Cartas

Ano 12 - N° 577 - 22 de Julho de 2018

De: Dirce Tanabe (Rio das Ostras, RJ)

Terça-feira, 17 de julho de 2018 às 22:04:41

Assunto: Evolução anímica.

Tenho pouco conhecimento sobre o estágio da alma nos reinos mineral, vegetal e animal e não tenho ainda convicção sobre esse assunto, então, qual a literatura para eu adquirir mais conhecimentos?

Dirce

 

Resposta do Editor:

O tema objeto da mensagem acima foi examinado nesta revista em inúmeras oportunidades. Várias obras tratam do assunto. Elas são mencionadas nos textos publicados nas edições abaixo linkadas, cuja leitura recomendamos à leitora:

edição 233 - clique aqui

edição 234 - clique aqui-1

edição 362 - clique aqui-2

edição 430 - clique aqui-3

 

De: Portas Abertas (São Paulo, SP)

Quinta-feira, 12 de julho de 2018 às 13:45

Assunto: Uma onda de oração vai varrer o Brasil.

Acontece em setembro o Shockwave, movimento de oração de jovens pela Igreja Perseguida

O capítulo 2 de Atos registra o começo da igreja, no Pentecostes. Foi o início daquilo que estava proposto, não na mente do homem, mas na mente de Deus desde a eternidade. Naquele dia cerca de três mil pessoas de diferentes línguas e nações foram batizadas. E assim a igreja foi formada, “e o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos” (Atos 2:47). Avançando mais alguns capítulos no livro de Atos, vemos o primeiro mártir morrer pelo nome de Cristo – Estêvão.

A perseguição fez parte da vida da igreja desde seus primórdios e a atinge até os dias atuais. Atinge inclusive jovens cristãos do Oriente Médio, Norte da África e Ásia Central. A perseguição bateu à porta de Hamid quando ele tinha apenas 15 anos. Sua família, que era de uma igreja histórica, estava envolvida com o ministério com cristãos ex-muçulmanos no Irã, por isso seu pai começou a receber ameaças, então tiveram que fugir do país.

A história de Hamid se repete hoje na vida de outros jovens cristãos perseguidos do Oriente Médio, Norte da África e Ásia Central. Jovens que arriscam tudo por amor a Cristo, na convicção de que foram chamados para ser sal da terra e luz do mundo. Jovens como você e eu, que querem fazer a diferença. Podemos fazer a diferença, pois somos a igreja.

Participe do Shockwave 2018, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de setembro. Uma forma simples e eficaz de fazer seu papel como igreja. Reúna um grupo para essa onda de oração que vai varrer o Brasil, levando força e encorajamento para a outra parte da igreja – a Igreja Perseguida.

Sobre a Portas Abertas

Para saber mais sobre a atuação da Portas Abertas, acesse: https://goo.gl/zjgkNu

Assessoria de Imprensa Portas Abertas 

 

De: Encontro de Expositores Reunir V (Região dos Lagos e Litorânea do RJ)

Sexta-feira, 13 de julho de 2018 à 01:14

Assunto: Encontro de Expositores Espíritas

Olá amigos, saudações!

Acontece no dia 19 de agosto de 2018, um  domingo, o PRIMEIRO ENCONTRO DE EXPOSITORESESPÍRITAS na Região dos Lagos e Litorânea do RJ. O encontro é voltado para oradores espíritas, experientes ou iniciantes, e para os trabalhadores espíritas que pretendem se tornar expositores, mas enfrentam certas dificuldades, principalmente a ansiedade na hora de se apresentar em público. 

O evento será realizado na CESC: Rua Miracema, 185 , Jardim Mariléia – Rio das Ostras, RJ. As vagas são limitadas. Os interessados conseguem maiores detalhes peloemail 
espiritaexpositor@gmail.com.

O Encontro pretende não só qualificar, mas também motivar os palestrantes espíritas. A temática não será apenas de técnicas e dicas de oratória. Queremos promover a unificação e fortalecer a fraternidade entre os trabalhadores da tribuna espírita. Das cinco palestras, 3 serão com temas voltados para acolher, estimular e encorajar os que já são expositores, bem como engajar os que desejam se tornar palestrantes mas enfrentam dificuldades, principalmente o medo de falar em público.

Esperamos receber cerca de 200 pessoas. Por se tratar de oratória uma parte da programação será dedicada a dicas, exemplos e técnicas práticas e teóricas. A programação incluirá também palestras com temas motivacionais e de conscientização moral da tarefa do expositor. Serão 5 palestras com intervalos de almoço e coffee break. Na recepção os inscritos receberão seu crachá e um kit do participante. Às 08:30 começamos com música ao vivo para a harmonização. Às 09:00 a abertura seguida das palestras. 12:00h o intervalo com almoço feito pelos tarefeiros na cozinha da Casa Anfitriã e servido no local. O intervalo do coffee break será às 16:00h. Às 17:15h haverá uma rodada de perguntas e respostas com os palestrantes. 18:00H – Encerramento. Hora da confraternização, dos abraços, fotos, alegria, despedidas... E de começar a planejar o próximo!

Os presentes se acomodarão no auditório principal da CESC, que é climatizado e confortável. Mas, não é só pelo conforto e espaço que a Casa foi escolhida para acolher os participantes. A localização da CESC é privilegiada. Muito próxima da Rodovia Amaral Peixoto, a Casa tem – digamos, um bônus: amplo estacionamento bem em frente! Um estádio de futebol construído na mesma rua está sempre com suas vagas livres. Todo motorista adora isso!

O segundo lote de inscrição será encerrado no próximo dia 31 de julho e o investimento é de apenas 30 Reais, com tudo incluso. O participante faz um depósito direto na conta da Casa Espírita anfitriã. Conta CESC: Banco do Brasil - Agência: 3315-4 - Conta Corrente: 5213-2. Para confirmar a inscrição é só enviar o comprovante com nome completo para o e-mail: espiritaexpositor@gmail.com

Muito obrigado pela colaboração.

Comissão Organizadora do Encontro de Expositores Reunir V

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 17 de julho de 2018 às 23:04

Assunto: O grande doador.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornal

Acesse o site do Jornal Mundo Maior - www.jornalmundomaior.com.br - e leia mensagens como esta:

O grande doador.

Ele não tinha o diploma de médico, no entanto, utilizou a medicina do amor para levantar paralíticos, curar cegos e restaurar portadores de hanseníase.

Não era advogado diplomado. Contudo, ninguém quanto Ele se elegeu como o supremo defensor de todos os injustiçados do mundo.

Ergueu Sua voz para defender a mulher. Esteve em casa de desprezados cobradores de impostos, afirmando com Seus atos, a isenção de preconceito com os excluídos da época.

Ele não possuía fazendas, nem herdades de qualquer sorte. Mesmo assim, estabeleceu o novo reino na Terra.

O reino do bem, da paz, do amor. E para isso, se serviu da intimidade dos corações.

Não improvisou festas, mas compareceu às que lhe foram tributadas, com Sua presença enriquecendo os convivas e anfitriões.

Sem deter títulos na área específica, tornou-se o consolo dos tristes e desprezados, acenando-lhes com perspectivas de bom ânimo e esperança.

Conhecedor da alma humana, detectava-lhe as dores e a confortava.

Por isso, devolveu o filho à pobre viúva de Naim que o acreditava morto. E às irmãs em Betânia, o irmão enterrado há dias.

Não era professor consagrado, tendo-se feito, porém, o Mestre da evolução e do aprimoramento da Humanidade.

Não recebeu lauréis ou premiação alguma. Apesar disso, foi o maior criador e contador de histórias de que a Humanidade já teve notícias.

As suas parábolas revolviam os pensamentos dos que as ouviam e até hoje são recontadas e reflexionadas.

Não teve lugar entre os doutores da lei, não ocupou cadeira no Sinédrio. Criou, antes, a universidade sublime do bem para todos os Espíritos de boa vontade.

Incompreendido, sofrendo amarguras, desde o lar, reconfortou a todos que O buscaram.

Ao desprezado Zaqueu conforta com Sua presença, afirmando assim que ele era filho de Deus e credor do Seu amor.

À equivocada da Samaria oferta a palavra lúcida e o convite à nova jornada.

Ao moço rico diz da pressa de atender à mensagem do reino que Ele apresentava.

Tolerando aflições sem conta, semeou a fé e a coragem, apresentando-se como Aquele que cuida de todas as ovelhas que lhe foram confiadas.

Ferido embora, pensou as chagas morais das mulheres sofridas, do cireneu que o auxilia no transporte do madeiro, da mão benevolente que lhe enxuga o suor da face.

Supliciado, vilipendiado pelos homens, expediu a mensagem do perdão em todas as direções.

Esquecido pelos mais amados, ensinou a fraternidade e o reconhecimento, orando ao Pai por todos e entregando mãe e filho, um ao outro.

Vencido na cruz, revelou a vitória da vida eterna, em plena e gloriosa ressurreição, renovando os destinos das nações e santificando o caminho dos povos.

Ele não tinha posses materiais. Era um carpinteiro. Mesmo assim, engrandeceu os celeiros dos séculos.

E até hoje continua a ser despenseiro fiel e prudente, zelando pela Humanidade inteira. De braços abertos, sempre.

* * *

Seguindo o exemplo de Jesus, mesmo anônimo ou aflito, apagado ou esquecido, atende à santificada colaboração com Deus, a benefício da Humanidade.

Oferece o teu coração e, em homenagem ao Divino amor na Terra, serve, com o que tenhas, onde te encontres.

Se não és um portentoso luzeiro, sê a lamparina acesa na janela da pousada, como um aceno de esperança ao viajor perdido na estrada. (Redação do Momento Espírita)

Fraternalmente,

Jornal Mundo Maior

 

De: Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 18 de julho de 2018 às 10:14

Assunto: Gustavo Martínez, Presidente da CEA, em Cartagena

Prezados amigos:

Gustavo Martínez, Presidente da CEA, encontra-se em viagem doutrinária de sete dias à Colômbia, com uma série de conferências e seminários. Proferiu, no Centro Espírita Juana de Ángelis, de Cartagena, a conferência "La génesis en sus 150 años", transmitida ao vivo. O vídeo pode ser visto em: https://goo.gl/Lu5Kqs

Abraços.

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Quarta-feira, 18 de julho de 2018 às 17:08

Assunto: O que é verdadeiro e o que é licença poética na literatura espírita?       

Olá! Bom dia!

Tudo bem? Tomara que sim!

Você já ficou em dúvida com algumas descrições do mundo espiritual em obras psicografadas?

Nem sempre é fácil perceber o que é verdadeiro e o que é licença poética dentro da literatura espírita, principalmente no que se refere aos romances, que hoje formam grande parte dos lançamentos das editoras espíritas.

Afinal, espírito desencarnado se alimenta, descansa, adoece, faz sexo?

Veja o que diz o escritor Milton Felipelli, estudioso e pesquisador do espiritismo, em seu artigo especial “A criação literária e o compromisso com a doutrina”: www.bit.ly/2L81rNd

Você sabia que há realmente uma forma artística de representar a realidade e que o escritor invariavelmente se apoia em técnicas para transportar para as letras essa forma de representação?

No Espiritismo, esse assunto sempre rende uma boa conversa e fica a pergunta: até que ponto vale impactar o leitor? O que é verdade? O que é idealização?

Vale refletir e, como complemento do texto do Milton, nós aqui na redação preparamos também um material interessante, com base em Kardec, para que possamos tirar melhor nossas conclusões.

Boa leitura, espero que goste!

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)

Quinta-feira, 12 de julho de 2018 às 06:25

Assunto: Atores e atrizes.

Você alguma vez já parou para pensar que no palco do mundo somos verdadeiros atores e atrizes mudando apenas de figurino através das reencarnações compulsórias? Somos convidados para o baile de núpcias em que sempre o atentamos com as diversas máscaras que supostamente pensamos esconder o nosso lado negro e obscuro.

Em continuação com a preleção de Eusébio relatada por André Luiz no livro “No Mundo Maior”, pelas mãos abençoadas de Chico Xavier, encontraremos citações como essa: “Utilizando corpos sagrados, perdemos, entretanto, quais despreocupadas crianças, entretidas apenas em jogos infantis, o ensejo santificante da existência;”.

A cada existência terrena não deixa de ser sacrossanta oportunidade de redimirmos das nossas faltas. Mas, como é constrangedor observarmos nas telas mentais dos humanos a barbárie moral que acaba afundando ainda mais o barco das oportunidades redivivas. Não é por ignorância que o erro se faz presente nas consciências abitoladas em um passado que ainda vibra nas fibras sensíveis de corações atordoados pelas sombras da insensatez e da incúria.

A vida continua, em sua maratona nas horas, a bailar nos anos que passam céleres e que muitas criaturas só a sentem quando o leito lhes acorrenta em dupla prisão corporal e mental. É nesses curtos momentos que o homem pensará melhor com a consciência que sempre esteve ao seu lado lhe dando conselhos, mas que a intempestiva dos instintos os deixaram com ouvidos moucos. Enfim, sob a clarividente observância da razão mesmo acamada, consegue desvencilhar-se da poalha do mundo mostrando a cada um – partícipe – que a vilipendiou durante toda a existência, o seu real valor nos atos que a culminou em réprobos da Criação, alienados e loucos...

Não somos mais crianças, embora as crianças da atualidade nos consolidarizam com uma moral rica em detalhes, que alhures, olvidamos sem pestanejar. É triste os manifestos de almas aprisionadas, em que seus gritos de liberdade vão de encontro à própria honra sem escrúpulos. Enfadonho estas greves que mais se tornaram campos de batalhas, que em nada vivenciam a não ser revolta e ódio.

Como desejar a paz transparente em valores também pátrios que, os seus compatriotas não sabem valorizar o caminho de uma democracia por ora espezinhada e nunca sentenciada como salvadora de uma pátria onde se lavre a ordem em um progresso dinâmico, soberano e justo?

Onde a vida humana sem valor algum em que, mesmo massacrada, rebrilha depois da morte como benção do Senhor aflorando nos próprios sentidos, o seu Som Magistral e Paterno: Vá e vença o mundo. Podemos, sim vencê-lo desfazendo de nós as máscaras usadas para esconder o que de ruim reside em nossos corações. E, também, despindo-nos das nossas vestes teatrais, poderemos transcender em espírito e verdade na vontade do Criador em toda Sua glória e em nossa redenção.

De acordo comigo, Leitor Amigo?

Abraços.

Aécio César

 


     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita