Estudando as obras
de André Luiz

por Ana Moraes

Estude e Viva

(Parte 13)


Damos continuidade ao estudo sequencial do livro Estude e Viva, obra lançada pela FEB em 1965, focalizando nela de modo especial os textos de autoria de André Luiz. A obra citada foi psicografada, em parceria, pelos médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. 
 


Questões preliminares


A. Que observações André Luiz faz acerca da vida e da repercussão das coisas que fazemos?

Diz ele que a vida constitui encadeamento lógico de manifestações, e encontramos em toda parte a sucessão contínua de suas atividades, com influenciação recíproca entre todos os seres. Cada coisa e cada criatura procedem e dependem de outras coisas e de outras criaturas. (Estude e Viva, cap. 24: Respeite tudo.)

B. Há pessoas que só querem cumprir os deveres agradáveis. Que pensar disso?

Trata-se de um equívoco. Segundo André Luiz, é preciso cumprir também os deveres desagradáveis. Buscar apenas o nosso deleite é comodismo crônico. (Estude e Viva, cap. 25: Sentenças da vida.)

C. É importante a obediência à Lei que rege nossas vidas?

Sim. É necessário que prestigiemos a sabedoria da Lei, obedecendo-lhe. O auxílio espiritual – afirma André Luiz – não surge sem preço. (Estude e Viva, cap. 25: Sentenças da vida.)


Texto para leitura


224. Respeite tudo – Do cultivo da crença raciocinada, no santuário da inteligência, nascem os frutos substanciosos da certeza no porvir.(Estude e Viva, cap. 24: Respeite tudo.)

225. Da vontade de realizar o bem, surgem todos os empreendimentos duradouros no mundo. (Estude e Viva, cap. 24: Respeite tudo.)

226. Do esforço disciplinado e incessante, nenhuma construção pode prescindir para permanecer equiparada na sua atividade específica. (Estude e Viva, cap. 24: Respeite tudo.)

227. Dos sinais vivos e puros da fraternidade no próprio semblante ninguém pode fugir, se deseja alcançar a alegria real. (Estude e Viva, cap. 24: Respeite tudo.)

228. Da busca criteriosa do conhecimento promana a atualização e a competência do trabalhador.(Estude e Viva, cap. 24: Respeite tudo.)

229. Da utilização da hora presente, em movimento digno, decorrem a segurança e a tranquilidade merecida nas horas próximas.(Estude e Viva, cap. 24: Respeite tudo.)

230. Da hierarquia de valores, sustentada pelas Leis Eternas, alma alguma conseguirá esquivar-se.(Estude e Viva, cap. 24: Respeite tudo.)

231. Da fixação do mal no leito da estrada derivam-se todas as frustrações e todas as dores que perturbam a marcha do caminheiro.(Estude e Viva, cap. 24: Respeite tudo.)

232. A vida constitui encadeamento lógico de manifestações, e encontramos em toda parte a sucessão contínua de suas atividades, com influenciação recíproca entre todos os seres, salientando-se que cada coisa e cada criatura procedem e dependem de outras coisas e de outras criaturas.(Estude e Viva, cap. 24: Respeite tudo.)

233. Assim, respeite tudo, ame a todos e confie sempre na vitória do bem, para que você possa manter os padrões da verdadeira felicidade no campo íntimo, dentro do Campo Ilimitado da Evolução. (Estude e Viva, cap. 24: Respeite tudo.)

234. Sentenças da vida – Cumpra os deveres desagradáveis. Buscar apenas o nosso deleite é comodismo crônico. (Estude e Viva, cap. 25: Sentenças da vida.)

235. Vitalize os negócios com a fraternidade pura. O comércio não foge à ação da Providência Divina.(Estude e Viva, cap. 25: Sentenças da vida.)

236. Coloque o bem de todos acima do interesse partidário. A senda cristã nas atividades da vida será sempre “caridade”. (Estude e Viva, cap. 25: Sentenças da vida.)

237. Esqueça as narrativas que exaltem indiretamente o erro. A moral da história mal contada é sempre a invigilância. (Estude e Viva, cap. 25: Sentenças da vida.)

238. Liberte-se das frases de efeito. A palavra postiça sufoca o pensamento. (Estude e Viva, cap. 25: Sentenças da vida.)

239. Evite o divertimento nocivo ou claramente desnecessário. Os pés incautos encontram a queda imprevista. (Estude e Viva, cap. 25: Sentenças da vida.)

240. Resista à desonestidade. O critério do amor não se modifica.(Estude e Viva, cap. 25: Sentenças da vida.)

241. Valorize os empréstimos de Deus. Dar não significa abandonar.(Estude e Viva, cap. 25: Sentenças da vida.)

242. Prestigie a sabedoria da Lei, obedecendo-lhe. O auxílio espiritual não surge sem preço. (Estude e Viva, cap. 25: Sentenças da vida.) (Continua no próximo número.)


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita