Brasil
por Giovana Campos

Ano 11 - N° 538 - 15 de Outubro de 2017

 

 

O Cérebro Triúno - A Serviço do Espírito


Foi lançado recentemente pela AME Brasil o livro “O Cérebro Triúno – A Serviço do Espírito”, de autoria de Décio Iandoli Júnior, Irvênia Luiza Santis Prada e Sérgio Lopes.

O livro aborda a concepção pioneira de um cérebro triúno(1), que interage com os três andares de nossa casa mental. Trata-se de uma obra de estudo que reúne os conhecimentos passados pelo espírito André Luiz , via mediunidade de Chico Xavier, até os achados mais recentes no campo cérebro-mente, que nos propicia elementos para o entendimento do paradigma médico-espírita.

Os três autores falam-nos um pouco mais sobre o livro na entrevista seguinte:

Qual o ideal de se escrever uma obra como O Cérebro Triúno?

Oferecer ao leitor, seja ele profissional da saúde ou leigo, um estudo cuidadoso das interessantes informações prestadas pelo mentor Calderaro a André Luiz, em seu livro No Mundo Maior (capítulos 3 e 4), lançado em 1947, comparando-as com dados correspondentes da literatura acadêmica atual. Nesse livro foi nosso objetivo, também, mostrar o pioneirismo de André Luiz ao nos trazer conhecimentos científicos que antecederam de décadas  aqueles adquiridos em pesquisas da ciência convencional, como aconteceu com verdadeiras revelações sobre a estrutura e funções da glândula pineal e o fato de que a inteligência atua sobre o citoplasma celular.

O livro está dividido em três partes – qual o foco de cada uma?

Na primeira parte, redigida pela Dra. Irvênia Prada, sob o enfoque neuroanatômico, foram identificadas as estruturas cerebrais que integram cada uma das três partes do cérebro, segundo Calderaro (cérebro inicial, região intermediária e lobos frontais) e correspondentes funções, relacionando-as com os três andares da nossa casa mental; na segunda parte, o Décio Iandoli Jr., sob a égide da Neurofisologia Transdimensional, discute conceitos sobre mente e consciência e ainda aborda aspectos relevantes da bioquímica cerebral, bem como da “assimetria” orgânica e funcional entre os dois hemisférios cerebrais; finalmente, na terceira parte Dr. Sérgio Lopes correlaciona as leis morais, conforme constam de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, com os três andares da casa mental e correspondentes segmentos cerebrais. O livro é de composição triúna, a autoria é triúna, mas a obra no seu conjunto foi impregnada pela intenção dos autores de prestar significativa homenagem à nossa querida líder e mentora Dra. Marlene Nobre.

Este livro é somente para profissionais de saúde? Quem pode usufruir das colocações lá encontradas?

Não, este livro tem como público-alvo todas as pessoas interessadas na busca do entendimento possível desse mistério que contempla a relação mente-cérebro, seja na visão espírita, seja na abordagem acadêmica. Em respeito ao leitor leigo, não pertencente à chamada área da saúde, tivemos o cuidado de colocar logo de início um capítulo com noções básicas de anatomia e de fisiologia do sistema nervoso central (encéfalo e medula espinal) do ser humano, para que isso lhe servisse de base ao entendimento do conteúdo dos capítulos seguintes.

O que ou quanto este livro contribui para a compreensão de saúde no novo milênio?

Tendo em mente que o objetivo da Doutrina Espírita é o aperfeiçoamento moral da Humanidade (O Livro dos Médiuns, item 303), que se fará pelo progresso intelectual (O Livro dos Espíritos, questão 780a), e ainda que “saúde é a perfeita harmonia da alma” (Emmanuel), os conhecimentos trabalhados neste livro, correlacionando dados da literatura espírita com informações de publicações acadêmicas, certamente poderão contribuir para a conquista de harmonia na relação mente-corpo em relação às pessoas dispostas à tarefa de sua contínua renovação.
 

 

(1) Triúno: como adjetivo, representa a união de três em um; formado por três unidades (ex.: cérebro triúno; deus triúno; ser triúno).


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita