Cinco-marias

por Eugênia Pickina

Amar e cuidar


Todas as crianças nascem no jardim da humanidade como se fossem uma flor. Nenhuma flor é igual a outra. Thich Nhat Hanh

 

Não há curso sobre amor. Se os adultos se comprometem a cuidar com atenção uns dos outros, as crianças crescem nesse ambiente arejado e, de modo natural, aprendem a amar, ao mesmo tempo nutrindo-se de alegria e paz.

Numa casa onde o amor habita, evita-se a competição e a comparação entre as crianças, buscando os adultos exemplificar no dia a dia o valor da colaboração aos pequenos, porque é isso que traz estabilidade e segurança.

Nenhuma criança é igual a outra. Quem educa uma criança precisa compreender que ela já apresenta, na etapa da infância, suas disposições para o futuro e, por isso, tão importante atendê-la, favorecendo com todo zelo o seu desenvolvimento.

A questão do pai, da mãe, de quem cuida, sempre alude ao tema do educador e, com isso, diz respeito a duas palavras preciosas que caracterizam o modo como uma criança se relaciona com o mundo nos primeiros anos: imitação e exemplo. Assim quando a criança pode imitar exemplos benevolentes, honestos, numa atmosfera de amor, ela tem tudo o que precisa para modelar positivamente seus hábitos e inclinações, abrindo-se gradativamente a uma visão inspiradora do que poderá realizar na vida.

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita