Cartas

Ano 12 - N° 609 - 10 de Março de 2019

De: L. L. (São Paulo, SP)

Terça-feira, 5 de março de 2019 às 22:42:56

Minha namorada fala que eu fico pensando nela a toda hora e que isso tem a ver com meus pensamentos e meu consciente. Eu nunca entendo nada. Ela diz que as coisas que eu penso atraem algo para ela.

Às vezes ela não consegue dormir e bota a culpa em mim e fala que fica com depressão...

O que isso tem a ver, se eu só penso em coisas boas e como deixá-la feliz?

L. L.


Resposta do Editor
:

Ocultamos, por motivos óbvios, o nome do leitor. Em casos assim, uma consulta direta, face a face, com um bom terapeuta pode perfeitamente equacionar o problema e dar-lhe atendimento. Se necessário, a título de complementação da terapia, a busca dos recursos espíritas – a oração, o passe, o evangelho no lar – pode ser de grande valia. Orientação específica a respeito disso pode ser obtida numa das instituições espíritas de sua localidade.

 

De: IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" (Mirassol, SP)

Sábado, 2 de março de 2019 às 14:28

Assunto: GAZETA IEEAK – Março/2019

Aos amigos da lide espírita...

Em anexo, nosso Informativo Espírita Mensal, ref. Março/19, com assuntos diversos garimpados na literatura espírita, relembrando-nos da nossas muitas necessidades; o que pode nos ajudar em muito... Pedimos que repassem a todos os teus contatos, atendendo sugestão do Espírito Emmanuel, para a divulgação da Doutrina Espírita... Grato.

Abraços fraternos,

Sérgio Bernardi

IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec"

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Sexta-feira, 1º de março de 2019 às 08:34

Assunto: Inclusão das pessoas surdas nas casas espíritas (leia agora!)

Olá! Bom dia!

Tudo bem? Espero que sim!

Você já pensou na dificuldade que têm as pessoas surdas para participar de palestras ou aulas sobre o espiritismo?

Mestra em educação, Heliane Alves Costa foi entrevistada pelo Correio Fraterno para falar sobre os projetos de inclusão de surdos no movimento espírita e as diversas frentes que vêm se organizando pelo Brasil.

"São poucos os surdos que conhecem a doutrina, e poucos espíritas estão envolvidos nesse grande projeto de acessibilidade", revelou a psicopedagoga. Confira: www.bit.ly/2XwXfcl

Você ficou sabendo que foi lançado no final do ano passado o Dicionário Espírita em Libras, com mais de 350 verbetes de termos espíritas em português e sua tradução para Libras? O lançamento aconteceu na União Espírita Mineira, durante o 4º Encontro de Surdos e Ouvintes Espíritas, para romper barreiras e fazer a diferença.

A iniciativa é realmente muito interessante. O dicionário tem acesso gratuito e, no site do Correio Fraterno, você vai ficar por dentro de todos os detalhes e também assistir aos vídeos dos depoimentos de surdos que participaram do evento.

Conhecendo-os, podemos também ajudar a romper barreiras. Que tal na sua casa espírita?

Abraço e até a próxima!

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Alexandre Fontes da Fonseca (Campinas, SP)

Terça-feira, 5 de março de 2019 às 19:51

Assunto: Publicação de novo artigo no Jornal de Estudos Espíritas (JEE)

Olá todos,

Acabamos de publicar um novo artigo no Jornal de Estudos Espíritas (JEE), intitulado "Instinto: inteligência de origem divina na matéria", de autoria de Marisa Simões e Alexandre F. da Fonseca.

Esse artigo traz uma contribuição inédita ao conhecimento espírita! Ele apresenta uma solução para o problema da origem do instinto nos seres vivos, problema esse levantado por Kardec, analisado por ele, mas não solucionado por ele. Simões e Da Fonseca mostram como uma descoberta científica que só ocorreu no século passado permite apresentar uma solução para o problema da origem do instinto satisfazendo todas as condições exigidas por Kardec para a solução ser legítima e de acordo com o Espiritismo. Os Autores conseguem isso, isto é, apresentaram uma solução para esse problema que está em pleno acordo com a Doutrina Espírita.

O artigo está dividido em várias seções onde os Autores primeiro introduzem o tema discutindo o conceito de instinto com base em avanços atuais do conhecimento científico. Depois apresentam uma revisão histórica do entendimento sobre o instinto da época de Kardec. Em seguida, apresentam a discussão feita por Kardec do problema da origem do instinto, bem como as soluções que ele cogitou e ele mesmo criticou como imprecisas. Por fim, os Autores apresentam a sua proposta de solução para o problema. Além do aspecto didático, o artigo discute um equívoco comum no meio espírita em torno da afirmação de que o instinto estaria presente no princípio inteligente.

O artigo pode ser acessado gratuitamente através do link abaixo: https://goo.gl/yK94by

Após abrir a página do resumo do artigo, clique em "PDF", e leia no próprio Browser ou siga as instruções para baixar o arquivo PDF do artigo em seu computador, tablet ou celular. O acesso é gratuito, mas a reprodução em parte ou em todo do artigo só pode ser feita com a autorização dos Autores. Caso divulguem em algum site ou citem em outros estudos, usem por favor a forma: 

M. Simões e A. F. Da Fonseca, Jornal de Estudos Espíritas 7, art. n. 010203 (2019). Acesso por https://goo.gl/pLGQ4Y

Se gostar do artigo ajude, por favor, a divulga-lo. Se souber de pessoas que podem ter interesse em receber notícias sobre novas publicações do JEE, peça que solicitem o cadastro do e-mail enviando mensagem para o Editor em jestudosespiritas@gmail.com

Esperamos que a leitura seja ao mesmo tempo instrutiva e inspiradora para futuros estudos.

Abraços fraternais e desejo de paz e aprendizado a todos!

Alexandre Fontes da Fonseca

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Sábado, 2 de março às 14:51

Olá, caros amigos. Saudações Kardequianas.

Primeiramente agradecemos ao tradutor Abílio Ferreira Filho. Sem ele não teríamos esta sensacional tradução. Estamos trazendo um resgate das grandes lutas que foram travadas no movimento espírita europeu há mais de 100 anos.

Em 1883 foi publicada em Bordeaux, França, uma brochura cuja autoria é registrada pela inscrição "alunos de J.-B. Roustaing", sem a real denominação desse grupo de discípulos daquele célebre advogado bordelense. O título desse opúsculo de 164 páginas é “Os Quatro Evangelhos de J.-B. Roustaing: resposta aos seus críticos e adversários”. A obra é uma espécie de Obras Póstumas roustainguista; segundo os editores, ela reúne textos que seu mestre — Jean-Baptiste Roustaing — teria escrito e encaminhados para serem publicados pelos seus seguidores, mas somente depois de sua desencarnação (2 de janeiro de 1879, uma década depois da desencarnação de Allan Kardec). E o que dizem esses textos? Bem, além de uma tentativa de requentar a doutrina —praticamente natimorta — roustainguista, eles trazem duríssimas críticas ao Codificador Espírita, em resposta ao modo como ele tratou as ideias contidas na obra Os Quatro Evangelhos de Roustaing.

Até aí, tudo bem. Poder-se-ia dizer que se tratava de um golpe provindo de sectaristas do movimento espírita que formaram um grupo de "discípulos roustainguistas", cuja representatividade era muito pequena, inexpressiva mesmo. O problema era que essa brochura estava não apenas sendo recepcionada, mas também divulgada pelo órgão que era a herança de Allan Kardec e sua esposa Amélie, deixada para a promoção do Espiritismo, órgão esse — a Sociedade Anônima para a continuação das obras espíritas de Allan Kardec — então controlado por Pierre-Gaëtan Leymarie, também diretor da Revista Espírita, que, aliás, estava franqueando a distribuição do opúsculo dos "alunos de Roustaing".

Indignados com essa situação ultrajante, alguns espíritas leais a Kardec — e à Doutrina Espírita — acabaram por fundar uma nova Sociedade, a União Espírita Francesa, e uma nova revista, O Espiritismo, para fazer frente aos abusos de Leymarie e seus amigos roustainguistas e teosofistas. Numa dessas investidas, no mesmo ano de 1883, a União publicou uma brochura justamente em resposta àquele dos "alunos de Roustaing". E é esse documento que aqui anunciamos como já fazendo parte do acervo da nossa Sala de Leitura.

O que estamos oferecendo aqui é a tradução da brochura da União Espírita Francesa, traduzida por Abílio Ferreira Filho, com prefácio de Jorge Hessen, formatação de Ery Lopes e revisão geral por Wanderlei dos Santos, e, como anexo, um trecho da obra editada pelos alunos de Roustaing, justamente a parte mais espinhosa do opúsculo, pela qual o bastonário de Bordeaux assina um artigo em resposta a Allan Kardec e lhe tece as mais revoltantes injúrias.

Eis o link:

https://goo.gl/S1CQbu

Vejam também o lançamento pelo “Luz Espírita”:

J.-B. Roustaing - Diante do Espiritismo - Resposta a seus alunos (1883)

Eis o link:

https://goo.gl/r3aWrr

E a luta segue.

Wanderlei

 

   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita