Cartas |
|
Ano 12 - N° 600 - 6 de Janeiro de 2019 |
De: P. A. (Ponta Grossa, PR)
Terça-feira, 1º de janeiro de 2019 às 21:42:57
Fico nos finais de semana na casa da minha sogra. Ao retornar, quando entro em minha casa, sangro como se fosse uma menstruação e sinto muita dor na cabeça. Queria saber o porquê. Isso tem a ver com a parte espiritual?
P. A.
Resposta do Editor:
Casos assim podem ter como fundo questões emocionais, não se podendo, todavia, descartar a ação de entidades desencarnadas. É necessário, porém, que se busque primeiro o atendimento médico ou psicológico especializado. Com relação ao aspecto espiritual, sugerimos à leitora que busque orientação numa Casa Espírita de sua cidade, na qual a prece, os passes, o atendimento fraterno poderão ser-lhe de grande valia. |
|
|
De: CEPA-Associação Espírita Internacional (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018 às 11:30
Assunto: Nota de repúdio à violência
Considerando as recentes denúnciasde casos envolvendo abusos de natureza sexual praticados por pessoas identificadas pela mídia como espíritas, a CEPA-ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA INTERNACIONAL vem registrar sua posição a respeito, objetivando alertar a sociedade contra o exercício de práticas mediúnicas espúrias e contrárias às orientações espíritas. De acordo com a Filosofia genuinamente ESPÍRITA, fundada por Allan Kardec:
1. Espírita é todo aquele que adota a Filosofia Espírita como orientação moral e espiritual. Espiritualista é toda pessoa que acredita haver em si algo mais além da matéria. Portanto, todo espírita é espiritualista, mas nem todo espiritualista é espírita.
2. Conforme Allan Kardec: “A faculdade mediúnica é uma propriedade do organismo e não depende das qualidades morais do médium; ela se nos mostra desenvolvida, tanto nos mais dignos, como nos mais indignos[...]”. Desse modo a mediunidade não é sinônimo de “santidade” e não deve ensejar qualquer forma de gurulatria; ademais não se apresenta apenas nos espíritas, pode revelar-se em qualquer pessoa, independente de crença ou fé.
3. Pelo menos dois episódios, relacionados ao trabalho de médiuns, chocaram o Brasil recentemente e envolveram o nome do Espiritismo. O primeiro remonta ao mês de agosto e refere-se ao ex-professor universitário e médium espírita Maury Rodrigues da Cruz, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, de Curitiba (PR). A imprensa divulgou que Maury assediou sexualmente 57 jovens do sexo masculino. Todavia, o caso mais recente e de grande repercussão envolve o médium espiritualista, que se afirma católico, conhecido como João de Deus (João Teixeira de Farias), e que atende na Casa de Dom Inácio, em Abadiânia (GO). Este caso tem maior ressonância, tanto pelo número de denúncias quanto pelo reconhecimento nacional e internacional do médium. Até o momento em que esta Nota foi redigida, mais de 300 mulheres haviam procurado as autoridades declarando haver sido sexualmente abusadas por João de Deus, inclusive a própria filha, na ocasião menor de idade.
4. Maury e João de Deus, conquistaram méritos e reconhecimentos. Consta que curaram muitas pessoas portadoras de enfermidades gravíssimas. Mas, ainda que admirados e endeusados por aqueles a quem intermediaram a cura, revelaram-se apenas humanos, contra os quais há sérias acusações de práticas moralmente condenáveis e totalmente incompatíveis com a ética espírita.
5. Embora em todos os tempos a população tenha se surpreendido vez ou outra com sérias denúncias contra líderes religiosos, não se pode admitir que nenhum ser humano se aproveite da fragilidade do seu semelhante para praticar abuso de qualquer espécie. Sendo o médium espírita ou não, a mediunidade é um dom natural que, segundo a Filosofia Espírita, deve ser praticada gratuitamente a favor da humanidade, do progresso, das pesquisas e de todo o bem que se possa fazer com ela.
6. Os tempos atuais são de violência exacerbada em toda a sociedade. Impressiona, dentre outros crimes, a quantidade de estupros, feminicídios e homicídios, que ocorrem no Brasil.
7. A CEPA manifesta sua mais VEEMENTE REPULSA a todo tipo de violência, especialmente a que se vale de circunstâncias tais como a ignorância, a confiança ingênua, a fragilidade física, psicológica, espiritual ou emocional das vítimas.
8. Outrossim, expressa solidariedade aos que sofrem ou sofreram agressões, bem como às suas famílias. É necessária a máxima atenção da sociedade, pois a vigilância, a precaução, a solidariedade, o cuidar de si cuidando de todos são recursos ao nosso alcance e que devemos usar. Denunciar sempre quaisquer suspeitas de abuso ou violência, para que haja investigação.
9. Mesmo com essa posição, a CEPA recorda que não pode haver condenação antes que os órgãos institucionais competentes concluam o processo. De acordo com a Constituição Federal, ninguém pode ser considerado culpado antes do trânsito em julgado da sentença condenatória.
Jacira Jacinto da Silva - Presidente
CEPA-Associação Espírita Internacional |
|
|
De: M. S. (Recife, PE)
Domingo, 30 de dezembro de 2018 às 15:13:32
Tenho um sobrinho que apresenta um quadro triste de saúde mental. Nesse momento se encontra internado em um Hospital de nossa cidade, depois de ter sofrido uma tentativa de homicídio em sua residência por um grupo de marginais. Peço socorro espiritual. Acredito que ele esteja possuído por um espírito mau.
M.S.
Resposta do Editor:
Alteramos o nome e o domicílio da pessoa que nos enviou a mensagem acima, à qual sugerimos que busque orientação e apoio numa Casa Espírita de sua cidade, na qual a prece, os passes, as vibrações a distância poderão ser úteis ao seu sobrinho e demais membros da família. |
|
|
De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 26 de dezembro de 2018 às 12:13
Assunto: Carta, de forma séria, mas descontraída, ao editor e espíritas universitários.
Chegou a hora de ser dono do seu negócio.
Abra uma franquia. (1) Ganhe como produtor-doador (2).
Segue Celeste orientação:
“Todos os dias surgem, aqui e ali, os que procuram doadores.
Devedores da finança terrena buscam doadores de empréstimos nos institutos amoedados.
Adeptos desse ou daquele partido político buscam doadores de cargos públicos.
Estudantes buscam doadores de elegância no campo da moda.
Artistas buscam doadores de inspiração.
Por toda a parte, há doadores.
Doadores de providências, de recursos, de ideias, de estímulos, de sangue, de olhos, de informações, de palavras.
E Jesus também caminha na Terra procurando certa categoria de doadores difíceis de encontrar, os doadores de suor, que trabalhem desinteressadamente na construção do seu reino de luz.
Irmãos, o Divino Amigo nos bate às portas do coração, pedindo serviço…
Sigamos adiante, guardando a felicidade de sermos com Ele os doadores de suor.” (Aura Celeste/Francisco Cândido Xavier. Ideal Espírita, ed. CEC.)
Dois exemplos de franquias externas, com resultados satisfatórios:
No Portal do Espírito (3)
No Recanto das Letras (4)
Saiba mais:
(1) NEU-UERJ
(2) Bônus-hora: bônus-hora
(3) portal
(4) recanto das letras |
|
|
De: Rádio Espírita Melodias do Bem (Niterói, RJ)
Quinta-feira, 20 de dezembro de 2018 às 06:27:02
Bom dia, eu sou responsável pela Rádio Espírita Melodias do Bem, que toca músicas 24 horas por dia e gostaria de saber como é possível constar o nosso link no espaço do seu site destinado a rádios. Eis nosso website:
www.melodiasdobem.com.br
Agradeço muitíssimo a atenção.
Joubert
Resposta do Editor:
Nossa revista tem satisfação em atender a pedidos como o contido na mensagem acima. Aos criadores e responsáveis da Rádio Espírita Melodias do Bem, nossos cumprimentos e parabéns pelo trabalho que realizam. |
|
|
De: IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" (Mirassol, SP)
Segunda-feira, 31 de dezembro de 2018 às 15:13
Às irmãs e irmãos da lide espírita...
Feliz ano de 2019! Que as bênçãos de Jesus nos alcancem a todos, mantendo-nos no padrão de energias salutares e produtivas no bem... Continuemos no esforço diário para nos libertarmos dos "pesos" que carregamos em nossa mochila de muitas encarnações pregressas...
Anexo, nosso informativo espírita mensal, com anotações que nos chamam a atenção para nossas necessidades... Não se esqueçam de encaminhá-lo aos teus contatos...
Abraços fraternos,
Sérgio Bernardi
IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" |
|
|
De: Maria Martins (Lisboa, Portugal)
Quarta-feira, 26 de dezembro de 2018 às 12:17:06
Irmãos,
Acho que há uns tempos li que um casal de médiuns ajudava pessoas desde que fossem expostos os problemas por carta ou mail. É possível indicar a forma de chegar até eles?
Grata.
Maria
Resposta do Editor:
Não temos a informação solicitada pela leitora, a quem sugerimos que procure orientação numa das Casas Espíritas existentes em Lisboa. Em todas elas há um setor de atendimento fraterno que pode perfeitamente ajudá-la, valendo-se para isso dos recursos espíritas que tantas pessoas buscam nos centros espíritas. |
|
|
De: Marta Janete Furtado D Silva (Frutal, MG)
Terça-feira, 25 de dezembro de 2018 às 16:40:34
Boa tarde!
Prezados Companheiros de ideal,
1 - Como poderemos receber mensagens espíritas impressas para distribuirmos na Livraria e para Casas Espíritas?
2 - Os textos são da psicografia de Chico Xavier.
Agradecemos pela atenção e aguardamos resposta.
Marta Janete
Resposta do Editor:
Em correspondência enviada no dia 26 de março de 2013 à nossa revista, o confrade José Venício, dirigente da Editora Correio Espírita (Rio de Janeiro, RJ), disse-nos que a citada editora distribui mensal e gratuitamente livros e mensagens espíritas de cunho ético e moralizador, durante 6 meses. Basta ao interessado enviar-lhe a solicitação. Eis seu endereço para fins de contato: jose-venicio2010@bol.com.br |
|
|
De: Rogério D. (Porto Alegre, RS)
Segunda-feira, 24 de dezembro de 2018 às 20:04:56
Assunto: Seção de Cartas
Há muitas edições que não consigo abrir a seção de cartas; quando clico aparece sempre que está vazia.
Abraço.
Rogério
Resposta do Editor:
Não existe problema técnico no website de nossa revista, embora fatos assim possam ocorrer, por motivos que atribuímos geralmente a problemas locais, pertinentes à operadora de internet utilizada pelo leitor.
Seguem os links da seção de Cartas de nossas 5 últimas edições, para que o leitor tente novamente o acesso ao seu conteúdo:
595 - cartas-595
596 - cartas-596
597 - cartas-597
598 - cartas-598
599 - cartas-599 |
|
|
De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)
Quarta-feira, 26 de dezembro de 2018 às 14:01
Assunto: “Libertação espiritual” - e-book gratuito de J. Herculano Pires
Olá! Bom dia!
Tudo bem? Espero que esteja!
Um novo Ano Novo está prestes a iniciar e podemos aproveitar esses momentos para... continuar nossas reflexões!
Queremos aproveitar essa oportunidade e entregar mais um presente especial a você que nos acompanha sempre: o livro “Libertação espiritual”, de J. Herculano Pires. Para baixá-lo, clique aqui: ebook gratuito
O e-book apresenta um importante olhar sobre O Livro dos Espíritos e sobre o Espiritismo.
Um 2019 repleto de ações no bem e esperança no coração!
Grande abraço,
Izabel Vitusso
Editora Correio Fraterno |
|
|
De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)
Quarta-feira, 2 de janeiro de 2019 às 07:42
Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui
Acesse o site do Jornal Mundo Maior - eis o link - e leia outras mensagens, como esta, editada pela Redação do Momento Espírita:
“Ontem foi o dia que dá início a um Novo Ano.
Todos queremos iniciar mais um ano com esperanças renovadas. É um momento de alegria e confraternização. As rogativas, em geral, são para que se tenha muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender. Mas será que se tivermos tudo isso teremos a garantia de um Ano Novo cheio de felicidade?
Se Deus nos dá saúde, o que normalmente ocorre é que tratamos de acabar com ela em nome das festas. Seja com os excessos na alimentação, bebidas alcoólicas, tabaco, ou outras drogas não menos prejudiciais à saúde. Não nos damos conta de que a nossa saúde depende de nós.
Dessa forma, se quisermos um bom ano, teremos que fazer a nossa parte. Se pararmos para analisar o que significa a passagem do ano, perceberemos que nada se modifica externamente.
Tudo continua sendo como na véspera. Os doentes continuam doentes, os que estão no cárcere permanecem encarcerados, os infelizes continuam os mesmos, os criminosos seguem arquitetando seus crimes, e assim por diante. Nós, e somente nós podemos construir um ano melhor, desde que um Feliz Ano Novo não se deseja, se constrói.
Poderemos almejar por um ano bom se desde agora começarmos um investimento sólido, desde que no ano que se encerra tivemos os resultados dos investimentos do ano imediatamente anterior e assim sucessivamente. Poderemos construir um ano bom a partir da nossa reforma moral, repensando os nossos valores, corrigindo os nossos passos, dando uma nova direção à nossa estrada particular.
Se começarmos por modificar nossos comportamentos equivocados, certamente teremos um ano mais feliz. Se pensarmos um pouco mais nas pessoas que convivem conosco, se abrirmos os olhos para ver quanta dor nos rodeia, se colocarmos nossas mãos no trabalho de construção de um mundo melhor, conquistaremos, um dia, a felicidade que tanto almejamos.
Só há um caminho para se chegar à felicidade. E esse caminho foi mostrado por Quem realmente tem autoridade, por tê-lo trilhado. Esse alguém nós conhecemos como Jesus de Nazaré, o Cristo. No ensinamento Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo está a chave da felicidade verdadeira. Jesus nos coloca como ponto de referência. Por isso recomenda que amemos o próximo como a nós mesmos nos amamos.
Quem se ama preserva a saúde. Quem se ama não bombardeia o seu corpo com elementos nocivos, nem o Espírito com a raiva, a inveja, o ciúme. Quem ama a Deus acima de todas as coisas, respeita Sua criação e Suas leis. Respeita seus semelhantes porque sabe que todos fomos criados por Ele e que Ele a todos nos ama. Enfim, quem quer um Ano Novo repleto de felicidades, não tem outra saída senão construí-lo.
Importa que saibamos que o novo período de tempo que se inicia, como tantos outros que passaram, será repleto de oportunidades. Aproveitá-las bem ou mal, depende exclusivamente de cada um de nós.
* * *
O rio das oportunidades passa com suas águas sem que retornem nas mesmas circunstâncias ou situação. Assim, hoje logo passará e o chamaremos ontem, como o amanhã será em breve hoje, que se tornará ontem igualmente. E, sem que nos demos conta, estaremos logo chamando este ano que se inicia de ano passado e assim sucessivamente.
Que todos possamos aproveitar muito bem o tesouro dos minutos na construção do amanhã feliz que desejamos, pois a eternidade é feita de segundos.”
Editor do Jornal Mundo Maior |
|
|
De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)
Domingo, 30 de dezembro de 2018 às 16:42
Olá, caros amigos.
Saudações Kardequianas.
Primeiramente queremos desejar... A todos... As felicitações... De um grande 2019... E que vossos projetos possam se materializar
Segundo... Agradecer... Aqueles companheiros... Que nos ajudaram a traduzir... Obras e materiais espíritas raros: Carla Costa, Fabiana Rangel, Abilio Ferreira Filho, Teresa da Espanha, Creusa Britis, Luciene Miquelon e outros.
Sobre os novos projetos para 2019 na divulgação do Espiritismo:
Estudo sobre Epístolas de Paulo à Luz do Espiritismo (curso presencial)
O curso destaca as recomendações morais das Cartas do apóstolo com abordagens objetivas e fundamentadas nas obras de Allan Kardec, codificador do Espiritismo, e do Espírito Emmanuel, psicografado por Chico Xavier. Coordenação: Antonio Cesar Perri de Carvalho. Participação: Célia Maria Rey de Carvalho e Flávio Rey de Carvalho. Início: 19 de Fevereiro de 2019. Aulas: todas as terças-feiras, das 20h às 21h30. Curso Gratuito. Inscrições iniciais prévias ao inicio do curso. Sem exigência de pré-requisito. Frequentadores do CCDPE ou de outra instituição espírita; público em geral.
Inscreva-se agora: curso das epístolas
No mês de 01/2019... Irá surgir na internet um projeto de vasta envergadura, para aprendizado do Espiritismo on-line. Este projeto chama-se: Peade - Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita, na qual estaremos envolvidos. Estarão à frente deste projeto o Ery, do Luz Espírita, Grupo Marcos e o Marcílio e outros.
Fiquem com Deus e um grande 2019 – são os nossos votos.
Wanderlei |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|