Estudo das Obras
de Allan Kardec

por Astolfo O. de Oliveira Filho

 

Revue Spirite de 1861

Parte 6
 

Damos prosseguimento nesta edição ao estudo da Revue Spirite de 1861, mensário de divulgação espírita fundado e dirigido por Allan Kardec. Este estudo é baseado na tradução para o idioma português efetuada por Júlio Abreu Filho e publicada pela EDICEL. As respostas às questões propostas estão no final do texto sugerido para leitura. 


Questões para debate


A. Como definir a prece?

B. Os Espíritos puros têm asas?

C. Que é o perispírito?


Texto para leitura


92. Comentando carta recebida de Roustaing, Kardec considera-o espírita sério e elogia a declaração com que Roustaing fechou sua carta: “Eu me honro de ser altamente e publicamente Espírita”. (PP. 182 e 183)

93. A Revue transcreve um poema intitulado “A Prece”, de autoria do Espírito de Joly, que define a prece como “um impulso de amor, de fluídico ardor que se escapa da alma e se eleva ao Senhor”. (PP. 184 e 185)

94. “Orar não muda em nada a lei do Pai Eterno”, diz Joly, “mas o coração paterno derrama o seu influxo no que o implora”. Kardec comenta afirmando que, certamente, Deus não derroga suas leis a pedido nosso, mas a prece age, principalmente, sobre aquele que é seu objeto, inspirando-o ao arrependimento e ao desejo de reparar seus erros. (PP. 185 e 186)

95. Comentando o caso do Marquês de Saint-Paul, que antes de morrer teve a revelação do mundo que ia habitar, Kardec diz que o fenômeno do antecipado desprendimento da alma é muito frequente: antes de morrer, muitas pessoas entreveem o mundo dos Espíritos, suavizando assim, pela esperança, o pesar de deixar a vida terrena. (P. 187)

96. Nos seus últimos momentos, o Marquês, estando com sede, dizia: “Ele tem sede”, reportando-se ao corpo físico, que ele distinguia nitidamente do “eu” pensante, que está no Espírito. (P. 188)

97. Evocado por Kardec, ele declarou estar num estado transitório, em que as virtudes humanas adquirem seu verdadeiro preço. Seu estado era mil vezes preferível ao da encarnação terrena, mas sua alma só seria saciada quando pudesse voar aos pés do Criador, nosso Pai. (P. 188)

98. Kardec evoca o célebre calculador e pastor Henri Mondeux, um homem iletrado que desde os dez anos se fez notar pela prodigiosa facilidade com que resolvia de cabeça as mais complicadas questões de Aritmética. (PP. 188 e 189)

99. Explicando sua missão, que foi espantar os matemáticos, Mondeux diz que seu Espírito foi preparado para ver os números que outros Espíritos lhe forneciam; ele não passava, pois, de um médium ao dar suas respostas. (P. 191)           

100. A Sra. Anais Gourdon, evocada a pedido do pai e do marido, diz ser feliz no mundo espiritual. “O céu não me causa terror – diz ela – e espero confiante e com amor que as asas brancas me cresçam.” Kardec, estranhando tais ideias, afirma que as asas dos anjos, arcanjos e serafins não passam de atributo imaginado pelos homens. (P. 192)

101. Os Espíritos puros podem, no entanto, aparecer aos homens com esse acessório, para responder ao seu pensamento, como outros Espíritos tomam a aparência que tinham na Terra para se tornarem conhecidos. (P. 192)

102. Kardec, ao noticiar a morte do Sr. Laferrière, diz que, se fosse feita uma estatística das causas que levam aos desarranjos do cérebro, se veria que o desespero responde, pelo menos, com 80% das ocorrências. (P. 194)

103. A imprensa noticiou que o Sr. Laferrière tinha sentimentos religiosos; contudo esses sentimentos não o impediram de sucumbir ao desespero, o que poderia ter sido prevenido caso ele tivesse ideias menos vagas sobre o futuro, como as que oferece o Espiritismo, que prova a inexistência real da morte. (P. 194)

104. O suicídio do Sr. Léon L..., 25 anos, empresário de ônibus, que não suportou a morte da esposa, causou viva impressão na região onde era muito estimado. Ele matou-se para ir unir-se à esposa, um equívoco que teria sido evitado, se Léon soubesse, pelo Espiritismo, a sorte dos suicidas. (P. 195)

105. Kardec cita um fato em que a comunicação do Espírito do esposo fez sua ex-mulher abandonar o propósito de vingar-se do médico, julgado por ela responsável, por imperícia, pela morte do primeiro. (PP. 195 e 196)

106. Erasto conclama os espíritas: “Ide e pregai a palavra divina”. (P. 197)

107. Na mesma mensagem, Erasto ensina como conhecer os espíritas que estão no bom caminho. (PP. 198 e 199)

108. Um Espírito afirma que o tédio não atinge quem vive pelo espírito e cujas faculdades tendem para um objetivo certo. O tédio, diz ele, não resulta senão do vazio da alma e da esterilidade do pensamento. (P. 199)

109. Lamennais diz que faltam às palavras cor e forma para exprimir o perispírito e sua natureza, mas uma coisa é certa: o perispírito é o envoltório fluídico material da alma. (P. 201)

110. O perispírito – diz Lamennais – é, para os Espíritos, o agente pelo qual eles se comunicam conosco, quer indiretamente, quer diretamente. (P. 202) (Continua no próximo número.)  


Respostas às questões


A. Como definir a prece?

Em um poema intitulado “A Prece”, Joly (Espírito) define a prece como “um impulso de amor, de fluídico ardor que se escapa da alma e se eleva ao Senhor”. “Orar não muda em nada a lei do Pai Eterno”, diz Joly, “mas o coração paterno derrama o seu influxo no que o implora.” Kardec comenta o assunto afirmando que, certamente, Deus não derroga suas leis a pedido nosso, mas a prece age, principalmente, sobre aquele que é seu objeto, inspirando-o ao arrependimento e ao desejo de reparar seus erros. (Revue Spirite de 1861, pp. 184 a 186.)

B. Os Espíritos puros têm asas?

Não. Comentando uma mensagem do Espírito de Anais Gourdon, evocada a pedido do pai e do marido, Kardec esclarece que as asas dos anjos, arcanjos e serafins não passam de atributo imaginado pelos homens. Os Espíritos puros podem, no entanto, aparecer aos homens com esse acessório, para responder ao seu pensamento, como outros Espíritos tomam a aparência que tinham na Terra para se tornarem conhecidos. (Obra citada, p. 192.

C. Que é o perispírito?

Lamennais diz que faltam às palavras cor e forma para exprimir o perispírito e sua natureza, mas uma coisa é certa: o perispírito é o envoltório fluídico material da alma. O perispírito é para os Espíritos, diz Lamennais, o agente pelo qual eles se comunicam conosco, quer indiretamente, quer diretamente. (Obra citada, pp. 201 e 202.)   


 

     
     

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 Revista Semanal de Divulgação Espírita