Cartas

Ano 12 - N° 602 - 20 de Janeiro de 2019

De: Airton Schmidt e Azevedo (Navegantes, SC)

Quinta-feira, 10 de janeiro de 2019 às 11:42:15

Olá, meu querido amigo, que a paz do nosso mestre Jesus esteja conosco. Moro numa região onde predomina a agricultura. Surgiu-me uma dúvida que peço, se possível, me esclarecer ou onde encontrar a resposta. É sabido que a utilização da bomba em Hiroshima e Nagasaki mutilou os perispíritos dos encarnados como dos desencarnados. Agora me surgiu uma dúvida. Aqui no Sul, onde os herbicidas são os mais danosos possíveis para a saúde humana, onde acontecem grandes problemas para o corpo físico como o câncer e outros mais. Sabendo também que nosso segundo estágio é o vegetal, pergunto: Não existem problemas para os perispíritos essa utilização indiscriminada? Não sei se estou fazendo uma pergunta que tenha sentido.

Um abraço.

Airton


Resposta do Editor
:

O tema destruição abusiva e vários outros correlatos são examinados no cap. VI – Da Lei de Destruição -, itens 728 e seguintes d´O Livro dos Espíritos, em que o leitor poderá encontrar subsídios relativos à sua pergunta, certo de, conforme é dito pelos instrutores espirituais, toda destruição antecipada “obsta ao desenvolvimento do princípio inteligente”. Quanto ao perispírito, trata-se apenas de um invólucro da alma, que é, esse sim, o ser moral e inteligente, cujo progresso na estrada da vida nos importa assegurar sempre e por todos os meios. 

 

De: Gilmar Rodrigues (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 14 de janeiro de 2019 às 17:58:10

Boa tarde.

Como se realiza a cura espiritual?

Muito grato.

Gilmar

 

Resposta do Editor:

O tema curas espirituais é tratado minuciosamente por Allan Kardec no cap. XIV, itens 31 a 34, do livro A Gênese, em que o leitor obterá a explicação que nos solicita. 

 

De: Flaminius Lentulius Ferreira Da Silva (Sete Lagoas, MG)

Terça-feira, 15 de janeiro de 2019 às 16:25:26

Sempre pesquisei estes maravilhosos estudos de O CONSOLADOR. Quero somente dizer para continuarem com estas magníficas e importantes informações da nossa maravilhosa Doutrina dos Espíritos. Aqui em minha cidade sou coordenador de estudos e os levo para a turma que eu coordeno.

Muito obrigado por tão importante trabalho que vocês vêm realizando. Que Deus e Jesus os abençoem sempre.

Muita Paz!

Flaminius 

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 15 de janeiro de 2019 às 22:26

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui

Acesse o site do Jornal Mundo Maior - eis o link - e leia outras mensagens, como esta, editada pela Redação do Momento Espírita:

 “Ele concluíra o curso de contabilidade. Então, a vontade de ser médico, de fazer algo mais pelo semelhante, o levou a entrar para a Faculdade de Medicina.

E foi ali que, um dia, ele viu uma jovem morena, que lhe chamou a atenção. Ela parecia ser do Nordeste, e tinha um jeitinho de japonesa.

Enfim, alguém que lhe fez bater o coração de forma diferente.

O tempo foi passando. Ele descobriu o nome dela, falou com seus colegas ou seja, foi chegando devagar, mas com certeza.

Em julho de 1970, ele fez o que considerou a sua mais importante aquisição: um par de alianças. Também uma geladeira, já pensando no futuro próximo.

E naquele mesmo ano, antes mesmo dela terminar o curso, se casaram. Isso permitiu que ao conquistar o diploma ostentasse o sobrenome de casada.

Foram anos maravilhosos. Vieram os filhos, somaram-se genros, noras e netos.

As alegrias foram se sucedendo. De vez em quando, uma surpresa, um pequeno susto. Uma cirurgia cardíaca, um problema de saúde adiante.

Quando 2018 quase estava para se despedir, foi que o inusitado aconteceu.

O casal viajou para outro Estado, na casa de um dos filhos, para a comemoração do primeiro aniversário de mais uma netinha.

Foi quando Laerte se deu conta de que estava casado há cinquenta anos. Meio século.

Que coisa incrível. Como o tempo passara. Parecia-lhe que ontem ainda estava propondo casamento para Célia. E, agora, eram avós.

Ele pensou que precisava tomar uma atitude. Cinquenta anos é um bocado de tempo. Teve uma ideia brilhante. Sem nada confidenciar a ninguém, foi comprar um par de alianças, mandou gravar os nomes.

Então, em plena festa de aniversário da menina, com a presença dos familiares, amigos, conhecidos, ele fez o inesperado.

Sentados um de frente ao outro, em alto e bom som, ele perguntou para a esposa:

Célia, você quer casar comigo?

Ela ficou surpresa. Olhou para os filhos, os netos, todos que no salão haviam parado para contemplar a cena. Foram alguns segundos de silêncio quase constrangedor. O coração dele parecia saltar do peito.

Finalmente, ela sorriu e estendeu a mão esquerda. E, com o mesmo nervosismo de cinquenta anos atrás, Laerte colocou-lhe no dedo a aliança de ouro reluzente.

Ela repetiu o gesto dele, rindo, feliz. Um sorriso, como disse ele, jamais visto tão iluminado. E, ante o aplauso dos presentes, eles se beijaram.

Foi assim que eles se casaram pela segunda vez.

 

* * *

 

Em tempos nos quais os relacionamentos adquiriram foro de rapidez, desfazendo-se pela manhã o prometido da véspera, contemplar um matrimônio de meio século é emocionante.

Emocionante por se verificar uma vida rica, plena, uma vida construída e alicerçada no tempo.

Uma vida de tantos frutos. Uma família. Que belo exemplo a seguir.

E o seguem os filhos, um a um, pois para cada um deles, já se somam igualmente anos de consórcio com a multiplicação dos filhos.

Isso se chama amor. Amor que não arrefece porque alguns arabescos estão enfeitando a face do outro. Ou porque o cônjuge tem alguns problemas de saúde.

Ou porque o passo se tornou mais lento e a memória prodigiosa empalideceu.

Amor. Sublime amor, que mantém apertados os laços e enfloresce, no transcorrer dos anos.”

Editor do Jornal Mundo Maior 

 

De: Daiana Lama Lopes (Berizal, MG)

Segunda-feira, 14 de janeiro de 2019 às 03:08:16

Gostaria de saber o site para receber uma carta psicografada por e-mail.

Obrigada.

Daiana

 

Resposta do Editor:

Não dispomos da informação solicitada pela leitora, motivo pelo qual não poderemos atendê-la. 

 

De: Assessoria de Portas Abertas (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 às 09:05

Assunto: Lista Mundial da Perseguição aponta cristãos perseguidos no mundo

Olá, como vai?

Estamos lançando hoje a Lista Mundial da Perseguição, que classifica os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo.

Segue anexo material sobre a Lista que pode ser acessada em https://goo.gl/vV3RKG

Para assistir ao vídeo acesse https://goo.gl/FVF1uu

Para mais informações, material ou entrevista com especialista, por favor, entre em contato.

Abraços,

Regina Andrade

Assessora de Imprensa

 

Nota do Editor:

Com a mensagem acima veio o seguinte texto:

"A Portas Abertas, organização que trabalha no serviço e apoio aos cristãos perseguidos no mundo, lançou hoje os dados de uma pesquisa única, preparada de forma exclusiva no mundo. Com base em pesquisas de campo, a Portas Abertas publica, a cada ano, uma lista com os 50 países mais hostis ao cristianismo.

Um dos objetivos mais importantes de se monitorar a situação religiosa dos países é para que a Portas Abertas defina onde sua ajuda é mais urgente. A lista relaciona 50 países segundo o grau de perseguição que os habitantes cristãos mais enfrentam. Sua atualização é feita considerando-se os acontecimentos e o ambiente religioso do país ao longo do ano anterior.

Espalhados pelos cinco continentes, os países da Lista são os mais hostis à propagação do cristianismo e onde existem severas leis, normas e tradições contrárias a qualquer outro tipo de religião, que não seja a vigente.

Este ano, a Coreia do Norte e o Afeganistão obtêm o maior resultado na perseguição aos cristãos. Embora completamente diferente em política e estrutura social, a pesquisa para o período de novembro de 2017 a outubro de 2018 mostrou que esses dois países receberam pontuações máximas para pressão sobre os cristãos. Somente o escore de violência fez uma distinção entre o primeiro e o segundo lugar.

Medir a perseguição é mais do que apenas registrar incidentes violentos

De acordo com a Portas Abertas, mais de 245 milhões de cristãos em países com 41 pontos ou mais experimentam "altos" níveis de perseguição por sua fé. Mas a perseguição nem sempre significa assassinatos ou penas longas em prisões. "Temos evidências estatísticas para apoiar nossa experiência de que a perseguição está crescendo tanto em intensidade quanto no número de países e [cristãos] afetados", disse Wybo Nicolai, que criou a Lista Mundial da Perseguição na década de 1990 e agora é chefe de serviços externos da Portas Abertas. “Esta lista não altera as tendências dos últimos anos; mas é ainda pior do que no ano passado ”.

Com uma pontuação de 63 pontos, o Marrocos alcançou a classificação 35 na Lista Mundial da Perseguição 2019. O aumento da perseguição no Marrocos se dá principalmente:

• Os cristãos, especialmente os convertidos do islamismo, enfrentam discriminação social e o governo proíbe o proselitismo dos muçulmanos marroquinos. Esta é uma restrição da liberdade dos cristãos de manifestar sua religião e crença no ensino e na prática.

• O crescimento dos movimentos militantes islâmicos no norte da África é motivo de preocupação para os cristãos.

Outro país que voltou para Lista Mundial 2018 é a Rússia (41ª posição). Muitas pessoas acreditam que a Rússia está voltando ao tipo de atitude que caracterizou os piores dias de opressão sob o regime soviético, mas isso é claramente um exagero. Na era soviética, centenas de cristãos de todas as denominações encontraram-se na prisão, hospitais psiquiátricos ou campos de trabalho. Igrejas e materiais religiosos foram confiscados e destruídos. A educação e a formação religiosa eram muito restritas. Os líderes da igreja eram controlados pelo estado e a mídia dava uma imagem muito negativa da fé cristã. Esta não é a situação na Rússia hoje. Mas a proibição de um grupo religioso muito ativo em abril de 2017 é definitivamente um sinal claro e indesejado de possíveis dificuldades que aguardam os cristãos que não são da Rússia no futuro. Além disso, desde 2012, uma série de restrições legais e foram impostas na Rússia. Como há uma tendência de maior controle estatal, é provável que mais legislação desse tipo seja aprovada nos próximos anos. À medida que os laços do país com os países ocidentais estão se tornando mais tensos, a Rússia pode ficar cada vez mais isolada. Isso afetará particularmente aqueles cristãos que pertencem a denominações consideradas como ocidentais. Continua havendo explosões de violência de muçulmanos radicais. Em particular para os cristãos de origem muçulmana, espera-se que o Cáucaso e a região em torno da cidade de Kazan continuem sendo difíceis de viver.

A Rússia está se tornando menos aberta. Embora nunca tenha sido uma democracia aberta ao estilo ocidental, a nova legislação está fazendo com que algumas liberdades obtidas após o colapso da União Soviética sejam cortadas. É verdade que o regime tem como alvo a oposição (e a influência ocidental), mas há uma chance real de que os cristãos que não são da Rússia também se tornem cada vez mais afetados.

De acordo com a pesquisa, 4.305 cristãos foram mortos em todo o mundo no período no período em que os dados eram compilados. Como pode ser visto na tabela abaixo, o número de cristãos mortos por sua fé aumentou novamente após uma diminuição no período WWL 2017.

Lista Mundial da Perseguição: número de cristãos mortos

2016 - 7.106

2017 - 1.207

2018 - 3.066

2019 - 4.305

Essa diminuição se deve principalmente a uma redução na atividade de Boko Haram na Nigéria no período de relatório de 2017. No entanto, os assassinatos na Nigéria aumentaram novamente devido a ondas de ataques de muçulmanos da tribo Fulani em comunidades cristãs nos estados do centro da África e os relatórios estão denunciando essa "limpeza religiosa" (ou limpeza étnica baseada em afiliação religiosa).

Das 4.136 mortes de cristãos por se declararem seguidores do cristianismo dos 50 países da Lista, a Nigéria sozinha representa cerca de 90% (3.731)."

 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita