Cartas

Ano 13 - N° 634 - 1° de Setembro de 2019

De: Frank Silva (Trindade, GO)

Sexta-feira, 23 de agosto de 2019 às 16:42:52

Diante da narrativa trazida pelo próprio Allan Kardec de que sua doutrina seria complementada, fato esse que pode ser ratificado pelas inúmeras e riquíssimas obras trazidas por Chico Xavier que aprofundam e descortinam pontos e aspectos até então desconhecidos ou de outro modo confirmando com uma rica narrativa as considerações trazidas pelos espíritos através de Kardec. Percebemos outras obras inclusive difundidas pela Federação Espírita Brasileira como por exemplo o livro Jesus Perante a Cristandade, do espírito Bittencourt Sampaio, que afirma a condição de corpo fluídico do Cristo em 1898, 30 anos depois da obra citada acima e organizada por Allan Kardec. Pois bem, munido dessas informações gostaria de perguntar se de fato o Corpo de carne de um espírito tão evoluído, o mais perfeito espírito que já pisou nesse planeta, seria mesmo verdade. Lembrando ainda do elencado por Allan Kardec "É fora de dúvida que semelhante fato não se pode considerar radicalmente impossível, dentro do que hoje se sabe acerca das propriedades dos fluidos". Baseado nessas informações poderia me auxiliar nessa oportunidade de conhecimento.
Desde já agradeço pelos prestimosos estudos orientados através desse site e aguardo o seu retorno.
Paz e bem!

Frank Silva


Resposta do Editor
:

A questão do corpo fluídico de Jesus foi examinada por Kardec no seu livro A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, no cap. XV, itens 64 a 67, em que, após considerações inúmeras, o codificador da doutrina espírita escreveu: “Jesus, pois, teve, como todo homem, um corpo carnal e um corpo fluídico, o que é atestado pelos fenômenos materiais e pelos fenômenos psíquicos que lhe assinalaram a existência”.

O citado livro – derradeira obra publicada por Kardec – foi dado a lume em 1868, mais de 150 anos atrás e, nesse aspecto, jamais foi desmentido pelos Espíritos que se manifestaram pelos médiuns Francisco Cândido Xavier, Divaldo Franco e Yvonne A. Pereira, bem como pelos médiuns que se destacaram no mesmo período fora do nosso país, como José Maria Fernandez Colavida, Amalia Domingo Soler, Miguel Vives e tantos outros.

Não há, pois, motivo algum para que o ensinamento de Kardec, no tocante a esse assunto, seja ignorado. O motivo é simples: o tempo deu-lhe razão, o que, como sabemos, não ocorreu com a obra Os Quatro Evangelhos, publicada na época de Kardec por J. B. Roustaing.

 

De: Gilmar Osorio Soares (Canoas, RS)
Terça-feira, 27 de agosto de 2019 às 18:58:14
Gostaria que me esclarecesse a diferença entre Sintonia fluídica e a Sintonia energética entre dois seres, encarnados e desencarnados
Gilmar


Resposta do Editor
:

As expressões sintonia fluídica e sintonia energética não nos parecem adequadas, e é melhor substituí-las por outra expressão: afinidade fluídica.

As relações entre dois seres, encarnados e desencarnados, estabelecem-se, como sabemos, por meio dos respectivos perispíritos, dependendo do grau de afinidade existente entre eles a maior ou menor facilidade dessas relações.

A afinidade fluídica está relacionada à constituição do organismo espiritual dos indivíduos.

Além dela, existe a chamada afinidade moral, que decorre do adiantamento espiritual alcançado por eles.

Pode, pois, haver entre duas pessoas afinidade fluídica e não existir afinidade moral, do mesmo modo que pode existir afinidade moral e não haver afinidade fluídica.

Já tratamos do assunto nesta revista, quando lembramos que a sintonia é ingrediente fundamental na prática mediúnica. É por meio dela que ocorre a percepção das influências espirituais, porquanto, sendo nossa mente um núcleo de forças inteligentes, ela gera pensamentos que, ao se exteriorizarem, entram em comunhão com as faixas de ideias do mesmo teor vibratório, estabelecendo-se, assim, a sintonia mediúnica.

Em nossa caminhada evolutiva, somos todos instrumentos das forças com as quais sintonizamos. Se nosso pensamento flui na direção da vida superior, associamo-nos às energias edificantes. Se nos escravizamos às sombras da vida primitivista ou torturada, entramos em sintonia com forças perturbadoras e deprimentes.

Sobre o assunto, sugerimos ao leitor a leitura dos textos abaixo publicados em nossa revista, nas edições seguintes:

edição 99 - Esde 99

edição 219 - texto 219

edição 437 - revista 437

 

De: Simoni Privato (Montevidéu, Uruguai)

Quarta-feira, 28 de agosto de 2019 às 18:36

Neste vídeo, com base nas informações dadas por Allan Kardec, refletimos sobre o processo de elaboração e amadurecimento do conteúdo de "A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo", bem como suas implicações:

YouTube - O legado de AK

Facebook - O legado

Instagram - O legado II

Agradecemos a todos os que estão participando deste estudo e divulgando os vídeos. Muita paz e felicidade a todos.

Simoni Privato

 

De: Antônio Zanardo Filho (Ribeirão Preto, SP)

Terça-feira, 27 de agosto de 2019 às 14:21:44
Preciso de informações sobre sonambulismo além do que consta na revista edição 121.

Obrigado.

Antônio Zanardo


Resposta do Editor:

Em várias edições desta revista o tema sonambulismo foi focalizado. Eis os textos aqui publicados cuja leitura atenderá, com certeza, ao solicitado pelo leitor:

revista 286

revista 277

revista 364

revista 139

revista 215

 

De: Renato Cypriano Alves (Rio de Janeiro, RJ)

Quinta-feira, 22 de agosto de 2019 às 23:34:12
Vi a revista e adorei.

Renato

 

De: Wilson Fernandes (Goiânia, GO)

Segunda-feira, 26 de agosto de 2019 às 09:24:33
Bom dia.
A mensagem do evangelho está fora do ar.
Wilson


Resposta do Editor
:

Como o leitor pode verificar, não há problemas no acesso às mensagens do Evangelho com busca aleatória.

 

De: Sônia Maria Pereira David Maia (Montes Claros, MG)

Domingo, 25 de agosto de 2019 às 22:24:24
A paz de Jesus derrame sobre os trabalhadores dessa doutrina consoladora.
Amigos, vou fazer um estudo sobre o capítulo 13 item 16: a BENEFICÊNCIA e queria uma orientação de como fazê-lo.
Fico no aguardo.

Deus lhes pague a caridade.
Sou iniciante em palestra. Me ajudem.

Sônia Maria


Resposta do Editor
:

O pedido formulado pela leitora já foi atendido no dia 29 de agosto, por meio de mensagem enviada diretamente a ela.

 

De: Priscila Trevizani (Belo Horizonte, MG)

Quinta-feira, 22 de agosto de 2019 às 09:50:44
Amigos, bom dia. Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo trabalho! Material de muita qualidade, e compromisso com a Doutrina Espírita, que nos faz pensar e sentir. 
Gostaria de saber como enviar a programação de eventos da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte para ser divulgada na revista. 
Abraços!
Priscila


Resposta do Editor
:

Agradecemos as palavras da prezada leitora. As notícias a serem divulgadas em nossa revista devem ser encaminhadas diretamente à editora da seção Movimento Espírita Brasileiro. Eis seu endereço eletrônico: Mariângela Cazetta -mariangela@fatecriopreto.edu.br

 

De: J. C. (Rio de Janeiro, RJ)

Quinta-feira, 22 de agosto de 2019 às 16:24:06
Minha amiga é jovem e tem a doença. O que ela pode fazer para se curar?

J. C.


Resposta do Editor
:

O leitor não disse qual a doença, mas, seja qual for, é importante em primeiro lugar buscar o recurso médico especializado. No Centro Espírita, paralelamente ao tratamento médico, a jovem poderá ser auxiliada com os passes e a água fluidificada, havendo em algumas instituições as sessões de fluidoterapia, que se têm revelado muito úteis como elemento auxiliar na cura de muitas enfermidades.

 

De: Marcos Nóbrega (Mogi das Cruzes, SP)
Quinta-feira, 22 de agosto de 2019 às 18:18:01
Olá amigos, como vai ?
Eu tenho um blog no qual eu abordo sobre o significado dos sonhos do ponto de vista espiritual e psicológico. Com frequência menciono em meus artigos muitos assuntos relacionados à espiritualidade e o seu impacto na origem de muitos sonhos, como: chacras, projeção astral, obsessores, desequilíbrio da energia sexual, etc.
Embora meu blog não seja explicitamente sobre conteúdo espírita, eu adoraria firmar uma parceria com vocês, pois meu público é muito interessado no Espiritismo. Minha intenção é apontar alguns artigos de vocês quando necessário e, assim, complementar o conhecimento dos meus leitores. Em troca peço apenas que insiram um link para meu blog na página de links dessa revista, pois isso pode me ajudar a criar engajamento na internet com esse público mais direcionado. 
Podemos firmar essa colaboração ?
De qualquer maneira estou enviando o link do meu blog: 
segredo dos sonhos

Att.
Marcos


Resposta do Editor
:

O leitor tem a nossa permissão para inserir em seu blog quaisquer dos textos publicados em nossa revista. Quanto à divulgação do seu blog, será para nós um prazer atendê-lo.

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 27 de agosto de 2019 às 22:33

Assunto: Isto é amor ao próximo.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui

Acesse o site do Jornal Mundo Maior - eis o link - e leia outras mensagens, como esta, editada pela Redação do Momento Espírita:

“Existem notícias tristes, que amarguram, que nos falam de um mundo ainda bastante problemático.

No entanto, em meio a essas, existem outras que nos emocionam pela atitude de pessoas que dão exemplos raros de amor ao próximo.

Soubemos de uma americana que doou mais de dois mil litros de leite materno para alimentar centenas de bebês.

Elisabeth Anderson Sierra(1) vive no Estado de Oregon, nos Estados Unidos. Ela possui a Síndrome da Hiper lactação, o que a faz produzir mais de seis litros de leite por dia.

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Elisabeth disse que percebeu que produzia mais leite que o normal em sua primeira gravidez. Mas foi na segunda que a quantidade aumentou consideravelmente.

Sua filha Sophia, de seis meses, consome em média 800ml. Por isso, Elisabeth decidiu doar o excedente.

Isso lhe requer várias horas ao dia, considerando que cinco delas fica com a bomba de sucção nos seios. Depois, ela ainda precisa embalar, etiquetar e colocar todo o leite coletado no freezer.

Afirma que nos últimos dois anos, não teve um dia de folga! Mesmo porque é mãe de duas crianças. Uma verdadeira heroína.

O leite doado serve para amamentar bebês cujas mães não podem fazê-lo, por estarem tomando determinados medicamentos. Ou por terem tido câncer de mama. Também faz doações a casais homo afetivos. O restante vai para um banco de leite, localizado na Califórnia.

Quando lhe perguntaram como se sente nessa doação constante, respondeu: - Sinto que faço parte da humanidade. Eu encorajaria outras mães a fazerem o mesmo. O leite materno é ouro líquido, jamais deve ser desperdiçado.

***

Sinto que faço parte da humanidade.

Esta frase é de alto significado. Todos somos uma única e enorme família: a Humanidade.

Seria importante que assim nos sentíssemos todos. Porque, afinal, família se auxilia mutuamente, um socorre o outro na adversidade, um toma conta do outro.

Família está atenta às necessidades comuns e se mostra disposta a colaborar, a encontrar soluções para problemas que se apresentam.

Cultivando a solidariedade, poderemos, em breve, ter um mundo muito melhor. Um mundo em que colaboremos mais uns com os outros, em que nos preocupemos com o bem-estar de todos. Um mundo em que o verbo amar será conjugado diariamente, vinte e quatro horas do dia.

Amar é doar-se, é dar-se.

É uma atividade prazerosa que felicita a quem ama e a quem é amado, que pode ser alguém bem próximo ou a milhas de distância. Mas, que poderá receber a nossa vibração ou a nossa doação material.

E a Sabedoria Divina é tão magnânima nesses exemplos, que nos concede um retorno mais que especial para incentivar a multiplicação dos nossos gestos de amor.

Vivenciemos esse amor. Amar é experiência que nos plenifica, nos faz felizes. O melhor do amor não é ser amado. É amar.

Doar-se em benefício do próximo não tem preço.

Quanto mais desapego e amor, mais alegria e felicidade.”

(1)  Elizabeth S. Anderson, nascida em 5 de dezembro de 1959, é uma professora universitária de Filosofia. Especialista em estudos sobre as mulheres e filosofia política e moral, leciona na Universidade de Michigan.

Saudações.

Direção do Jornal Mundo Maior

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita