Brasil
por Maria Helena P. de Oliveira Souza

Ano 11 - N° 527 - 30 de Julho de 2017

 

 

A obra de Chico Xavier foi o destaque da Semana Cultural de Londrina


A 2ª Semana Cultural Espírita realizada de 15 a 23 de julho no Centro Espírita Nosso Lar foi um sucesso, principalmente pelo tema abordado: “A psicografia de Chico Xavier como ponte para a construção do verdadeiro Mundo Cristão”.

O tema foi escolhido justamente para comemorar os cinquenta anos da passagem de Chico Xavier pelo Centro Espírita Nosso Lar, fato que se deu no final do ano de 1967.

Uma homenagem ao tão querido e respeitado Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, que nasceu em Pedro Leopoldo, pequena cidade do estado de Minas Gerais, no dia 2 de abril de 1910.

Os momentos de arte - Além das  palestras e das mesas-redondas, o evento contou com diversas apresentações artísticas, tais como

Paula Zamp, cantora profissional que faz shows por todo o Brasil com a Banda Santa Maria; a Oficina de Música do Nosso Lar, composta por jovens da mocidade espírita; Cristiano Santos, o músico que se revelou na CONMEL e executou três canções de sua autoria; o Teatro do DIJ Nosso Lar, composto pelos membros desse departamento; o Coral Hugo Gonçalves de Cambé; Matheus Vilela; Coral Espírita Nosso Lar; Sayuri Watanabe, Catarine Melo e Maria Ângela dos Santos; Coral SEAME; Canto e Coral; Isabela e Renato Panho; Grupo Bemcoral e Coral Dulce Gonçalves.

No sábado à noite, dia 22 de julho, a atração foi o Grupo Espírita de Dança Entre Vidas (GEDE/Araras), que apresentou a peça “O Chico em Francisco” e no domingo pela manhã apresentou-se novamente.

Já no domingo à tarde foi a vez do Coral Arapongas, que antecedeu o encerramento da Semana Cultural com a Mesa-Redonda “A síntese da obra de Chico Xavier”, mediada por Geraldo Saviani da Silva, presidente do Centro Espírita Nosso Lar.

Pode-se dizer que a 2ª Semana Cultural Espírita nos fez reviver grandes obras psicografadas por Chico Xavier e com isso contribuiu para refletirmos a respeito dos preceitos da Doutrina Espírita. Tendo sido enfatizada a série dos livros ditados por André Luiz, estudamos a mediunidade, a lei de ação e reação, a desencarnação, a obsessão e seus tratamentos, a reencarnação, a vida após a morte, bem como a importância da obra do nosso Chico Xavier para consolar e esclarecer cada um de nós.

As atividades doutrinárias - A seguir, os palestrantes que participaram da Semana Cultural e os temas que eles examinaram:

- Leonimer Melo: “Mecanismos da Mediunidade”

- Dorotéia Ziel: “Nosso Lar”

- Geraldo Saviani: “A obra de Chico Xavier e a paz”

- Marcelo Dias: “Os Mensageiros”

- Célia Xavier de Camargo: “A importância do trabalho da psicografia de Chico Xavier”

- Gisele Asturiano: “Obreiros da Vida Eterna”

- Júpiter Villoz Silveira: “A obra de Chico Xavier como prevenção ao uso de drogas”

- Rodrigo Spinosa: “No Mundo Maior”

- Ivone Csucsuly: “Libertação”

- Fábio Duran: “Ação e Reação”

- Carlos Augusto Perandréa:

“A comprovação científica da obra psicográfica de Chico Xavier”

- Antônio José Saviani: “Entre a Terra e o Céu”

- Jane Martins Vilela:

“E a Vida Continua”.

O grupo de jovens que compõem a Ala Jovem do Centro Espírita Nosso Lar também homenageou Chico Xavier montando a exposição “A sala do Parnaso” em comemoração aos 85 anos da publicação do livro “Parnaso de além-túmulo”, primeira obra psicografada pelo médium e alvo de inúmeras análises, tanto de críticos, quanto de literatos que observaram a presença das características estilísticas de cada autor presente nessa obra.

Vale, por fim, lembrar que o desejo de reler todas as obras que foram abordadas durante a II Semana Cultural Espírita deve ter-se manifestado na maioria dos presentes, afinal, a cada vez que retomamos uma leitura, descobrimos algo novo. 
 

Nota do autor: 

As fotos desta reportagem são também de autoria de Maria Helena P. de Oliveira Souza.


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita