Cartas

Ano 12 - N° 576 - 15 de Julho de 2018

De: Cláudio Flesch (Ivoti, RS)

Domingo, 8 de julho de 2018 às 10:19:20
Queridos irmãos. Gostaria de fazer a seguinte pergunta: Como o Espiritismo pode nos explicar o que acontece com as pessoas que sofrem com Mal de Alzheimer: essa será uma doença do corpo ou do espírito?

Desde já agradeço.

Abraço fraterno!

Cláudio

 

Resposta do Editor:

O chamado mal de Alzheimer caracteriza-se clinicamente pela perda progressiva da memória. De acordo com os especialistas, o cérebro de um paciente com a doença de Alzheimer, quando visto em necropsia, apresenta uma atrofia generalizada, com perda neuronial específica em certas áreas do hipocampo e também em regiões parieto-occipitais e frontais. Vê-se que é uma enfermidade orgânica, com efeitos inegáveis sobre a atividade executada pelo paciente, mas ainda pouco se sabe sobre suas verdadeiras causas.

Nesta revista alguns textos trataram do assunto. Sugerimos ao leitor que os leia. Eis os links:

edição 270 - alzheimer

edição 322 - alzheimer-2

edição 454 - alzheimer-3

 

De: José Roberto Alves da Silva (Nova Iguaçu, RJ)

Terça-feira, 10 de julho de 2018 às 17:52:57
Comer o peixe não tem ou tem menos problema, porque o perispírito deste animal é diferente dos mamíferos e aves? Isso procede?
Em quais livros posso aprofundar meus estudos?
Atenciosamente,
José Roberto

 

Resposta do Editor:

O assunto, pelo que sabemos, não é tratado  na doutrina espírita. A única referência que temos na literatura espírita, com relação aos peixes, é o que Gabriel Delanne escreveu no livro A Reencarnação, em que lemos o seguinte: “Nos vertebrados, tomando por base o desenvolvimento do sistema nervoso e mais particularmente do cérebro, como ‘criterium’ da inteligência, veremos, segundo Leuret, que o encéfalo está em relação ao peso do corpo: nos peixes como 1 está para 5.668, nos répteis como 1 para 1.321, nos pássaros como 1 para 212, nos mamíferos como 1 para 186”, dados que sugerem ter o peixe uma inteligência rudimentar, bem inferior à dos pássaros e dos répteis.  Se isso tem algum significado, ignoramos por completo.

 

De: Cecilia Roveri (São Paulo, SP)

Domingo, 8 de julho de 2018 às 19:16:42
Pergunto: O homem veio do macaco? Como entender a teoria de Darwin?

Cecília

 

Resposta do Editor:

O que nós entendemos por alma de um ser humano é fruto da evolução do princípio espiritual, que, não sendo diferenciado no início, torna-se individualizado nos animais vertebrados e, em determinado momento, chega à condição de alma ou espírito humano. No tocante à matéria, Darwin mostrou que existe igualmente uma evolução. Espécies extintas deram lugar a outras espécies, como vemos demonstrado nas obras científicas, em decorrência de um processo evolutivo muito lento que corre paralelamente à evolução do princípio espiritual. É por isso que popularmente se diz – embora Darwin jamais o tenha dito – que o homem descende do macaco.

Para compreender melhor o assunto, sugerimos à leitora que leia o texto publicado na seção O Espiritismo responde constante da edição 169 desta revista: eis o link

 

De: Renato Siqueira (Juiz de Fora, MG)

Quinta-feira, 5 de julho de 2018 às 21:51:59
Olá pessoal! Caminhando pela internet verifiquei que vocês fazem uma grande divulgação da Doutrina Espírita. Observei também que vocês têm em seu site a divulgação de web-rádios espíritas. Gostaria de verificar com vocês se é possível inserir para divulgação em seu site o link de nossa web-radio, a Atividade Espírita (www.atividadeespirita.com). Estamos há 3 anos em constante trabalho, não temos fim lucrativo e atualmente superamos 210.000 acessos mensais. Gostaria, também, de pedir autorização para fazer a divulgação do link de sua revista em nosso site. Agradeço a atenção e aguardo a resposta.

Renato, pela Rádio Atividade Espírita

 

Resposta do Editor:

Cumprimentamos os fundadores e dirigentes da Rádio Atividade Espírita, que opera desde 12 de junho de 2015. Teremos o máximo prazer de incluir o link da rádio no espaço próprio desta revista e, ao mesmo tempo, autorizamos, sem nenhuma restrição, a divulgação de nossa revista no site e nos programas da jovem emissora.

 

De: Mariane Mesquita (Cidade do México, México)

Terça-feira, 10 de julho de 2018 às 21:04:40
Estimados irmãos,
Sou Mariane do Conselho Espírita do México. Quem me passou seu contato foi o amigo Mario Bardella da Rádio ABC. 
Venho através deste email pedir amavelmente o apoio deste meio de comunicação espírita para a divulgação do próximo Congresso Espírita Mundial. O evento acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2019 na Cidade do México. 
Vocês podem nos apoiar das seguintes formas: 
- Post no Facebook do jornal
- Banner na página web
- Divulgação do vídeo de inscrição 
- Link para a página do congresso: 
www.9cem.com

Fico à disposição para maior detalhamento e, caso seja possível, por favor nos deixem saber para o envio dos materiais pertinentes.
Saudações fraternas,
Mariane Mesquita
+51 1 55 4880-9237 
Facebook - 
https://goo.gl/FBb9Yn

 

Resposta do Editor:

Esta revista coloca-se à disposição dos organizadores do Congresso Mundial previsto para outubro de 2019. Basta à Comissão Organizadora enviar-nos, por e-mail, as informações e o material de divulgação concernentes ao evento. Eis nosso endereço para esse fim: Eunice de Oliveira Cazetta (editora do noticiário internacional) - eunicecazetta@gmail.com

 

De: Maria Cristina Moretzsohn de Castro Antunes (Maringá, PR)

Domingo, 8 de julho de 2018 às 15:35:46
Gostaria de saber se conhecem o livro relacionado ao World of Spirits, que eu encontrei como O Consolador. Mas o que eu procuro tem 80 textos e não 411 perguntas e respostas. Conhecem este que eu quero? Como se chama?

Obrigada.
M.Cristina

 

Resposta do Editor:

Infelizmente, não conhecemos a obra citada pela leitora. Caso algum leitor possa ajudar, desde já agradecemos.

 

De: Airton Azevedo (Navegantes, SC)

Quinta-feira, 5 de julho de 2018 às 10:28:57
Que a paz do nosso Mestre esteja conosco. Meu amigo, quero parabenizar Sr. Antônio Carlos Guimarães pela iniciativa de promover um curso para palestrantes espíritas. Você chega a uma casa espírita e se depara com uma pessoa, muitas vezes sem conhecimento e somente com um "pen drive", com que vai lendo o que está expondo. Já assisti, em uma casa espírita, a uma palestra que levou mais de 1h e tinha pessoas dormindo e ele, o palestrante, não se incomodou com o sono da plateia. Vejo, que a maioria das casas não possuem critérios quanto ao tempo, nem se o palestrante possui conhecimento para assumir uma tribuna. Gostaria, se possível, já que não temos o habito de lermos o simples "Diretrizes de Segurança", imaginem ler os demais que a FEB e Federações, além de muitos escritores, nos informando o tempo e assuntos para a palestra pública.

Um abraço.

Airton

 

De: Francisco José de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)

Segunda-feira, 9 de julho de 2018 às 21:18:43

Assunto: Especial 372 - Emmanuel e Abel Gomes falam de humanidades em Marte e Saturno

Pelo que já li, as informações relativas a Marte mencionadas no artigo publicado como Especial na edição 372 desta revista contradizem o que Allan Kardec escreveu em suas obras. Além disso, contrariam o que a NASA já divulgou a respeito do planeta Marte, onde a paisagem fotografada é sempre deserta e sem as casas e amplas avenidas descritas nas mensagens mediúnicas citadas no Especial 372.

Estou equivocado com minhas observações?

Podem os senhores dizer algo a respeito?

Agradeço desde já a atenção que for dada a estas perguntas.

Francisco José

 

Resposta do Editor:

A resposta à mensagem acima é o tema da seção O Espiritismo respondepublicada nesta mesma edição. Para acessá-la, clique aqui

 

De: Paulo Roberto Soares Martinho (Rio de Janeiro, RJ)

Quarta-feira, 11 de julho de 2018 às 16:05:56
Irradiação é para encarnados. Prece para os desencarnados. Mas, e se o ente ao qual enviamos a prece já estiver reencarnado? Já me falaram que a prece irá para o Espirito, pois ele é o mesmo. Nesse caso a prece se transforma em irradiação? Qual a diferença de entendimento espiritual entre prece e irradiação?

Paulo Roberto

 

Resposta do Editor:

Na linguagem espírita, irradiação [do latim irradiare] significa: transmissão de fluidos espirituais a distância ou passe a distância. Prece é um ato de invocação que dirigimos a Deus ou a algum dos seus prepostos.

Para melhor compreender o assunto, sugerimos ao leitor que leia o texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 559:  eis o link

 


     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita