Cartas

Ano 11 - N° 528 - 6 de Agosto de 2017

De: R.O. (Rio Grande, RS)

Terça-feira, 1º de agosto de 2017 às 21:37:09

Olá, eu sofro de depressão, luta interior. Eu me trato, mas tenho dificuldade, gostaria de ajuda espírita, como eu faço?

R.O.


Resposta do Editor:


Ocultamos por motivos óbvios o nome do leitor, a quem esclarecemos que é importante primeiro ter certeza de que seu mal é realmente decorrente da depressão. Para isso, é indispensável recorrer a um profissional da área médica e, se confirmado o diagnóstico, submeter-se ao tratamento estipulado pelo especialista.

No tocante à ajuda espírita – passes, orações, água fluidificada e outros recursos utilizados na Casa Espírita – sugerimos ao leitor que procure um dos centros espíritas existentes em sua cidade. Os endereços, caso os ignore, podem ser obtidos mediante consulta ao website da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. Eis o link: FERGS

 

De: Marconi Miranda (Juiz de Fora, MG)

Quinta-feira, 27 de julho de 2017 às 09:31:50

A Doutrina Espírita nos elucida sobre o que é caridade através da sigla BIP a qual entendo e concordo perfeitamente. A minha dúvida, no entanto, é na questão de ajudar as pessoas, até que ponto a nossa ajuda não estará interferindo no processo reencarnatório do outro, como saberemos?

Marconi


Resposta do Editor
:


A dúvida levantada pelo leitor é objeto da seção O Espiritismo responde publicada nesta mesma edição. Para ler o texto ali publicado, clique aqui

 

De: Iara Maria Moura de Souza Faccini (Rio de Janeiro, RJ)

Quarta-feira, 2 de agosto de 2017 às 00:38:59

Boa noite, Deus os abençoe! Gostaria, se possível, uma informação: precisaria saber se na Itália, na cidade de Ravena, teria algum Centro Kardecista, como também na França, na cidade de Montpellier, pois gostaria, se possível, que meu Filho e minha Nora tivessem essa Luz, essa bússola, a orientá-los quando estivessem lá. Pois, procurei saber pela internet, e não consegui encontrar, nenhum próximo, ou nestas Cidades. Desde já agradeço, e rogo a Deus, que os ilumine sempre!

Abraço fraterno,

Iara Maria Moura de Souza Faccini


Resposta do Editor
:


Não dispomos da informação solicitada pela leitora, a quem sugerimos consultar os websites das federativas espíritas da Itália e da França.

Para acessá-los, clique nos links abaixo indicados:

Itália - federativa italiana

França - federativa francesa

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)

Terça-feira, 1º de agosto de 2017 às 11:46

Assunto: Cartas de Kardec para sua esposa Amélie

Caro(a),

No Facebook do site APRENDIZADO ESPIRITA NET, postamos o seguinte:

CARTA SOBRE O CASAMENTO DE KARDEC-AMÉLIE:

https://goo.gl/TUENTU

CARTA DE KARDEC PARA AMÉLIEE, 1861

http://www.mundoespirita.com.br/?materia=carta-inedita-no-brasil-de-allan-kardec-a-amelie-gabrielle-boudet-em-1861

Carta inédita, no Brasil, de Allan Kardec a Amélie ...

www.mundoespirita.com.br

Carta inédita, no Brasil, de Allan Kardec a Amélie-Gabrielle Boudet em 1861 agosto/2015 - Por Enrique Eliseo Baldovino

ACGuimarães

 

De: Martha Rios Guimarães (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 28 de julho de 2017 às 12:03

Assunto: 15ª FEICULTE celebra os 160 anos d´O Livro dos Espíritos

Caros companheiros,

A USE Distrital Vila Maria realizará, em 7 de outubro de 2017, a 15ª FEICULTE – Feira Cultural Espírita, com atrações culturais variadas e o tema central “Livros mudam pessoas, pessoas mudam o mundo” – uma homenagem aos 160 anos de O Livro dos Espíritos, obra que inaugurou o Espiritismo e transforma pessoas há 16 décadas!

O evento ocorrerá na Biblioteca Pública Álvares de Azevedo (alto de Vila Maria, zona norte de SP) e por estar em um espaço público possibilita que pessoas não espíritas participem e acabem por conhecer o Espiritismo, mesmo que minimamente. Teremos, como sempre, uma programação variada e de qualidade com palestras, oficinas de história em quadrinhos, ações de incentivo à leitura, música clássica e popular (com músicos formados e atuantes no cenário artístico paulistano), game sobre “O Livro dos Espíritos”, feira de livros da Codificação e livros lidos, alimentação, vídeos sobre importância da leitura.

Envio anexo release com informações mais detalhadas sobre o evento, solicitando a divulgação, se possível.

Desde já agradeço a atenção.

Martha Rios Guimarães

Diretora de Comunicação da USE Vila Maria 

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)

Quinta-feira, 27 de julho de 2017 às 07:23

Assunto: Primeiras impressões post mortem - II

Diante do quadro, à primeira vista de horror, até quando iriam esses momentos de loucura? Para responder, vamos observar outra impressão post mortem que André Luiz nos relata no livro: “Obreiros da Vida Eterna”, pela mediunidade de Chico Xavier. O trabalhador que o nosso narrador do além conheceu no cemitério pediu que observasse um senhor desencarnado de cócoras sobre a própria sepultura. Vejamos: “Ai, meu Deus! – dizia – quem me guardará o dinheiro? Quem me guardará o dinheiro?”. Este exemplo aqui analisado é para aqueles que pensam que dinheiro é tudo no mundo dos vivos. Não sabem que a dor maior será quando acordarem no Além-Túmulo e ver que a ilusão que alimentava ali na sepultura se extinguia.

André, a princípio, tentou auxiliar aquele senhor, mas foi orientado que nada iria, no momento, socorrê-lo: “Não ouve. A mente dele está cheia das imagens de moedas, letras, cédulas e cifrões”. A visão desses que assim alimentaram a sua passagem no mundo frente à riqueza mal utilizada, deixarão muitos assim, perdidos nas moedas que não souberam administrar. E o muito que tinham transformou-se em nada em que a realidade é presença eficaz nestes momentos.

O novo pupilo analisava cada palavra dita do trabalhador que tinha naquele lugar seu ofício de socorro quando assim era possível. Vejamos outra citação: “Vai demorar-se bastante na presente situação e, como vê, não podemos em sã consciência facilitar-lhe a retirada, porque iria castigar os herdeiros e zurzi-los diariamente”. Embora a situação aqui possa acontecer, devemos convir que em muitas ocasiões espíritos nessas situações se desprendem do corpo em decomposição e vão para os seus lares tirarem satisfações com os parentes que são encontrados, muitos deles usando o dinheiro do falecido com festas extravagantes e sem que nada possa fazer, a não ser gritar, gritar e gritar...

Para complementar o aprendizado, André ouviu do servidor otimista: “Estamos diante de infelizes, aos quais não falecem proteção e esperança, porquanto outros existem tão acentuadamente furiosos e perversos que, do fundo escuro do sepulcro, se precipitam nos tenebrosos despenhadeiros das esferas subcostais...”. Como podemos analisar aqui, as primeiras impressões da morte vai depender muito do estado religioso de cada um. Daqueles que procuraram conhecer um pouco de si mesmo diante da jornada evolutiva que conta pontos tanto para aqueles que praticaram o bem quanto para aqueles outros que aderiram às fanfarras do mal.

Quem dera se as religiões criadas pelos homens no mundo pudessem preparar melhor seus fieis, embora devessem considerar que a educação familiar também contará pontos para que essa trajetória na carne seja com mais vitórias e menos derrotas.

É... Não é tão fácil a vida de um morto, ainda que, vivo, não acha Leitor Amigo?

Aécio César

 

De: Dirigente Espírita Newsletter (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 31 de julho de 2017 às 15:53

Assunto: 13° Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo

Realiza-se nos dias 26 e 27 de agosto, na sede da USE Estadual de São Paulo, o 13° Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo. O evento já se consolidou no calendário anual, tanto para os pesquisadores que têm oportunidade de apresentar os seus estudos, antes submetidos e aprovados pela comissão organizadora, como para o público que se identifica com essa oportunidade rara no meio espírita, que valoriza o olhar da ciência sobre as temáticas espíritas. O evento é aberto ao público, mas requer inscrição. O tema central deste ano será: "Prece e Curas Espirituais".

Além de contar com apresentações e discussões de trabalhos inéditos de pesquisa sobre a temática espírita, o evento tradicionalmente também é um polo fomentador de estudo e desenvolvimento do aspecto científico do Espiritismo.

Um dos diferenciais do ENLIHPE é o seu formato, o qual incentiva a formação de redes de pesquisa e promove a aproximação de estudiosos de diferentes áreas do conhecimento. Os assuntos abordados, após apresentação pelos autores dos trabalhos, contam também com a interação dos participantes em forma de perguntas e respostas.

Os trabalhos podem ser submetidos em qualquer área do conhecimento, desde que relacionado à temática espírita, em forma de artigo científico, e a avaliação é efetuada utilizando-se o sistema Double Blind Review, no qual o trabalho é avaliado anonimamente por dois membros da Comissão Científica do encontro.

A rede de pesquisadores é virtual e foi criada em 2000 pelo pesquisador Eduardo Carvalho Monteiro, que desencarnou em 2005. Seu objetivo é aproximar estudiosos do Espiritismo, dentro ou fora do movimento espírita, para intercâmbio de informações e preservação da memória.

Inscrições (R$ 40,00): (11) 2950–6554 e use@usesp.org.br

Local: União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE-SP (Próximo à estação Santana do Metrô) Rua Dr. Gabriel Piza, 433 CEP: 02036-011 São Paulo/SP

Para saber mais sobre o evento acesse www.lihpe.net

Editor do Dirigente Espírita Newsletter

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita