Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

O hábito da pontualidade


Se você criticar muito uma criança, ela aprenderá a julgar. Se você elogiar a criança regularmente, ela aprenderá a valorizar
. Maria Montessori


Um problema enfrentado pelas escolas é o grande número de alunos, e de diferentes faixas etárias, que constantemente chegam atrasados para as aulas, causando impacto negativo para o grupo e prejuízos para si mesmos.

Ora. Para que a dinâmica da escola, da família, da vida social funcione, é preciso que cada um faça sua parte de forma respeitosa e, por isso, pontualidade e assiduidade devem ser exigidas de nossos filhos desde cedo.

E por que muitos pais não consideram que se atrasar para a aula é um problema? Muitos pais colaboram com o atraso para não pressionar os filhos ou, de modo negligente, não cuidam em estipular uma rotina adequada no período que antecede a saída para a escola e, por isso, ficam desorientados na correria de todos os dias.

Para o desenvolvimento saudável dos nossos filhos é preciso entender desta forma: nossos filhos jamais aprenderão a importância de ser pontual se não vivenciarem esse comportamento em casa. Na realidade, as crianças que têm pais que são relaxados em relação ao horário, provavelmente reproduzirão essa atitude quando adultos. Infelizmente sabemos que é muito complicado apresentar-se coerente e responsável perante a sociedade se você, nos seus compromissos, chegar sempre atrasado. Por isso as crianças necessitam assimilar, desde pequenas, o hábito da pontualidade.

Então como proceder?

Procure, com determinação, encontrar maneiras de otimizar a relação que seus filhos têm com o tempo. Uma estratégia que costuma funcionar é assumir no contexto doméstico a ideia de valorização do tempo de estudar, de brincar, de dormir, de comer e de fazer refeições. Mas não desanime se eles se distraírem e não cumprirem o combinado.  Ao contrário, seja paciente e incentive-os a tentarem novamente!

Quanto à escola, e de modo disciplinado, acorde seu filho sem perder de vista a importância de uma rotina adequada no período que antecede a saída para a escola. Afinal, seu filho precisa relacionar-se de forma saudável com os desafios da aprendizagem, sendo pontual e treinando no cotidiano a importância de ser comprometido com o próprio tempo e com o tempo dos outros!

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita