Livros - Lançamentos

por José Carlos Munhoz Pinto

Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor, os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.

As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.

Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.


Os Curadores do Senhor
De Antônio Carlos Guimarães
Editora Virtual O Consolador

Esta obra, ora publicada pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria de Antônio Carlos Guimarães, autor dos e-books Gestão do Conhecimento e Doutrina Espírita, publicado pela mesma editora em 2013, e de Ferramentas eletrônicas para estudar e divulgar o Espiritismo, Pesquisa bibliográfica espírita e Planificação e elaboração de palestras espíritas, publicados em 2018, também pela EVOC.

O e-book Os Curadores do Senhor narra a história de parceiros amorosos de outras vidas que se reencontram numa situação de resgate espiritual, em face de notáveis fenômenos  de cirurgias e curas paranormais.

No enredo, um médico e professor – movido pela intuição e o fascínio por uma mulher por quem se enamorou em sonhos − deixa a cidade de São Paulo em direção ao interior de Minas Gerais para pesquisar fenômenos de cura produzidos por uma médium desconhecida, e lá descobre suas ligações passadas e seus compromissos cármicos com a sensitiva e os trabalhos espirituais. Esse é o fio condutor desta novela paranormal, de final surpreendente.

Por meio de personagens ligadas a atividades de cura, a narrativa relanceia alguns pontos da evolução da arte médica terrena e espiritual desde os povos primitivos − perpassando pela cultura clássica Greco-Romana, pelos profetas hebreus, por Jesus e seus apóstolos − até Allan Kardec, no Século XIX, e o exercício da mediunidade de cura no Brasil dos anos 1960.

Numa visão doutrinária espírita, mostra como, muitas vezes, os médiuns de cura, atuando sem orientação, sem apoio, sem defesa mental ou espiritual, assediados por encarnados interesseiros e espíritos perturbados, sujeitam-se a todos os riscos: inquéritos penais, depauperamento mediúnico, perversão da faculdade, processos obsessivos.

O autor utiliza como pano de fundo a história da médium curadora Désirée Godu, estudada por Allan Kardec na Revista Espírita, e entremeia, à trama romanesca, fatos e pessoas reais com personagens fictícios, para ilustrar a sublimidade e os perigos do exercício da mediunidade de cura.

Mostra ainda como a mediunidade de cura é de todos os tempos, e também como Jesus, o Curandeiro Divino, e seus apóstolos, fizeram largo uso dessa faculdade. E afirma que é da Lei que homens da ciência e homens da fé se associem, para que juntos Fé e Ciência possam minorar o sofrimento humano.

A história dá-se em Aguinhas, nome fictício que vela a cidade de Lambari, no Sul de Minas Gerais, onde o autor fez passar sua história.

 


 

 


O Passe Espírita
De Luiz Carlos de Melo Gurgel
Editora: FEB
O autor estabelece noções preliminares sobre o passe àqueles que pretendem se iniciar nos estudos sobre as habilidades necessárias aos abençoados serviços assistenciais da terapia fluido-magnética, como é chamado. Neste livro, o leitor terá acesso a um estudo sobre a anatomia e a fisiologia do corpo humano, sobre algumas leis e princípios relacionados ao passe, bem como a relação desses elementos entre si. A obra trata, ainda, do passe propriamente dito, analisando suas técnicas e cuidados especiais, sempre evidenciando que sua prática é uma oportunidade de exercitar, acima de tudo, a caridade. O passe é um gesto de amor verdadeiro, pois quem o pratica deve fazê-lo sem esperar recompensas e encarando os resultados porventura obtidos com a máxima humildade. 

A Gênese - 1ª Edição
De Allan Kardec
Editora: FEB
Lançada oficialmente a 6 de janeiro de 1868, A gênese: os milagres e as predições segundo o espiritismo é a obra que veio coroar a missão do Codificador do Espiritismo. Trata-se de um dos maiores sucessos editoriais de Allan Kardec, haja vista que nos três primeiros meses daquele ano foram publicadas três edições consecutivas, as quais, juntamente com a quarta, impressa em 1869, mas conservando na capa e na folha de rosto o ano de 1868, guardam perfeita identidade, não passando as três últimas de meras reimpressões, cópias idênticas da primeira edição. Com a publicação desta edição histórica, a Federação Espírita Brasileira se associa às homenagens prestadas no Brasil e no Exterior ao sesquicentenário do derradeiro livro da Codificação Espírita, editando-o em nossa língua com base na 1ª edição francesa de 1868, dado o seu inestimável valor histórico, a fim de que os estudiosos possam confrontá-lo com a versão definitiva, revista, corrigida e ampliada ? a 5ª edição ? publicada em Paris em dezembro de 1872.

Livres para recomeçar
De Rose Elizabeth Melo
Editora: Vida & Consciência
Quem nunca se apaixonou e se decepcionou? Quem passou pela vida sem ter experimentado pelo menos um momento de amargura? Qual de nós pode afirmar que nunca desejou se vingar de alguém? Quantas vezes chamamos de justiça o que é, na essência, desejo de vingança? As histórias da vida vêm carregadas de lições que nem sempre conseguimos captar. Por meio de relatos de dramas reais, esta obra mostra o preço a ser pago sempre que nos aprisionamos em ressentimentos. Uma trama envolvente, repleta de encontros e desencontros, com reflexões oportunas.

O Caminho do Reino
De Wagner Gomes da Paixão
Espírito: Honório de Abreu

Editora:
GEB

O Evangelho de Jesus ganha aprofundamento e demonstra facetas de sua excelsa beleza pela visão clara e discernida do espiritismo, utilizada com domínio e segurança. Este trabalho traz uma abordagem séria e abrangente das Três Revelações de Deus, encadeadas em sublime didática, demonstrando como a evolução funciona de forma harmônica na criação divina, de forma a descobrir qual é o caminho do Reino de Deus.


O Apocalipse - Uma Visão Espírita
De Fabio Dioniso
Editora:
Dionisi

Esta obra analisa e interpreta o Apocalipse de João à Luz da Doutrina Espírita e atesta a veracidade das informações que se encontram no livro. Devido à dificuldade de compreensão de sua mensagem, esclarece as passagens mais obscuras e aponta a necessidade da reforma íntima diante desta última fase do apocalipse, descrito por João.


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita