez etapas – com cinco tópicos em cada uma –, com o objetivo de dividir com nossos leitores as observações feitas pelos professores citados, a quem antecipadamente agradecemos.
Eis, na sequência, os cincos tópicos de hoje:
6. Das 9h às 18h (certo)/Das 9h as 18h (errado)
No caso de horas expressas, há crase quando a preposição "de" aparece combinada com artigo (de + as), mesmo que implícito como em "horário da prova: 8h às 11h". Sendo assim, o correto é "das 9h às 18h".
7. Mal/Mau
"Mal" é substantivo quando precedido de artigo, como em "o mal do mundo", e advérbio quando acompanha verbo ou adjetivo. Resumidamente, é o contrário de "bem".
"Mau" é adjetivo quando vem antes ou depois de substantivos, com os quais concorda. É o oposto de "bom".
8. Mas/Mais
"Mas" é conjunção adversativa e tem o mesmo valor de "porém", "contudo" ou "entretanto".
"Mais" é advérbio de intensidade ou conjunção aditiva, indicando adição ou acréscimo. É também o oposto de "menos".
9. Haver/A ver
"A confusão entre as expressões se dá porque a pronúncia é a mesma", explica o professor Eduardo Calbucci. "Haver" é verbo e significa "existir". "Ter a ver" é "ter ligação".
10. Traz/Trás/Atrás
Segundo a professora Simone Motta, é bem comum se deparar com trocas de letra entre as palavras - erroneamente 'trás' e 'atraz' - por conta da sonoridade semelhante entre elas.
Apesar disso, é fácil diferenciar: "traz" vem do verbo "trazer" (com Z, portanto); "trás" e "atrás" são advérbios e indicam posição ("ficará para trás", "atrás da porta"). |