Brasil
por Marcel Bataglia Gonçalves

Ano 13 - N° 616 - 28 de Abril de 2019

 

Uma Casa Espírita a serviço do bem


Em Joinville (SC) destaca-se por sua atuação o Centro Espírita Paz do Senhor, fundado em maio de 1955


Na década de 1950, mais precisamente no ano de 1955, a história mundial amontoou inúmeros episódios que marcaram a evolução humana ao longo dos anos. Como exemplos, o porto de Sebastopol, localizado na península da Crimeia, recebe um navio de guerra soviético que atinge uma mina da II Guerra Mundial; Disneylândia finalmente abre as portas de seu complexo para o público; o contralto Marian Anderson se torna a primeira pessoa de cor negra a se apresentar no Metropolitan Opera; e uma simples recusa de uma costureira no Alabama em ceder seu assento de ônibus a um homem branco leva-a à prisão sob a acusação de ter violado as leis de segregação racial.

No mesmo ano em que inúmeros acontecimentos mudaram o curso da história mundial, surgia em Joinville, no norte do estado catarinense, o Centro Espírita Paz do Senhor (CEPS).

Fundado em 8 de maio de 1955, é uma organização instituída nos termos do artigo 44 do Código Civil Brasileiro, com atividades nas áreas assistencial, cultural, beneficente, filantrópica e religiosa, e sede na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina, situada na rua João Pessoa, 172, bairro Saguaçu.

A instituição tem por objetivo e fins o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras de Allan Kardec e em conformidade com as orientações da Federação Espírita Brasileira, a prática da caridade espiritual, moral e material por todos os meios ao seu alcance, dentro dos princípios da Doutrina Espírita, onde seus participantes atuam de maneira voluntária gratuita e doutrinária.

O CEPS, ao longo de seus quase 64 anos, desenvolveu maravilhosos trabalhos em prol da sociedade local e hoje conta com nove departamentos a seguir apresentados.

DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO FRATERNO

Tem por objetivo proporcionar à pessoa que busca a Casa Espirita a oportunidade de expor livremente e em caráter solidário suas dificuldades, fornecendo ao irmão atendido breves orientações evangélico-doutrinárias para entender os seus problemas, encaminhando-a se assim desejar aos recursos espirituais que a casa oferece. Não se propõe o Atendimento Fraterno, e sim “resolver desafios, nem as dificuldades, eliminar doenças, nem os sofrimentos, mas propor ao participante os meios hábeis para sua própria recuperação”, segundo Joanna De Ângelis. Contribui o Atendimento Fraterno para o despertar das potencialidades do indivíduo que podem ser utilizadas na superação de si mesmo e dos obstáculos externos. Para isso é ideal que haja o empenho moral o esforço e a vontade por parte do atendido em fazer a reforma íntima, conseguindo gradativamente o equilíbrio emocional necessário para tomar as rédeas da própria vida.

DEPARTAMENTO DE INFÂNCIA E JUVENTUDE (DIJ)

Não mais sugestivo, o nome DIJ atua diretamente com o público Infanto-Juvenil entre 04 e 25 anos. A Evangelização, neste caso busca transmitir a doutrina espírita através de dinâmicas e técnicas adequadas a cada faixa etária. Ela ocorre às sextas-feiras das 20h às 20h45 e domingo das 10h às 11h.

DEPARTAMENTO DE ARTE ESPÍRITA (DEARTE)

Como objetivo, o departamento busca desenvolver a sensibilidade dos participantes através do estudo e prática da Doutrina Espírita; divulga a Doutrina Espírita através da arte, estimulando bons sentimentos àqueles que tiveram acesso às apresentações\exposições promovidas pelo departamento; promove eventos artísticos integrando outros departamentos, além de incentivar o uso da arte nas aulas de evangelização, nos grupos de estudo e na assistência e promoção social. O DEARTE possui também duas atividades fixas: 1°Grupo de Teatro que estuda as obras da ABRARTE (Associação Brasileira de Artistas Espíritas) além de exercícios e preparação de apresentações aos sábados das 16h às 18h, e 2° Grupo vocal que se reúne às quartas-feiras das 19h30 às 21h. O departamento ainda conta com projetos em andamento:

- Peça de teatro “O Despertar”, de João Celino e Célia;

- Peça “Caso de família”, montagem coletiva do Grupo de Jovens sob coordenação de Leandro;

- Peça “O livro dos Espíritos”, montagem coletiva do Grupo de Jovens, coordenado por Leandro;

- Ensaio de músicas espíritas pelo grupo vocal e pelo grupo de evangelização de 10 a 13 anos, sob coordenação de Rosa.

DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA (DAPSE)

Além do aprendizado nas oficinas, há também palestra com temas Evangélicos. Orientações sobre saúde higiene e educação. A casa fornece lanche para as alunas e as crianças, além de vale transporte para as crianças. Realiza também doações de roupas, alimentos e enxoval de bebê. Participam deste departamento 16 voluntárias, porém 12 famílias estão envolvidas nas atividades. Atualmente são cinco crianças de zero a seis anos de idade e 6 crianças de 8 a 12 anos de idade. As crianças recebem reforço escolar. As atividades promovidas pelo departamento funcionam todas as terças-feiras das 13h às 17h e elas são:

- Bordados (ponto cruz, hardanje, ponto reto e vagonite);

- Costura (aprendem a utilizar máquina reta e overloque, fazem blusas, calças e roupa de cama);

- Artesanato (colagem em tecido, sandálias com pedras, tapeçaria e o que estiver na moda).

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS

Destina-se a todos que possuem interesse em conhecer mais sobre a Doutrina Espírita. Tem por objetivo, promover conhecimento e aprendizado para os que se dedicam a estudar a Doutrina Espírita.

DEPARTAMENTO LIVRARIA E BIBLIOTECA

O CEPS conta com uma livraria especializada em títulos da doutrina espírita. Possui hoje 450 títulos aproximadamente de autores diversos. A livraria está aberta para o publico em geral.

O Centro Espírita Paz do Senhor ainda conta com os departamentos: DDC (Departamento de Divulgação e Comunicação); Departamento de Relacionamento e Eventos, além do Departamento Mediúnico.

Contatos com a instituição podem ser feitos pelo tel. 47 - 3418-3405 ou pelo e-mailcepsnuvem@gmail.com.

 

Grupo de voluntários


 

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita