Cartas

Ano 12 - N° 571 - 10 de Junho de 2018

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 5 de junho de 2018 às 21:58

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens: eis o link

São mensagens como esta:

Universo inexplorado.

No ano de 2016, o telescópio espacial Hubble avistou o que foi considerada a galáxia mais distante comprovadamente observada por nós.

Uma viagem no tempo, quando o Universo tinha apenas quatrocentos e oitenta milhões de anos, segundo os cientistas.

O que mais surpreende é sua distância da Terra: mais de treze bilhões de anos-luz. Algo inimaginável para nossa compreensão atual. Porém, logo esse número será superado. Aposentando-se o Hubble, lançaremos novos telescópios, mais potentes, com tecnologias mais incríveis e veremos mais longe.

Notemos: em pouco tempo o homem saiu das cavernas e está observando galáxias distantes...

Suas conquistas exteriores são impressionantes, belas. Mas, percebemos que a ele falta realizar outra façanha, tão importante quanto essa, uma outra viagem desbravadora: a jornada para dentro de si mesmo.

O homem quer morar na lua, quer povoar outros planetas, mas não quer morar dentro de si mesmo. Por isso, foge de sua realidade através de diversos meios psicológicos trágicos.

Somos gênios em determinadas áreas, mas não sabemos viver em sociedade, não sabemos lidar com pequenas frustrações, não sabemos perder...

Somos virtuoses, talentos capazes de impressionar multidões com nossa técnica apurada, porém, não conseguimos manter um relacionamento simples com alguém.

Não conseguimos lidar com o outro ao nosso lado e nos isolamos.

Nossos filhos nascem sabendo muitas coisas. Lidam com as novas tecnologias com se tivessem feito cursos no mundo dos Espíritos antes de nascer.

No entanto, não sabem fazer amigos. Chegam à adolescência e criam para si avatares, identidades falsas e se isolam. Não conseguem lidar com o contato pessoal.

Os pequenos têm facilidades para idiomas, fazem proezas, aprendem a andar antes da hora, falam rapidamente. Contudo, carregam cargas de violência inexplicáveis dentro de seu íntimo.

Nossos ídolos, artistas, personalidades de renome, que nos chamam a atenção por serem tão especiais no que fazem, que parecem ter a vida perfeita, escondem, muitas vezes, a solidão, a tristeza e a falta de sentido existencial, que conduz alguns ao suicídio.

E nós, pais e mães, aprendemos a ser multitarefas; a lidar com várias coisas ao mesmo tempo; a ter o controle de tudo; a ter informação; a assistir duzentos canais na TV enquanto damos atenção aos filhos e nos alimentamos. Mas, a que custo? Por quanto tempo suportamos esse ritmo? Será que nos conhecemos o suficiente para responder?

Por vezes, concluímos que é hora de desacelerar nosso ritmo, reduzir atividades. No entanto, quase sempre, somente quando é tarde, quando a depressão se instalou, quando a ansiedade tomou conta ou quando alguma alteração biológica mais séria nos chama a atenção.

* * *

É hora de olhar para dentro, de conhecer nossas estrelas, nossas galáxias íntimas, de desbravar esse Universo tão inexplorado ainda.

A vida se torna insustentável sem esse conhecimento.

Tudo fará mais sentido quando buscarmos nossa essência, quando começarmos a entender quem somos, o que fazemos aqui e qual nosso objetivo maior.

Não nos deixemos levar pelas atribulações do mundo moderno e suas tantas distrações.

Somos maiores do que tudo isso. Somos mais do que as coisas materiais. Somos mais do que o tempo, do que o espaço. Somos Espíritos imortais.  (Redação do Momento Espírita)

Editor do Jornal Mundo Maior


Resposta do Editor
:

Na mensagem acima chamamos a atenção do leitor para esta frase: “É hora de olhar para dentro, de conhecer nossas estrelas, nossas galáxias íntimas, de desbravar esse Universo tão inexplorado ainda”. Conhece-te a ti mesmo, propõe-nos uma antiga lição, indispensável ao processo de transformação da criatura humana.

 

De: Maita Romariz (Maceió, AL)

Terça-feira, 5 de junho de 2018 às 09:12:56

Queria saber sobre encarnações completivas.

Maita


Resposta do Editor
:

A resposta à mensagem acima é o tema da seção O Espiritismo respondepublicada nesta edição. Para acessá-la, clique aqui

 

De: Sérgio Bernardi (Mirassol, SP)

Sexta-feira, 1º de junho de 2018 às 22:40

Assunto: Gazeta IEEAK

Aos amigos, amigas da lide espírita.

Em anexo, nosso Informativo Espírita Mensal, referente à JUN/18, para nossas reflexões quanto as nossas necessidades diárias de revisão de conceitos e ações.

Pedimos repassá-lo a todos os teus contatos.

Abraços fraternos,

Sérgio Bernardi, do IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec"

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Sábado, 2 de junho de 2018 às 22:10

Olá, caros amigos. Saudações Kardequianas!

No dia 26/05/2018 ocorreu um vasto evento na cidade de São Paulo/Capital... Trazendo sinergia dentro do Movimento Espírita Mundial... O Lançamento da 1ª edição da Gênese de Kardec, na qual os espíritas possam conhecer a obra em sua originalidade... VEJAM AS COMEMORAÇÕES NA PÁGINA DO SITE. Simoni Privato Goidanich, Paulo Henrique Figueiredo, Marcelo Henrique, Júlio Nogueira.
Lançamento de A Gênese de Allan Kardec - A 1ª Edição (FEAL) 
Link: https://goo.gl/vPHRx8
A luta segue.
Fiquem com Deus.
Wanderlei

 

De: Salomão J. Benchaya (Porto Alegre, RS)

Quinta-feira, 31 de maio de 2018 às 11:07

Assunto: Jornal CCEPA OPINIÃO - edição 262, de maio de 2018

Olá amigos,

Saiu a edição de maio/2018 do jornal CCEPA OPINIÃO, um porta-voz do segmento espírita laico e livre-pensador, publicado pelo Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, filiado à CEPA-Associação Espírita Internacional.

Há matérias neste número que, talvez, sejam do seu interesse.

Dê uma olhada em: https://goo.gl/VU1nVF

Se v. gostar e quiser apoiar nosso projeto, torne-se um assinante.

A assinatura anual custa R$-50,00 e, junto com a primeira remessa pelo correio, o assinante receberá, como cortesia, dois livros editados pelo CCEPA: "O Pensamento Atual da CEPA" e "Da Religião Espírita ao Laicismo".

Pedidos para o e.mail ccepars@gmail.com.

Muito obrigado pela sua atenção!

Salomão Jacob Benchaya

Presidente do CCEPA

 

De: Comissão Organizadora do 1º Encontro de Expositores Espíritas

(Região dos Lagos e Litorânea do RJ)

Segunda-feira, 4 de junho de 2018 às 12:26

Assunto: Encontro de Expositores Espíritas

Olá amigo de ideal!

Convidamos a você que é espírita a se tornar membro deste grupo no Facebook e ainda ajudar a aumentar o número de participantes.

Depois de se tornar membro, veja que há um botão no lado direito escrito ADICIONAR. Clicando nele você pode escolher qual amigo espírita pode chamar para entrar no grupo.

Cada vez que alguém fizer uma postagem todos serão avisados. Lembre-se que esse é nosso espaço gratuito para divulgação de palestras e eventos espíritas.

Entre lá agora:  https://goo.gl/Z8TMnW

Divulgue o seu evento também!

Muito obrigado por ajudar.

Comissão Organizadora

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)

Quinta-feira, 31 de maio de 2018 às 19:15

Assunto: Plano mental.

Você alguma vez já parou para pensar que existem comunidades de seres espirituais responsáveis pela manutenção do equilíbrio referente ao nosso plano mental? É o que veremos aqui segundo o que expressa André Luiz no livro em estudo: “No Mundo Maior”, na psicografia de Chico Xavier.

André Luiz narra a sua ansiedade em fazer parte de um público de encarnados e desencarnados em um planeta espiritual acima do nosso planeta físico, para ouvir a preleção do Instrutor Eusébio.

Mas antes da palestra tão aguardada, o assistente Calderaro teceu algumas palavras a respeito do plano mental dos homens e a sua responsabilidade em conhecer-lhe mais intimamente. Vejamos:

“A modificação do plano mental das criaturas ninguém jamais a impõe; é fruto de tempo, de esforço, de evolução”. Cada cabeça um mundo, um universo, mas mesmo supostamente desligado da Fonte Maior que nos criou, estamos interligados com as Leis Máximas universais. Ninguém faz algo que não venha estar inscrito no Código Moral da vida, aquele eterno. Como sempre digo, Deus não passa a mão na cabeça de ninguém que errou quanto menos não prestigia a mais esse ou aquele filho. Tudo tem uma métrica na evolução das criaturas e é a isso que deveremos sintetizar a nossa causa em um mundo que ora vivenciamos a ordem perfeita das coisas.

O tempo pode ser o nosso aliado quando comprometemos a nos melhorar a cada dia, como também, ele, pode nos atestar erros de nomenclaturas nos fazendo enxergar o tempo perdido por vilipêndios passageiros que a ilusão no mundo nos faz encarcerar nas próprias quedas.

Portanto, o esforço de cada um na melhoria comportamental na sociedade que ora fazemos parte será de importância vital para o nosso melhoramento como pessoa, como espírito, como ser perfeito que somos mas, pela nossa ignorância assistida, não temos aquele tempo para revisar conceitos falhos tanto familiares, espirituais e religiosos.

A evolução das criaturas demanda não só tempo e nem renovação. Em tudo isso está abalizada a moral construída em cada coração onde não se espera que os outros melhore para que venhamos a nos aperfeiçoar. Errado pensar dessa forma. Não podemos, tão somente, esperar que o mundo se regenere por si só, pois dele fazemos parte, somos partículas atômicas magnetizadas em células que se materializam ou se transfiguram segundo o ambiente circunscrito o qual está esse quanto aquele espírito.

O mundo não se modificará enquanto o homem pensar que é o centro das atenções. Cada um de nós temos algo de bom para realizar em um mundo fragilizado na moralidade em que se pese todas as esperanças por ora frustradas. Vamos melhorar? Temos tudo a nosso favor para transformar o mundo sem que nos contaminemos nele. O que estamos, pois, esperando? Alguma dúvida a respeito Leitor Amigo?

Aécio César

 


     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita