Cartas

Ano 12 - N° 574 - 1º de Julho de 2018

De: Solange Maria de Biazzi (São Paulo, SP)

Terça-feira, 26 de junho de 2018 às 14:46:57

Em relação à diferenciação que Eduardo Galeano faz entre caridade e solidariedade, eu também prefiro solidariedade, pois é um sentimento desvinculado da ideia de credo religioso. Conheço muitos não religiosos e até mesmo ateus que são muito mais solidários e têm mais amor ao próximo do que muitos religiosos que se dizem caridosos, mas na verdade apenas mascaram as suas mazelas nessa caridade com hora e dia marcado dos templos religiosos. Solidariedade é um sentimento universal e independe. Infelizmente, alguns conceitos estão muito deturpados pelos religiosos. Caridade é um deles.

Solange

 

Resposta do Editor:

A observação feita pela leitora é pertinente e só podemos aplaudir os que realmente exercitam a virtude da solidariedade, algo escasso nos tempos em que vivemos. Não há, porém, incompatibilidade entre as duas virtudes e parece-nos que o conceito de caridade, geralmente associado à beneficência material, não é bem entendido pelas pessoas, religiosas ou não.

Sobre o tema, que já foi abordado nesta revista, sugerimos à leitora que leia o texto que publicamos na seção O Espiritismo responde da edição 358. Para acessá-la, clique aqui

 

De: Casa Espírita Aseb (Casimiro de Abreu, RJ)

Quinta-feira, 21 de junho de 2018 às 13:49

O dia 8 de julho, um domingo, será de muita confraternização, arte e aprendizado espírita em Casimiro de Abreu, RJ. No auditório principal da ASEB receberemos uma excelente programação com a participação do Coral Suave Caminho (CESC - Rio das Ostras) e um tema de grande importância explanado pela educadora e expositora espírita Darcy Neves Moreira.

No intervalo do seminário contaremos com um lanche fraterno servido gratuitamente e com muito carinho pelos tarefeiros da cozinha da ASEB.

Não se exige inscrição e pagamento para entrar, mas a Casa solicita aos corações amigos que doem 1kg de alimento não perecível para ajudar no auxílio ás famílias beneficiadas pelo nosso Departamento de Assistência Social.

Contamos com sua presença.

PROGRAMAÇÃO:

17:00h - Abertura e apresentação do Coral Suave Caminho

17:45h - intervalo com lanche fraterno

18:00h - Seminário com Darcy neves Moreira - tema FAMÍLIA

20:00h - Encerramento

Atenciosamente

Comunicação Social Aseb

 

De: Flórence da Silva Pires (Santo André, SP)

Quinta-feira, 21 de junho de 2018 às 04:38:37

Olá senhores, se puderem colocar nos tratamentos ou nas vibrações (seguem-se vários nomes com os respectivos endereços).

Obrigada.

Flórence

 

Resposta do Editor:

Deixamos de citar, por motivos óbvios, os nomes das pessoas mencionadas na mensagem acima, mas encaminhamos a solicitação feita pela leitora a um dos centros espíritas de nossa cidade. Aos leitores em geral explicamos que esta revista não é vinculada a nenhum centro espírita em especial e, portanto, não realiza atendimentos do tipo solicitado. Em casos assim, recomendamos que o interessado se dirija a um centro espírita de sua própria localidade, no qual será, sem nenhuma dúvida, atendido.

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)

Sábado, 23 de junho de 2018 às 08:21

Assunto: Dicas para falar bem em público

Organizado para acontecer em agosto de 2018, o PRIMEIRO ENCONTRO DE EXPOSITORES ESPÍRITAS, organizado pelo CEU, do Rio de Janeiro, e coordenado pela ASEB e CASA ESPÍRITA SUAVE CAMINHO, desenvolveu um site com diversas informações sobre o evento e com boas dicas sobre exposição didática e apresentação de palestras.

Para acessar, clique aqui

ACGuimarães

 

De: Sandra M. (Rio de Janeiro, RJ)

Domingo, 24 de junho de 2018 às 11:32:15

Prezados irmãos:

Ao defender a Vida contra o aborto, eutanásia, pena de morte e suicídio, espíritas cristãos estão se contradizendo porque, embora não matem os animais, comem estes seres criados por Deus para ser IRMÃOS, não almoço. Nenhuma energia positiva permanece impregnada na carne onde o animal abatido deixou medo, desespero e morte. Animais são amigos e irmãos, não comida. É preciso reformular conceitos ultrapassados que não se coadunam no Mundo Regenerado que todos merecemos habitar, os animais também.

Muita paz.

Sandra

 

De: Alexandre Oliva Fernandez (Goiânia, GO)

Domingo, 24 de junho de 2018 às 11:22

Prezados Srs.

Temos visto que as palavras “alma” e “espírito” são, em muitos momentos, utilizadas nos livros espíritas com o mesmo significado. Os companheiros da revista “O Consolador” poderiam esclarecer melhor essa questão? Se houver diferença entre alma e espírito, qual é ela, para que possamos utilizar os dois termos de maneira correta?

Parabéns pelo trabalho que realizam.

Fraternalmente,

Alexandre

 

Resposta do Editor:

A questão proposta pelo leitor é o tema da seção O Espiritismo responde publicada nesta mesma edição. Para acessá-la, clique neste link

 

De: Terezinha de Oliveira Nogueira da Costa (Paranoá, DF)

Domingo, 24 de junho de 2018 às 15:34:27

Gostaria de saber por que “O Consolador” não faz uma biografia sobre Anete Guimarães. Procurei e não achei.

Terezinha

 

Resposta do Editor:

A seção Biografias desta revista focaliza, por razões óbvias, os vultos espíritas desencarnados. Mas esse não é o caso da palestrante citada.

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 26 de junho de 2018 às 08:01

Assunto: Nancy Pulhmann Di Girolamo realmente celebrou a vida!

Olá! Bom dia!

Tudo bem? Espero que sim!

Não sei se você ficou sabendo, mas no último sábado, 23/06, desencarnou, aos 94 anos, Nancy Pulhmann Di Girolamo, da Instituição Beneficente Nosso Lar, em São Paulo.

Por várias décadas como presidente do Nosso Lar, sua vida sempre esteve ligada à Instituição, dedicada a pessoas com deficiências, fundada em 1946 por sua mãe, Maria Augusta Ferreira Puhlmann.

Jornalista, socióloga, enfermeira, escritora e articulista, Nancy publicou vários livros enfocando pessoas com deficiências, enfatizando a importância do desenvolvimento das potencialidades humanas.

Sempre incentivadora do trabalho realizado pelo Correio Fraterno, Nancy nos recebeu com muito carinho para um chá em sua casa, em abril de 2015, para uma entrevista. Foi uma tarde inesquecível de muita alegria e reflexões, quando admiravelmente demonstrou sua lucidez com relação às crises enfrentadas pela sociedade terrena e o papel do espiritismo na história da humanidade: www.bit.ly/2InE8IZ

Compartilho com você a gratidão que guardamos desses momentos, quando entre tantas coisas importantes ela também respondeu, aos 91 anos, sobre a importância do envelhecimento:

“O envelhecimento não é absolutamente o final de tudo, como se faz parecer, como se você fosse perdendo tudo da vida – a vista, o ouvido, o movimento, as células do corpo que já não se renovam tanto, embora os neuropeptídios estejam aí acenando para mudanças, através das pesquisas da neurociência. O envelhecimento nos traz a ponderação que fez falta a vida inteira. O tempo é precioso e envelhecer pode não ser tão assustador. É a vida.”

Leia a entrevista completa. Você vai ver que Nancy realmente celebrou a vida: www.bit.ly/2InE8IZ

Que seu caminho continue iluminado – e desafiador, como ela sempre gostou!

Abraço e até a próxima,

Izabel Vitusso

 

De: Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo (SP)

Terça-feira, 26 de junho de 2018 às 11:16

Assunto: Lançamento do 5º FEMESBC

O CONESBC – Conselho Espírita de São Bernardo do Campo lança o 5º FEMESBC – Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo a ser realizado no dia 27 de outubro de 2018 no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo – SP, consistente nas etapas discriminadas abaixo, para o qual podem se inscrever músicos espíritas de todo o Brasil.

O 5º FEMESBC é gratuito, toda a organização é feita por voluntários e com o apoio da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, Coral Candido Passarinho, AMEABC – Associação Médico Espírita do ABC e USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, sendo que suas despesas são custeadas através do próprio CONESBC e de doações recebidas em serviço, material e/ou espécie, de pessoas e/ou empresas patrocinadoras.

O 5º FEMESBC tem como objetivos: Valorizar a arte produzida no movimento espírita; Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; Divulgar a música espírita, elevando o espírito; Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional; Promover a Doutrina Espírita.

A premiação do 5º FEMESBC é composta por:

1º Lugar (01 violão, 01 troféu, Kit de livros espíritas);

2º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

3º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

4º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

Revelação (01 troféu e Kit de livros espíritas);

Melhor Letra (01 troféu e Kit de livros espíritas).

O 5º FEMESBC será realizado em quatro etapas, sendo:

Primeira Etapa: De 09 DE JULHO A 23 DE AGOSTO DE 2018, inscrição das músicas através do site do FEMESBC – www.femesbc.com.br.

Segunda Etapa: De 25 A 31 DE AGOSTO DE 2018, as músicas inscritas serão avaliadas pela Comissão de Avaliação.

Terceira Etapa: De 09 A 28 DE SETEMBRO DE 2018, as músicas aprovadas pela Comissão de Avaliação, vão para a votação popular através do site do FEMESBC – www.femesbc.com.br.

Quarta e última etapa: As dez músicas mais votadas na internet, irão se apresentar na Grande Final no dia 27 de outubro de 2018, no Teatro Lauro Gomes, Rua Helena Jacquey, 171 - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo - SP, às 17h, com entrada franca e entrega voluntária de alimentos não perecíveis para o Projeto Alagoinha.

Canal FEMESBC no Youtube

Para conhecer os participantes e ouvir as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMESBC de músicas no Youtube: youtube.com

Comissão Organizadora do 5º FEMESBC

 


     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita