Cartas

Ano 12 - N° 580 - 12 de Agosto de 2018

De: Aristides P. (Salvador, BA)

Segunda-feira, 6 de agosto de 2018 às 05:37:13

Amei o texto que fala sobre Maria e acredito que Maria realmente não teve Filho, porque eu li o livro de Miramez que comprova o fato. E quero saber se a estrela de Belém era realmente uma falange de Espíritos de Luz?

Abraços.

Aristides

 

Resposta do Editor:

A respeito da estrela que teria guiado os magos, Kardec escreveu e publicou no cap. XV de seu livro A Gênese:

4. - Diz-se que uma estrela apareceu aos magos que foram adorar a Jesus; que ela lhes ia à frente indicando-lhes o caminho e que se deteve quando eles chegaram. (S. Mateus, cap. II, vv. 1-12.) Não se trata de saber se o fato que S. Mateus narra é real, ou se não passa de uma figura indicativa de que os magos foram guiados de forma misteriosa ao lugar onde estava o Menino, dado que não há meio algum de verificação; trata-se de saber se é possível um fato de tal natureza. O que é certo é que, naquela circunstância, a luz não podia ser uma estrela. Na época em que o fato ocorreu, era possível acreditassem que fosse, porquanto então se cria serem as estrelas pontos luminosos pregados no firmamento e suscetíveis de cair sobre a Terra; não hoje, quando se conhece a natureza das estrelas. Entretanto, por não ter como causa a que lhe atribuíram, não deixa de ser possível o fato da aparição de uma luz com o aspecto de uma estrela. Um Espírito pode aparecer sob forma luminosa, ou transformar uma parte do seu fluido perispirítico em foco luminoso. Muitos fatos desse gênero, modernos e perfeitamente autênticos, não procedem de outra causa, que nada apresenta de sobrenatural. (Cap. XIV, nos 13 e seguintes.)

Sobre o mesmo assunto, nosso colaborador José Reis Chaves escreveu o artigo “Um fenômeno mediúnico luminoso chamado de Estrela de Belém”, que o leitor pode ler  clicando neste link

 

De: Giseli Davantel (Treviso-Venero, Itália)

Terça-feira, 7 de agosto de 2018 às 06:56:29

Bom dia, meu nome é Giseli, moro na Itália e gostaria de entrar em contato com algum grupo espírita daqui. Pelos sites que pesquisei, não encontrei número de telefone ou e-mail. Gostaria que pudesse me fornecer algum contato, eu moro em Treviso-Venero.

Agradeço desde já!

Giseli

 

Resposta do Editor:

Existe em Treviso o Grupo Spiritico Cammino della Luce. Dilza Zamprogno é uma de suas principais dirigentes.

Aqui estão as indicações solicitadas:

Grupo Spiritico Cammino della Luce  (Grupo Espírita O Caminho da Luz)

Via Roma, 110

31050 Vedelago (Treviso)

E-mail: 
camminodellaluce@hotmail.com

Website: camminodellaluce

Eis o site da federativa nacional - Usi - Unione Spiritica Italiana: 

www.unionespiriticaitaliana.org/

 

De: José Lourenço de Sousa Neto (Belo Horizonte, MG)

Quinta-feira, 2 de agosto de 2018 às 11:19:52

Nesse domingo, 29/jul/2018, um grupo de colaboradores do Cenáculo Espírita Thiago Maior, de Belo Horizonte/MG, participou de um encontro virtual com um grupo de espíritas brasileiros, residentes na Holanda.

O convite partiu dos colegas da Holanda, sob a liderança da jovem Ignês Lara (de Itaúna/MG, moradora de Amsterdã há 2 anos, aproximadamente).

A proposta do encontro, pela internet, foi o estudo da obra Mecanismos da mediunidade, de André Luiz/Francisco C. Xavier. Alguns capítulos foram abordados, pela turma na Europa e pelo pessoal de BH. Houve boa troca de ideias sobre o conteúdo do livro, bastante denso, com perguntas e respostas ao término.

A experiência foi considerada muito proveitosa para os dois lados, e ficou como uma semente para um trabalho futuro, com novos encontros, em torno de outras obras ou temas específicos. O uso da tecnologia (Skype), com todos os participantes se vendo, como se estivessem no mesmo ambiente, e o compartilhamento de slides (ppt's), mostrou-se recurso rico em oportunidades.

Fica o desafio: por que não estender isso para uma integração entre as várias casas espíritas, numa mesma região ou mesmo em âmbito nacional?

José Lourenço

 

Resposta do editor:

Parabéns aos colegas da Holanda e de Minas Gerais! Toda forma de divulgação espírita merece aplausos, bem como o uso das novas tecnologias, com o que o movimento espírita só tem a ganhar.

 

De: Rui Miguel A. Ribeiro (Rio Grande, RS)

Sexta-feira, 3 de agosto de 2018 às 09:08:39

Prezado Senhor,

Gostaria de saber se na página sobre leitura do Evangelho não pode ser em forma de aplicativo de maneira não ser preciso estar conectado na internet para leitura aleatória.

Atenciosamente,

Rui

 

Resposta do Editor:

O Evangelho com busca aleatória foi concebido para ser lido pelos que acessam nossa revista, o que requer conexão com a internet. Caso o leitor queira baixá-lo, isso é possível, mas não temos um aplicativo específico que possa ser utilizado para essa finalidade.

 

De: Fátima Arruda (Osasco, SP)

Sábado, 4 de agosto de 2018 às 11:42:42

Bom dia.

Eu sou uma seguidora, compartilho inclusive na minha pagina do G+ O EVANGELHOE=

Por favor, a casa do Consolador é a mesma com essa página aqui?

Obrigado.

Fátima Arruda.

 

Resposta do Editor:

A sede da revista “O Consolador” fica em Londrina, no estado do Paraná, e não tem nenhuma vinculação com instituições espíritas, ainda que tenham nome semelhante.

 

De: Rafael Alves (Rio de Janeiro, RJ)

Terça-feira, 7 de agosto de 2018 às 01:41:47

Como faço para receber "O Consolador"?

Lembro-me do formato impresso e por último do formato digital que eu recebia por e-mail e já faz um bom tempo que parei de receber. Se possível gostaria de voltar a receber por e-mail.

Rafael

 

Resposta do Editor:

Esta revista sempre foi digital, nunca impressa. Devido ao número elevado de leitores, não há como enviar a eles os destaques das edições semanais, por e-mail, como fizemos nos primeiros anos de veiculação d´O Consolador. Para ler nossas edições é, portanto, indispensável acessar nosso site – www.oconsolador.com

 

De: Jaqueline Santos (Salvador, BA)

Terça-feira, 7 de agosto de 2018 às 18:04:17

Gostaria de saber se não haverá neste site O ESPIRITISMO RESPONDE.

Jaqueline

 

Resposta do Editor:

A revista “O Consolador” está passando por algumas mudanças. Os estudos espíritas, as questões vernáculas e a seção O Espiritismo responde – publicados até a edição 576 – farão parte da seção fixa da revista intitulada Estudos Espíritas. Novas dúvidas sobre Espiritismo ou o idioma português propostas à revista serão respondidas na seção de Cartas.

 

De: Francisca Alves de Sousa Bezerra (Picos, PI)

Sexta-feira, 3 de agosto de 2018 às 14:22:20

Segundo O Livro dos Médiuns, quando desencarnamos continuamos com o nosso períspirito. Ouvi um relato que na 2ª Guerra Mundial nas pessoas que desencarnaram com as explosões das bombas, estas destruíram até o seu perispírito, por isso teve que ser criado o buraco de minhocas para que esses espíritos fossem transportados para outra dimensão.

Minha pergunta é: o perispírito pode ser destruído?

Desde já agradeço pelo pronto atendimento.

Abraço fraterno.

Francisca

 

Resposta do Editor:

O tema destruição do perispírito quando o corpo físico é vítima de uma explosão foi tratado nesta revista na edição 229, que sugerimos seja lida pela autora da mensagem acima. Para acessar o texto mencionado,  clique aqui

 

   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita