Cartas

Ano 12 - N° 570 - 3 de Junho de 2018

De: Patricia Barbosa de Oliveira (Carpina, PE)

Segunda-feira, 28 de maio de 2018 às 22:38:51

Os espíritos obsessores podem programar sua reencarnação? como?

Patricia


Resposta do Editor
:

Pensamos que o processo reencarnatório obedece em todos os casos a um planejamento. Em alguns casos, com a palavra final do próprio espírito reencarnante; em outros, talvez em sua maioria, sem sua participação direta. Acreditamos que seja esse o caso aplicável aos espíritos que desejam retornar à vida corpórea com objetivos maléficos. O tema é focalizado com clareza por nosso colaborador Eurípedes Kühl no artigo intitulado “Cassação do livre-arbítrio: reencarnações compulsórias”, que a leitora pode acessar clicando neste link

 

De: Jorge N. (Batatais, SP)

Domingo, 27 de maio de 2018 às 21:39:15

Boa noite.

Sabem se há na obra Kardecista (Codificação e/ou Revista Espírita) esta passagem:

Um jovem ateu explica a Allan Kardec que, embora tentasse, "não conseguia acreditar na existência de um Deus". Essa dúvida é colocada para os guias espirituais da Sociedade Espírita que respondem que isso também configurava uma prova e das mais difíceis, pois se o jovem mantivesse um comportamento ético e moral, apesar de sua descrença, teria muito mais méritos, pois não contava receber "prêmios" em uma posterior vida pós-morte.

O texto, se existente, terá diferenças, pois o que escrevi acima, baseou-se na minha lembrança.

Infelizmente minhas pesquisas foram infrutíferas, pois lembro de ter lido, mas não anotei nem a obra e página. Muito esperto!

Agora fico na dúvida se eu "sonhei" com esse texto ou se o mesmo realmente existe.

Em existindo, poderia ser um indício que o nosso "robô natural (corpo + perispírito)" geraria também provas mentais (intelectuais)?

No aguardo de suas considerações.

Jorge


Resposta do Editor:

Não conseguimos localizar a obra em que Kardec trata do tema, mas é fora de dúvida que a prova da incredulidade é um fato real, mencionado pelos imortais, o que faz com que muitas pessoas tenham realmente dificuldade em ter fé, em cultivar uma crença de natureza religiosa. Se algum leitor puder colaborar, isso será ótimo.

 

De: Ronaldo da Silva Lopes (Laguna, SC)

Sexta-feira, 25 de maio de 2018 às 15:42:09

Numa casa espírita que possui disponível poucos ambientes para as atividades, é possível dividir o mesmo ambiente (sala), "em dias distintos", para atividades mediúnicas e sala de evangelização?

Ronaldo


Resposta do Editor
:

Não vemos nenhum inconveniente na providência mencionada pelo leitor. Aliás, é o que mais se vê nos centros espíritas: salas usadas na escolinha de evangelização em finais de semana e nas atividades mediúnicas à noite.

 

De: Silvio Aparecido Fonseca (Ilhéus, BA)

Sexta-feira, 25 de maio de 2018 às 09:13:17

Olá!

Por gentileza, podem me indicar um artigo ou outra bibliografia sobre questões espirituais envolvidas no atraso de fala de crianças?

Grato.

Silvio


Resposta do Editor
:

Infelizmente, não temos conhecimento de alguma publicação a respeito do assunto citado na mensagem acima. Caso algum leitor possa colaborar, desde já agradecemos.

 

De: Gilmar Rodrigues (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 30 de maio de 2018 às 11:40:57

Assunto: Problema técnico.

Bom dia.

Não é uma pergunta e sim um comentário.

Quando faço a leitura na página "Livros que recomendamos", ao chegar no final, aproveitando o botão para mudar para página seguinte "Cinco-marias", ele me redireciona para uma página de erro.

Gilmar


Resposta do Editor
:

Agradecemos a colaboração do leitor. De fato, ele tem razão, mas a falha, de ordem técnica, foi sanada.

 

De: Jorge N. (Batatais, SP)

Terça-feira, 29 de maio de 2018 às 20:59:23

Assunto: Filmes espiritualistas

Não encontrei esses filmes na lista de vocês:

Sole Survivor - clique aqui

Uma simples formalidade - clique neste link

Jorge


Resposta do Editor
:

Agradecemos a indicação feita pelo leitor.

 

De: Comissão Organizadora do 1º Encontro de Expositores Espíritas

(Região dos Lagos e Litorânea do RJ)

Quarta-feira, 30 de maio de 2018 à 01:21

Assunto: Encontro de Expositores Espíritas

Seu estudo foi muito bem feito, as anotações estão em ordem, a exposição vai ficar muito boa. Porém… Está na hora de criar uma apresentação visual para projetar no data show e você não tem a mínima ideia de como começar.

Pior ainda, não sabe como manter a palestra visualmente agradável até o fim sendo, ao mesmo tempo, claro e eficiente na comunicação. O que fazer?

Primeiramente nossa dica é: jamais use imagens e ilustrações com direitos autorais sem a permissão do autor! Sabemos que as leis de direitos autorais proíbem a reprodução e exibição de certas imagens sem prévia autorização ou citação da autoria.

Neste artigo preparamos 8 modelos de slides no PowerPoint indicados para diversas ocasiões, públicos e propósitos. Lembre que os modelos a seguir são apenas “templates”, ou seja, padrões que você deverá editar de acordo com seu objetivo.

Colocamos os links para baixar os arquivos, que são abertos e totalmente editáveis. Basta escolher o modelo mais adequado ao seu tema e seu público e adaptá-lo conforme a sua preferência.

Clique aqui  para ler as dicas na íntegra e baixar gratuitamente os modelos que preparamos. Bom proveito!

Aproveite e conheça o site oficial do I ENCONTRO DE EXPOSITORES ESPÍRITAS  - clique neste link - que ocorrerá dia 19 de agosto deste ano, abrangendo toda a Região dos Lagos e Litorânea do RJ.

Nos ajude a divulgar o evento com seus amigos espíritas. Curta e compartilhe nossa Fanpage no Facebook.

Comissão Organizadora

 

De: Airton Azevedo (Blumenau, SC)

Segunda-feira, 28 de maio de 2018 às 19:13:17

Assunto: Cirurgia de troca de sexo: o que pensam os espíritas

Que a paz do nosso mestre esteja com vocês. Li o Especial a respeito das operações para troca de sexo. É um assunto muito complexo, mas eu, na minha humildade, coloco o seguinte: o espirito é eterno e criado por Deus, sem ter sexo definido, já que isto se dá quando ainda estamos animalizados. Agora eu faço o seguinte questionamento: o Espírito encarna num corpo, do qual ele toma conhecimento no mundo espiritual, conforme menciona André Luiz quando ele é levado para um prédio e  ele entra em contato com um protótipo do corpo que será adotado por um espírito no momento de reencarnar. Também sabemos que o perispírito é moldado célula a célula, não é mesmo? Então, sou do entendimento que o espírito sabe, antes de reencarnar, que ele conhece o corpo que vai habitar, não é mesmo? Então, por que ele já não adota o corpo do qual ele usará na vida humana? Portanto acredito que ele já pode determinar, sem fazer operações, lá no lado espiritual, não deixando para resolver a mudança depois de reencarnar e, no meu ponto de vista, ele sofrerá as consequências do ato que praticará.

Um abraço.

Airton


Resposta do Editor:

O leitor tem razão nos argumentos que apresenta, o que reforça a ideia de que o tema é realmente complexo, tanto que Chico Xavier e Divaldo Franco têm posições diferentes dos outros autores citados no Especial da edição 569. Em verdade, só o tempo é que resolverá essa questão, lembrando que as opiniões de todas as pessoas mencionadas no artigo não passam de opiniões pessoais, que podem estar ou não corretas.

 


     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita