Entrevista
por André Ribeiro Ferreira

Ano 11 - N° 527 - 30 de Julho de 2017

“É necessário estudar a Codificação”

Nascido em Vila Tipi, distrito de Aurora (CE), Samuel Nunes Magalhães (foto) reside em Brasília (DF) desde janeiro de 2009. Com formação em Ciências Contábeis, durante mais de vinte anos foi professor, lecionando matemática, física, economia e contabilidade. Hoje é funcionário aposentado do Banco do Brasil. Espírita desde 1982, atualmente está vinculado à Federação Espírita Brasileira, em que colabora nos serviços de assistência social, reuniões mediúnicas, palestras públicas, área de memória e documentação, além de participar de entrevistas em programas da FEBTV. 
É autor dos livros Charles Richet, o apóstolo da Ciência e o Espiritismo (FEB/2007); Histórias da Vovó Amélia, contos infanto-juvenis (mediúnico) (IDE/2007); Anna Prado, a mulher que falava com os mortos (FEB/2012) e coautor do livro Bezerra de Menezes, fatos e documentos (Lachatre/2000), bem como do Anuário Histórico Espírita, Madras/2003; Anuário Histórico Espírita, Madras/2004 e o Anuário Histórico Espírita, EME/2006.
Quanto a instituições espíritas, fundou o Centro Espírita Francisco de Assis, Barro (CE), em 4 de outubro de 1987; o Grupo Espírita os Cireneus do Caminho, Fortaleza (CE), em 1995; o Centro de Documentação Espírita do Amazonas, Manaus (AM), em 2002, e o Centro de Documentação Espírita do Pernambuco, Recife (PE), em 2004, e, juntamente com a Federação Espírita Amazonense reorganizou o Grupo Espírita Amor e Caridade, em Parintins (AM), em 2004, casa fundada em 1907 e desativada no curso da terceira década do século passado.

Fale-nos sobre sua atuação espírita e sobre o escritor Samuel. E comente, por favor, sobre suas obras.

Logo que li as primeiras obras espíritas – O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos – comecei a colaborar com as tarefas da casa espírita à qual me achava vinculado, ainda no primeiro mês após o meu contato inicial com a Doutrina Espírita.  Desde então, sem interrupção, tenho permanecido ativo nas tarefas de estudo, da mediunidade, da assistência social, da difusão doutrinária, da administração e, depois, dos trabalhos relativos à memória do Espiritismo. Quanto ao trabalho de escritor, iniciei essas atividades em 1999, quando, com outros companheiros, pesquisamos sobre a vida do Dr. Bezerra de Menezes, escrevendo com eles o livro Bezerra de Menezes, fatos e documentos, publicado pela editora Lachatre, em 2000, comemorando o centenário de desencarnação do Médico dos Pobres.

Depois desse primeiro trabalho, para o qual fui convidado pelo companheiro Luciano Klein, historiógrafo e escritor, surgiram os trabalhos que escrevemos sobre a história do Espiritismo no Amazonas, Espiritismo no Pernambuco e os livros acerca da vida e obra de Charles Richet e Anna Prado.

O propósito com essas publicações tem sido, até agora, dar publicidade às nossas pesquisas em torno da História do Espiritismo, estimulando outros companheiros que desejem enveredar por esse caminho ainda tão pouco visitado pelos estudiosos espíritas.

O que motivou a publicação dos livros "Anna Prado, a mulher que falava com os mortos” e “Charles Richet, o apóstolo da Ciência e o Espiritismo”?

Ao pesquisarmos sobre a vida de Charles Richet, o que se deu quase que por acaso, ficamos entusiasmados com a grandeza dessa personalidade. Nobel de Medicina e Fisiologia, muito contribuiu para a comprovação dos fenômenos espíritas, mostrando-se profundamente altruísta, bondoso, um verdadeiro homem de bem. O Luciano Klein do Ceará, e o Eduardo Carvalho Monteiro de São Paulo, tomando conhecimento dos sucessos de nossas pesquisas, sugeriram que escrevêssemos sobre o grande cientista francês e pai da Metapsíquica.

Sobre o livro acerca da Anna Prado, quando estávamos no Amazonas tivemos a oportunidade de investigar a vida da grande médium de O Trabalho dos Mortos, escrito pelo Dr. Nogueira de Farias. Assim, debruçamos sobre essa pesquisa e a produção de textos da obra, o que nos consumiu oito anos, dada a dificuldade de encontrar referências biográficas sobre a médium, bem como, localizar fotos, documentos cartorários, como, por exemplo, as certidões de nascimento de seus filhos e as suas certidões de casamento e de óbito.

De modo que, nos dois casos, o que nos motivou na elaboração dessas obras foi a grande importância, a nosso ver, dessas duas personalidades, para a história do Espiritismo.

Qual a grande contribuição das obras para a Doutrina Espírita?

O resgate de parte da história do Espiritismo, importante para a compreensão da fenomenologia espírita e conhecimento das lutas de alguns daqueles que lhe foram pioneiros.

Que método foi utilizado e quanto tempo levou na elaboração literária?

Como são obras de cunho histórico-doutrinário, a primeira fase de suas construções foi a pesquisa histórica – lenta, custosa e demorada, pela escassez de fontes disponíveis e confiáveis – seguida da planificação das matérias recolhidas nas pesquisas e da elaboração dos textos, também demorada, quando desejamos oferecer a melhor redação que sejamos capazes de produzir.

A forma literária escolhida foi a romanceada, para tornar as obras mais atrativas, visto que muitas pessoas acham enfadonhos os livros biográficos. Explorando sempre outros aspectos: como conceitos doutrinários, questões da época em que esses eventos se deram, e, no caso do Richet, assuntos variados, já que o notável francês transitou em vários segmentos do conhecimento humano, desde a medicina à aviação, passando pela literatura e os movimentos pacifistas.

Foi influenciado pela prática de alguma instituição ou sua iniciativa foi particular?

Referente à pesquisa histórica, como já o dissemos, fomos influenciados pelos queridos amigos Luciano Klein e Eduardo Carvalho Monteiro. No que diz respeito à forma literária não fomos influenciados diretamente por ninguém, conscientemente, tendo, inclusive, ficado sob grande expectativa quando escrevemos o Charles Richet, o Apóstolo da Ciência e o Espiritismo, porque resolvemos adotar a forma romanceada, modelo não usual nos trabalhos biográficos e menos ainda nos trabalhos históricos. Mas, avaliamos, deu tudo certo. O livro foi bem aceito, o que nos incentivou a prosseguir nessa direção.

Como você vê a qualidade da literatura espírita no momento atual? 

Allan Kardec, quando indagado se devemos dar publicidade a tudo que venha dos Espíritos, afirma que publicar sem exame, ou sem correção, tudo quanto vem dessa fonte seria dar prova de pouco discernimento. (Allan Kardec, RE, nov/1959, FEB). Tomando como regra o pensamento do Codificador, entendemos que a literatura espírita deve em primeiro plano estar em perfeita consonância com os princípios básicos contidos nas obras básicas do Espiritismo; em segundo lugar, devemos primar pelos textos, obedientes à ortografia corrente, pelos estilos palatáveis, pela clareza de linguagem, e, também, quando o autor o possua com naturalidade, aos estilos elegantes, como Allan Kardec, Léon Denis, Emmanuel, Joanna de Ângelis.  

Dessa forma, temos boa e má literatura, restando aos espíritas o dever de buscar instrução nas obras da Codificação para ajuizar sobre o que é e o que não é Espiritismo, e enriquecerem-se  intelectualmente para saber identificar a boa literatura.

Dada a impropriedade de qualquer ovo Index Librorum Prohibitorum, temos apenas a lamentar a má literatura que se tem produzido em nome do Espiritismo, aguardando novos dias, quando o esclarecimento – doutrinário e literário – houver banido essas expressões que mais dificultam do que contribuem para difusão da Terceira Revelação.

Quais as principais dificuldades a superar?

Conscientizar os espíritas de que devem estudar para discernir, pois não podemos impedir que qualquer pessoa publique o que mais lhe convenha, mesmo que usando indevidamente o nome do Espiritismo.

Qual o papel dos escritores, dirigentes e líderes espíritas na melhoria e preservação da qualidade dos conteúdos literários espíritas?

Devemos lembrar que, se existem leitores às voltas com literatura de valor duvidoso ou literatura inteiramente divorciada dos princípios espíritas, devemos isso a escritores igualmente desinformados ou maldosos, a dirigentes e líderes que não avaliam ou não sabem avaliar aquilo que devem expor em suas livrarias e bibliotecas. De modo que aos dirigentes e líderes do movimento espírita cabe uma responsabilidade muito grande nesse sentido; mas é preciso que estudem para poder discernir e queiram discernir acertadamente, sem se deixar levar, como muitos, pela tola ideia de aumentar a assistência de suas casas e eventos.

O que, na sua percepção, precisa e pode melhorar na publicação de conteúdos espíritas?

Ainda uma vez insistimos: é necessário estudar a Codificação. Depois, assumir o firme compromisso com a divulgação do Espiritismo, privilegiando as boas obras, melhorando os estudos realizados nas instituições espíritas, deixando de publicar aquilo que não esteja inteiramente concorde com o ensino da Doutrina Espírita. Ouço muita gente dizer que os romances são um atrativo para as fileiras espíritas e uma sensível fonte de renda para as casas espíritas. Achamos isso um grande equívoco; o romance só é bom, quando atende ao que preconiza os ensinos da doutrina codificada por Allan Kardec, e, ademais, não podemos prescindir do estudo das obras de Léon Denis, Gabriel Delanne, Ernesto Bozzano, Carlos Imbassahy, Deolindo Amorim, Hermínio Miranda, Suely Schubert, entre outros, ou da obra psicografada de Chico Xavier, Divaldo Franco, Raul Teixeira, Yvonne Pereira...

Quais seus planos em relação ao futuro? Pretende continuar a escrever?

Continuamos empenhados na pesquisa histórica do Espiritismo, mas, também, com a área doutrinária espírita, dedicando largo tempo ao estudo do Cristianismo Primitivo – na sua pureza e historicidade – valendo-nos da extraordinária chave que os ensinos espíritas nos oferecem para uma mais ampla e acertada compreensão da Mensagem de Jesus.

Sua mensagem final aos nossos leitores.

Consideramos muito diminutas as nossas colaborações à Doutrina Espírita. Creio, contudo, que as obras escritas – livros e artigos – configurem como o melhor dos nossos esforços, ao lado das instituições e grupos que criamos ou ajudamos a criar, dinamizar ou reestruturar, considerando relevante, embora limitado, o trabalho na área da memória do Espiritismo.

Aos leitores da revista O Consolador, deixamos o nosso fraternal abraço, estimando progresso espiritual a todos, rogando, para nós e eles, as bênçãos de Mestre Jesus. 
 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita