Cartas

Ano 11 - N° 554 - 11 de Fevereiro de 2018

De: Wellington T. (Belo Horizonte, MG)

Sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018 às 13:22:23

Em seu livro Conduta Espírita, André Luiz afirma ser um equívoco associar jogos de azar aos eventos espíritas, mesmo quando o objetivo seja a manutenção de obras sociais.

Procurei essa orientação no livro Conduta Espírita e não encontrei; pode me informar onde encontro?

Wellington

 

Resposta do Editor:

André Luiz refere-se ao assunto no cap. 11 – No templo – do livro citado, mas o texto é um pouco diferente do mencionado pelo leitor.

Eis a parte em que ele trata do tema:

“Nas reuniões doutrinárias, jamais angariar donativos por meio de coletas, peditórios ou vendas de tômbolas, à vista dos inconvenientes que apresentam, de vez que tais expedientes podem ser tomados à conta de pagamento por benefícios. A pureza da prática da Doutrina Espírita deve ser preservada a todo custo.”

 

De: Orion Gonçalves da Silva (Brasília, DF)

Sábado, 3 de fevereiro de 2018 às 14:54:31

Assunto: Sobre os efeitos do passe

Prezado Editor:

Continuo com minha dúvida antiga relatada na Carta datada de 11/11/2017, publicada na edição 543, de 19/11/2017, e preciso esclarecê-la.

Resumidamente, trata-se do seguinte: existe, ou não existe, a possibilidade de o assistido "passar mal durante o passe, em decorrência de prece muito longa, passe concentrado e congestionamento fluídico".

Gostaria de saber se isto realmente pode acontecer em Doutrina Espírita, uma vez que aprendi que "o passe espírita é simplesmente concentração, prece, doação e imposição de mãos".

Gostaria de saber também se os bons Espíritos que orientam o trabalho de passe permitem este congestionamento fluídico prejudicial ao assistido, uma vez que são eles que DIRIGEM, distribuem os fluidos, de acordo com as reais necessidades de cada assistido.

Solicito então seus valiosos esclarecimentos sobre o assunto à luz da Doutrina Espírita.

Atenciosamente,

Orion Gonçalves da Silva

 

Resposta do Editor:

A resposta à questão suscitada pelo leitor é o tema da seção O Espiritismo responde publicada nesta edição. Para acessá-la, clique aqui

 

De: Elizabeth Silva (Natal, RN)

Domingo, 4 de fevereiro de 2018 às 09:20:24

Caros,

Por favor, uma orientação: há espaço de divulgação de um curso on-line em sua revista?

Aguardo sua orientação, por gentileza.

Elizabeth

 

Resposta do Editor:

Sim. Divulgamos regularmente, com prazer e gratuitamente, os eventos espíritas em duas seções desta revista: no noticiário relativo ao movimento espírita brasileiro e na seção de Cartas. Basta que o interessado nos envie os dados pertinentes.

 

De: Flávio Vasconcellos (Conselheiro Lafaiete, MG)

Quinta-feira, 1º de fevereiro de 2018 às 14:58:40

Gostaria de saber se Kardec ou a FEB estipulou um prazo para o desenvolvimento mediúnico de um médium?

Flávio

 

Resposta do Editor:

Nem Kardec nem a FEB estipularam prazo para que o desenvolvimento mediúnico se dê, fato que depende da própria pessoa e da natureza de sua faculdade mediúnica, o que pode demandar mais ou menos tempo.

 

De: Admilson P. da Silva (Vila Velha, ES)

Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018 às 02:00:38

Gostaria da opinião de “O Consolador” sobre: As Cartas de Cristo e Textos Complementares psicografada por uma senhora na França e posteriormente traduzidas para o português. Grato.

Rogo à Consciência Divina Superior Amor, Paz e Sabedoria para todos...

Admilson

 

Resposta do Editor:

Não conhecemos a obra citada pelo leitor, motivo pelo qual não podemos atender à sua solicitação.

 

De: IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" (Mirassol, SP)

Quinta-feira, 1º de fevereiro de 2018 às 09:00

Amigos da lide espírita.

Em anexo, nosso Informativo Espírita Mensal, referente a Fevereiro/18, para nossas reflexões...

Pedimos repassá-lo aos seus contatos, atendendo sugestão do Espírito Emmanuel, para que façamos nossa parte na divulgação da Doutrina Espírita...

Abraços fraternos,

Sérgio Bernardi

IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec"

 

Resposta do Editor:

Agradecemos ao diretor do IEEAK pela gentileza da remessa do periódico e, aproveitando a oportunidade, cumprimentamos a todos que nele colaboram pela excelência da publicação e do seu conteúdo.

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Sábado, 3 de fevereiro de 2018 às 23:10

Olá, caros amigos.

Saudações Kardequianas...

Todo o mundo espírita do mundo espírita.. Está com os olhos no Brasil... A grande repercussão... Do seminário... Da Simoni... O legado de Kardec... Sendo que está ocorrendo manifestação em todo o brasil... E em todo mundo...  E as suas manifestações de apoio...

Estamos trazendo estas repercussões...  Que estão ocorrendo....

Vejam também a matéria do José Passini (Sobre a Mediunidade) + Ery (Documentário):

O Imortal - Jornal de Divulgação Espírita (Fevereiro de 2018)

Link: O Imortal

Revista Internacional do Espiritismo (RIE) (Fevereiro de 2018)

150 anos de a "Gênese" Importância e fidedignidade (César Perri)

Link: RIE fev

Sendo assim... Espalhem para os seus amigos... Este grande congresso que vai ocorrer...

Estou colocando a página que vai ser o link para a inscrição... Junto com o cartaz em anexo...

Link: Seminário

Cristo segue à frente...

Fiquem com Deus.

Wanderlei

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)

Quinta-feira, 1º de fevereiro de 2018 às 05:34

Assunto: Eleitos da Providência

Por que será que muitas pessoas pensam que, estando numa religião, já se tornaram eleitos de um Deus Misericordioso e Justo? O merecimento aqui é de essencial importância para todos nós porque será ele quem nos encaminhará a planos superiores ou para aqueles outros, onde as sombras da ignorância neles habitam.

Hoje, com a permissão dos Bons Espíritos, iniciaremos os comentários de mais um livro da lavra de Chico Xavier/André Luiz, intitulado “No Mundo Maior”, o quinto de uma série de dezesseis.

Nesse prefácio de Emmanuel, ele enfatiza bem algumas deficiências morais que desqualificam todo aquele que se acha eleito da Providência sem que para isso tenha feito algo que realmente o enquadre no rol de Espíritos portadores do dom de trabalhar sempre em prol dos menos favorecidos.

Vejamos algumas de suas citações: “A maioria constitui-se de menores de espírito, em luta pela outorga de títulos que lhes exaltem a personalidade”. Mais claro impossível, não é mesmo? Estamos na Terra, em um planeta ainda em grandes transformações fisiológicas, materiais, morais, espirituais, religiosos e familiares. E com todo esse arcabouço em jogo, ainda somos espíritos carentes de alguma virtude que venha enobrecer, um pouco, o nosso caráter. Já pensamos nisso?

É de se reconhecer que todos nós trazemos de existências passadas ou nos fazemos vítimas também na atual encarnação, de vícios que sempre estão a nos derrubar nos desfiladeiros da moral sem que nos atentemos mais para o tempo que ora perdemos com eles.

O pior é que estamos cientes de toda essa balbúrdia que atraímos para nós, mas mesmo assim para aparecer um tanto quanto diferente da sociedade e da família que nos cobram certo “valores”, deixamos levar impressionados por ilusões que somente atestam nossa quase total loucura.

Estando enraizados pelas vicissitudes que tanto alimentamos prazerosamente, será que somos realmente merecedores de lugares onde a razão e sentimento estão sempre juntos no coração de espíritos que já alcançaram um patamar de perfeição sentimental?

Vejamos outra citação: “... quase sempre se atribuem a indébita condição de “eleitos da Providência” e cristalizados em tal suposição, aplicam a justiça ao próximo sem se compenetrarem das próprias faltas...”.

Diante de tal realidade, como aguardar a presença em um mundo mais ditoso enquanto se julga insensato outros irmãos ao inferno escaldante? Muitos desses juízes da prepotência, com certeza já estão em pensamento nesses lugares em sombras, aguardando tão somente pela Grande Passagem para fazer parte, sim, das plêiades de espíritos que nesses lugares se encontram compenetrados ainda mais com a Justiça Divina.

Estou certo, Leitor Amigo? 

Aécio César

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita