Cartas

Ano 11 - N° 552 - 28 de Janeiro de 2018

De: José Kleber Leite Farias (Limoeiro do Norte, CE)

Domingo, 21 de janeiro de 2018 às 11:17:10

Assunto: Especial 353 - Por que a população da Terra aumenta se os Espíritos que vão e vêm são os mesmos?

Se Deus cria o espírito, por que acreditarmos na reencarnação, que é o dogma do Espiritismo?

José Kleber

 

Resposta do Editor:

Ninguém é obrigado a acreditar na reencarnação. Trata-se de uma lei a que todos estamos submetidos, e não uma crença particular inerente ao Espiritismo, que a apresenta como o instrumento que permite aos Espíritos – criados por Deus simples e ignorantes – chegar à meta para a qual fomos criados, ou seja, à perfeição.

O assunto foi explicado minuciosamente no Especial 353, citado pelo leitor. Não temos nada a acrescentar ao que ali foi dito.

 

De: Edson de Brito Meira (Nova Iguaçu, RJ)

Terça-feira, 23 de janeiro de 2018 às 11:32:27

Onde está escrito sobre o passe na codificação espírita?

Edson

 

Resposta do Editor:

Pergunta idêntica à contida na mensagem acima foi apresentada por um leitor e respondida na seção O Espiritismo responde publicada na edição 398, de 25 de janeiro de 2015. Para acessá-la, clique neste link

Outros textos que tratam do assunto podem ser colhidos pelo leitor na seção O Espiritismo responde das edições 415, 438, 455, 458 e 527. Acessando o link Edições anteriores, é bem fácil localizar e ver os textos citados.

 

De: Maria Sueli Santos Albano (Cajazeiras, PB)

Segunda-feira, 22 de janeiro de 2018 às 09:59:06

Gostaria de saber como enviar um material para análise e possível publicação.

Att,

Sueli

 

Resposta do Editor:

Artigos de nossos colaboradores devem ser enviados ao Diretor de Redação da revista, valendo-se deste e-mail: aoofilho@gmail.com

 

De: Karla Bicalho (Pedro Leopoldo, MG)

Quinta-feira, 18 de janeiro de 2018 às 16:38:53

Assunto: Uso de tablet em reunião mediúnica

Boa tarde!

Que a paz de nosso senhor Jesus Cristo esteja presente em vossas vidas inspirando e acalmando!

Atualmente temos a possibilidade de baixar os livros digitais em nossos tablets e estudá-los gratuitamente, o que facilita bem em termos de custo/benefício. Eu participo de reuniões mediúnicas de desobsessão que funcionam da seguinte maneira: 2 horas de reunião sendo que na primeira hora fazemos estudos de 1 livro espírita, 1 livro das obras básicas da codificação (atualmente O Céu e o Inferno) e o Evangelho segundo o Espiritismo. Em cada troca de livro faz-se as explanações onde todos contribuímos com nossos pontos de vista e tiramos dúvidas. Na 2ª hora do estudo faz-se o atendimento fraterno e espiritual aos desencarnados com contribuição dos médiuns. Vamos começar o estudo de um novo livro, o que se faz na primeira leitura e eu disse que não iria comprá-lo, iria baixá-lo no tablet e fazer o estudo por ele. Uma das colegas questionou se poderia ser feito isso, já que a espiritualidade tinha alertado sobre o uso de aparelhos celulares durante a reunião, algo sobre a energia vibracional e tal. Diante de uma quase polêmica onde alguns concordaram com o uso e outros não, a dirigente da reunião falou que era para pesquisarmos sobre o assunto se poderia ou não e o que a literatura diz atualmente. Já que em palestras se usam, porém não estamos em uma palestra mas em uma reunião espírita de tratamento. E aí? Poderia me ajudar nesta questão?

Karla

 

Resposta do Editor:

A questão proposta na mensagem acima é o tema tratado na seção O Espiritismo responde publicada nesta edição. Para acessá-la, clique aqui 

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)

Domingo, 21 de janeiro de 2018 às 09:08

Assunto: O Evangelho de Jesus em Espírito e Verdade - por Herculano Pires

Caro(a),

No Limiar do Amanhã ia ao ar aos sábados à noite e obteve sucesso imediato em São Paulo. A Rádio Mulher passou a reprisá-lo aos domingos, pela manhã. A Rádio Morada do Sol, de Araraquara e a Rádio Difusora Platinense, de Santo Antônio da Platina, no Paraná, retransmitiram-no, também, com expressiva audiência. O vigoroso programa prestou inestimável serviço à doutrina espírita durante três anos e meio. Herculano Pires, obviamente, jamais aceitou da Rádio Mulher qualquer espécie de remuneração. Todo programa era finalizado com a abertura do Evangelho ao acaso e leitura de um trecho, que era comentado pelo professor. Este livro contém a transcrição de 100 comentários feitos na Rádio, contando com a organização e apresentação de Célia M. Arribas.

Disponível no site da AMAZON - https://goo.gl/UkYgU4

Guimarães

 

De: Salomão J. Benchaya (Porto Alegre, RS)

Domingo, 21 de janeiro de 2018 às 16:27

Assunto: Jornal CCEPA OPINIÃO - edição dez/2017

Olá,

Estou compartilhando com você a última edição do jornal CCEPA OPINIÃO, publicado pelo Centro Cultural Espírita de Porto Alegre.

Um jornal porta-voz do segmento espírita laico e livre pensador, vinculado institucionalmente à CEPA-Associação Espírita Internacional

Caso v. aprecie o seu conteúdo, pedimos que o compartilhe com seus amigos.

V. também pode apoiar nosso projeto tornando-se assinante.

A assinatura anual custa R$ 50,00 e, junto com a primeira remessa pelo correio, v. receberá, como cortesia, dois livros editados pelo CCEPA: "O Pensamento Atual da CEPA" e "Da Religião Espírita ao Laicismo".

Pedidos para o e.mail ccepars@gmail.com

Para acessar a edição de Dezembro/2017, clique neste link: https://goo.gl/mcCBN2

Muito obrigado pela sua atenção!

Salomão Jacob Benchaya

Presidente do CCEPA

 

De: Júlia Nezu (São Paulo, SP)

Sábado, 20 de janeiro de 2018 às 02:40

Assunto: Seminário: 150 anos de A Gênese. O Resgate Histórico

Prezados amigos,

Saúde e paz! Deus nos abençoe!

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP), em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro, Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) e Site Autores Clássicos Espíritas, promoverá um Seminário com a pesquisadora Simoni Privato Goidanich sobre o seu livro “El legado de Allan Kardec”, lançado recentemente na Argentina, que trata das alterações ocorridas nas edições francesas do livro A Gênese, de Allan Kardec  e nessa oportunidade será lançado o livro na versão em português. Haverá um painel para a discussão do tema.

O evento será realizado no dia 4 (domingo) de março de 2018, das 8h30 às 13 horas, na sede da USE-SP, na rua Dr. Gabriel Piza, 433, em São Paulo-SP. As vagas são limitadas e há necessidade de inscrição prévia pelo site: www.usesp.org.br  Informações: use@usesp.org.br e 11 – 2950 6554. Evento gratuito. Inscrições no site da USE a partir do dia 22/1/2018.

Júlia Nezu

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)

Quinta-feira, 18 de janeiro de 2017 às 07:12

Assunto: A autolibertação

Alguém já pensou em desvencilhar-se dos liames da matéria física nos últimos momentos de vida no corpo físico sem a necessidade direta dos profissionais espirituais nessa área? Seria ótimo se cada um de nós pudesse, conscientemente, se libertar da morte despertando no mundo verdadeiro do espírito sem maiores entraves. Mas infelizmente uma grande porcentagem de espíritos não tem cacife até no momento, para tão delicada tarefa que exige exclusivamente do merecimento que ainda nos falta.

Mas o que veremos essa semana é o caso de Adelaide, servidora fiel de Jesus em todos os seus segmentos de fraternidade e de amor ao próximo. Depois que a diretora da Casa Transitória Fabiano conversou com os amigos encarnados de Adelaide que não a estavam deixando desencarnar como deveria, os seus laços ficaram mais frágeis, mais amenos possibilitando para ela o ensejo tão esperado.

É o que nos conta André Luiz no livro em estudos “Obreiros da Vida Eterna”, na psicografia do saudoso médium Chico Xavier. Vejamos algumas citações: “... rogou, ela, tímida, que fosse concedido o obséquio de tentar, ela própria, a sós, a desencarnação dos laços mais fortes, em esforço pessoal, espontâneo”. E foi atendida pela plêiade de espíritos que em seu lar se encontrava no momento do seu passamento, pois que ela tinha valores tão nobres que não foi difícil atender a solicitante.

André Luiz praticamente estava absorto ante esse acontecimento. Mas seu orientador veio ao encontro de suas dúvidas explicando: “... o serviço preliminar do desenlace, no plexo solar e mesmo no coração, pode, em vários casos, ser levado a efeito pelo próprio interessado quando haja conquistado o preciso treinamento com a vida espiritual...”. Aqui volto a lembrar ao Leitor Amigo de que não sabemos viver e nem mesmo conviver com o semelhante com espiritualidade, e, ainda mais, saber morrer, ou seja, as igrejas e templos não ensinam os valores que temos que treinar para que a nossa morte corra com mais consciência.

E para finalizar vejamos o que o instrutor fizera para que liquidasse de vez a vida no corpo de sua assistida nos dizeres de André Luiz: “Efetivamente, só no derradeiro minuto interveio Jerônimo para desatar o apêndice prateado”. Finalmente a serva fiel estava livre. Como podemos observar, o último laço a ser cortado de vez é o cordão de prata. Faz-se lembrar aqui que o renascimento na Terra também se faz cortando o cordão umbilical que o une o feto ao corpo materno. Interessante, não é mesmo? A vida renasce com a morte nos dois planos da vida. É o fenômeno ainda não compreendido por muitos cientistas, pesquisadores e religiosos quanto ao nosso lado espiritual. Quando o homem, enfim, declarar a jornada ininterrupta do espírito nas culminâncias luminosas das várias moradas da casa do Pai, esse mesmo homem reinará pleno de paz no coração e o Criador não mais enviará para esses mundos Seus Mensageiros da Luz, pois iluminados estarão seus habitantes.

Louvado seja Deus, não é mesmo, Leitor Amigo?

Aécio César          

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita