Brasil
por Giovana Campos

Ano 13 - N° 629 - 28 de Julho de 2019

 

“O envelhecimento é uma forma de aprendizado dos valores da alma”


O médico geriatra Carlos Eduardo Durgante fala-nos sobre sua mais recente obra, intitulada Um tempo de colheita
 

O médico geriatra Carlos Eduardo Durgante (foto), da Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul (AMERGS) acaba de lançar mais um livro: Um tempo
de colheita, em que apresenta ao público a bênção do envelhecimento e os aprendizados que essa etapa da vida proporciona à alma. Aqui ele nos conta um pouco mais sobre sua mais recente obra.

Como surgiu a ideia de escrever o livro Um tempo de colheita?

Este livro é mais um reencontro com temas recorrentes em minha humilde jornada pelo universo literário. Retomo assuntos que já explorei em obras anteriores que escrevi,
especialmente em Velhice: culpada ou inocente? e a Cartilha do Envelhecimento Sadio. Escrever esse livro propiciou-me reforçar ainda mais certezas que guardo comigo, como as de que o envelhecimento é uma forma de aprendizado e que nunca deveria ser lamentado, mas, sim, celebrado por ser um privilégio e uma oportunidade que não é concedida a todos, para o exercício de valores espirituais fundamentais à reforma íntima que se processa continuamente. Nesse livro eu dirijo meu olhar para os valores da alma, especialmente as relações afetivas, os vínculos de amizade e a espiritualização do ser, em detrimento das efêmeras e supervalorizadas conquistas – como beleza ou aparência exterior, a fama, a posição social, a riqueza, o poder, os prazeres obsessivos, entre outras –, que, certamente, não contribuirão em nada para o gozo da plenitude do ser.

O que o público pode esperar desta nova obra?

O público poderá encontrar informações científicas sobre estudos relativos aos fatores que são fundamentais e determinantes para um envelhecimento mais saudável, generoso, com dignidade e com objetivos e propósitos. Trago também depoimentos que colhi de idosos sobre seu tempo de colheita. O livro aborda ainda a dinâmica e funcionamento de um grupo de terceira idade dentro de um centro espírita, e os testemunhos valiosos de alguns de seus participantes. A nossa existência enquanto encarnados segue um processo muito semelhante ao da preparação do solo que se pretende cultivar. A terra precisa estar pronta e apropriada para receber a semente, os raios do sol, o orvalho, a chuva, o adubo e, diuturnamente, ser cuidada para que seus frutos, flores ou raízes não apodreçam ou amadureçam antes do tempo, ou que ameaças de toda ordem ao plantio não comprometam a desejada colheita. É a vida humana imitando a sabedoria divina.

Além da noite de autógrafos que ocorreu em Teresina, onde mais a obra será pessoalmente apresentada?

Ao longo dos próximos meses estarei lançando a obra em locais ainda a definir, por ocasião de palestras que darei sobre o tema do livro, tal como ocorreu durante o Mednesp 2019, realizado em Teresina, no Piauí.

Onde os leitores podem encontrar o livro?

Indico o site da Livraria Francisco Spinelli da FERGS:www.livrariaespirita.org.br/


 
 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita