Cartas

Ano 11 - N° 531 - 27 de Agosto de 2017

De: Cloves Junior (Guarani, MG)

Quinta-feira, 17 de agosto de 2017 às 14:34:28

Paz e luz a todos...Eu gostaria de um texto à luz da doutrina explicando a seguinte questão:

Dado que existe uma preparação espiritual para que um espírito reencarne, como explicar uma gravidez proveniente de estupro ou até mesmo de um caso extraconjugal que possa ter acontecido uma única vez?

Muito obrigado, desde já!

Atenciosamente,

Cloves Jr


Resposta do Editor:

A questão formulada pelo leitor foi examinada nesta revista em duas oportunidades, ou seja, nas edições 182 e 292, seção O Espiritismo responde. Nelas são transcritos textos diversos que satisfarão com certeza à expectativa do leitor.

Eis os links:

edição 182 - clique aqui

edição 292 - clique e leia 

 

De: Cricia Maria (Goiânia, GO)

Domingo, 20 de agosto de 2017 às 09:58:28

Bom dia, amigos, muita paz!

Sabemos que na Doutrina Espírita não existem rituais, mas tenho visto, ultimamente, casamentos de forma quase católica, com aquela entrada linda da noiva e padrinhos, e também um culto pra desencarnado, seja 1 semana após seu desencarne ou 1 mês. No convite feito, colocam: culto de vibração para fulano ou culto de irradiação. Não seria a mesma coisa que uma missa de 7º dia, só mudando a nomenclatura? onde está dentro das obras básicas esse tipo de celebração? Penso que é necessário sim orar pelos que partiram, mas não poderia ser feito num trabalho mediúnico por exemplo? Mas marcar um dia de culto específico pra esse tipo de celebração, não estamos seguindo rituais externos?

Desde já agradeço a atenção.

Cricia Maria


Resposta do Editor
:

Concordamos com a leitora. As práticas citadas constituem uma espécie de sincretismo sem nenhum amparo nas obras fundamentais e complementares da doutrina espírita.

 

De: Gislene Caetano (Patos de Minas, MG)

Sexta-feira, 18 de agosto de 2017 às 21:19:57

Qual é a visão do Espiritismo em relação ao folclore. Gostaria do retorno com urgência.

Obrigada.

Gislene


Resposta do Editor
:

O tema foge ao objeto do Espiritismo e, por isso, pelo que sabemos, não há nas obras fundamentais do Espiritismo nenhuma referência ao assunto.

 

De: Ilda Maria de Sá (Santo Ângelo, RS)

Terça-feira, 22 de agosto de 2017 às 23:31:53

Assunto: Especial 311 - Isabel, a princesa que amou o Brasil

Me emociona muito saber da grandeza desta mulher. Bendito nosso Senhor e o Mestre Jesus que conduziram as mãos desta Princesa, para soltar os grilhões da escravidão através da caneta.

Ilda Maria

 

De: Ricardo Baesso de Oliveira (Juiz de Fora, MG)

Sábado, 19 de agosto de 2017 às 20:00:20

Assunto: Os desertores de Kardec.

A respeito o texto os Desertores de Kardec, evocado por Antônio Carlos Guimarães na última edição, lembro-me de ter assistido a uma palestra de Arnaldo Rocha, proferida na União Espírita Mineira, em que Arnaldo relatou o fato de Chico Xavier acreditar ser a reencarnação da senhorita Japhet e do fato relatado por Aksakof, trazendo para atual reencarnação uma profunda dívida para com Kardec, que ele procurava saldar através de seu cotidiano trabalho mediúnico.

Ricardo Baesso

 

De: José Francisco Alves Bezerra (Curitiba, PR)

Terça-feira, 22 de agosto de 2017 às 14:44:24

Há pouco tempo comecei a acompanhar pela internet o Espiritismo nos EEUU. Gostaria de saber o nome do presidente do Cons. Esp. dos EEUUU, pois desejo fazer um contato com ele.

José Francisco


Resposta do Editor
:

Não temos a informação solicitada pelo leitor, que a poderá obter acessando o website da federativa espírita dos Estados Unidos. Para acessá-lo, clique aqui 

 

De: D. G. (Penápolis, SP)

Terça-feira, 22 de agosto de 2017 às 22:36:01

Achei muito interessante as matérias publicadas nesta revista, pois estou numa difícil aceitação de mim mesmo e sinceramente isso faz com que eu não goste nem um pouco de viver e também gostaria de saber se a revista chega em nossas casas e, se tem assinatura, qual o preço.

D. G.


Resposta do Editor:

Por motivos óbvios, ocultamos o nome do leitor, a quem informamos que esta revista não adota o sistema de assinatura e é de livre acesso. Para lê-la, basta acessar nosso site, sem necessidade de cadastro, de senha e sem custo algum. 

 

De: Luís Carlos P. Nascimento (Rio de Janeiro, RJ)

Domingo, 20 de agosto de 2017 às 11:43

Assunto: O Espiritismo responde

Uma pessoa levantou em nosso grupo de estudos a seguinte questão: diante das vicissitudes e aflições que podem nos atingir, que valor tem a oração, ainda que sincera e fervorosa?

Os companheiros dessa revista podem elucidar a questão proposta?

Agradeço desde já a atenção dada a esta solicitação.

Luís Carlos 


Resposta do Editor
:

A questão formulada na mensagem acima é o tema da seção O Espiritismo responde publicada nesta edição. Para acessar a matéria, clique neste link

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)

Sexta-feira, 18 de agosto de 2017 às 07:23

Caros amigos,

Uma boa dica para quem escreve é criar, no grupo de Favoritos da internet, um conjunto de ferramentas eletrônicas de redação.

Eis uma sugestão: clique aqui

Antônio Carlos Guimarães

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita