Cartas

Ano 13 - N° 651 - 5 de Janeiro de 2020

De: Margarida Oliveira (Estarreja – Aveiro, Portugal)

Quarta-feira, 25 de dezembro de 2019 às 19:19:35

Ando com uma grande dúvida: está a acontecer frequentemente eu chegar perto de uma pessoa e ela começar a bocejar muito. O pior é que isto está a acontecer muito frequentemente com várias pessoas. Sou eu que estou mal? Sou eu que necessito ir a um centro espírita ou pedir ajuda?
Obrigada.

Margarida


Resposta do Editor
:

Ir ao centro espírita e pedir orientação são medidas valiosas, pois podem ajudá-la a lidar com o problema descrito.

Sobre a ocorrência de “bocejos” na prática espírita, Divaldo Franco, em resposta a uma pergunta, disse o seguinte:

“Há [...] certos cacoetes e viciações que nos cumpre disciplinar. Há médiuns que só incorporam (termo incorreto), isto é, somente dão comunicação psicofônica, se bocejarem bastante. Para dar um toque de humor: quando eu comecei a frequentar a Casa Espírita, na minha terra natal, a primeira parte era um Deus-nos-acuda! Porque as pessoas bocejavam e choravam, demasiadamente. Eu, como era médium principiante, cria que também deveria bocejar de quebrar o queixo. A ‘médium principal’, que era uma senhora muito católica, iniciava as comunicações sempre depois de intermináveis bocejos e tosses que a levavam às lágrimas. Hoje não bocejo, nem no meu estado normal. Quando eles vêm eu cerro os dentes e os evito.

É lógico que uma entidade sofredora nos impregna de energia perniciosa, advindo o desejo de exteriorizar pelo bocejo. É uma forma de eliminar toxinas. Mas nós podemos eliminá-las pela sudorese, por outros processos orgânicos, não necessariamente o bocejo. Há outros médiuns que têm a dependência, em todas as vezes que vão comunicar-se os espíritos, de bater na mesa ou bater os pés, porque se não baterem não se comunicam.” (Diretrizes de Segurança, questão 6, obra de autoria de Divaldo Franco e J. Raul Teixeira)

 

De: Saturnino Melo (Salvador, BA)

Segunda-feira, 30 de dezembro de 2019 às 11:41:53
Que pensar das comunicações mediúnicas  onde o Espírito se diz criança de tenra idade e demonstra viver em situação de dor, algumas vezes procurando pela mãe?

Saturnino


Resposta do Editor
:

A comunicação de Espíritos nas condições citadas, embora incomum, é perfeitamente possível. Mas, como em todos os casos, é necessário examiná-la para avaliar sua autenticidade.

Sobre o tema, sugerimos ao leitor que leia, se puder, o texto que publicamos na seção O Espiritismo responde da edição 449 desta revista. Para acessá-lo, clique aqui

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Sábado, 28 de dezembro de 2019 às 21:30

Olá, caros amigos!

Saudações Kardequianas...

Desejamos um grande 2020 de vastos resgates pela causa espírita e que possamos todos juntos levarmos o ideário espírita adiante dentro do Movimento Espírita Brasileiro (MEB).

Estamos esticando na página do site o Projeto Cartas de Kardec juntamente com o Paulo Figueiredo com os manuscritos que estão na obra Autonomia, a história jamais contada do espiritismo.

Mais o que nos interessa de perto e a COLEÇÃO CANUTO DE ABREU e OS MANUSCRITOS PERDIDOS DE KARDEC, que podem ser vistos em nosso site. Para acessar, clique aqui

Outros assuntos:

1 - O que é Projeto "Cartas de Kardec?" O que manuscritos inéditos revelam? Para acessar: clique neste link-1
2 - Chico Xavier - O homem, a obra e as repercussões (César Perri): palestra proferida na Casa de Oração Bezerra de Menezes (Cobem) na cidade de Salvador (BA) no dia 27/11/2019 pelo orador espírita Antonio Cesar Perri de Carvalho. Para acessar:
 clique neste link-2
3 - O legado de Allan Kardec - Instituições espíritas e fé raciocinada: Estudo e reflexão sobre o livro "O legado de Allan Kardec", de Simoni Privato Goidanich. Para acessar: 
clique neste link-3
4 - Oliver Lodge, físico e defensor do Espiritismo: o nome de Sir Oliver Lodge constitui um dos mais altos ornamentos das ciências modernas. Cientista inglês nascido em Penkhull, Staffordshire em 12 de junho de 1851 e desencarnado em Amesbury em 22 de agosto de 1940. Para acessar: 
clique neste link-4
5 - Spiritisme: Thomas Edison 'Le Royaume de l'au delà' - TCI transcommunication instrumentale. Para acessar: 
clique neste link-5
E a luta segue.

Wanderlei

 

De: Gebaldo José de Sousa (Goiânia, GO)

Domingo, 22 de dezembro de 2019 às 11:18

Assunto: Moisés; Elias e João Batista

Prezado amigo,

Ao citar o livro Jesus Perante a Cristandade, do Espírito Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, no artigo Justiça das Aflições – edição 156 de 10.05.10, de nossa Revista –, meu propósito foi o de enfatizar que nossas aflições são provocadas por nós mesmos, eis que representam o retorno da Lei de Causa e Efeito, por força de nossa conduta em desacordo com as Leis de Deus.

A meu ver, o fato de se registrar que a personalidade tal foi a reencarnação desta ou daquela outra do passado, é importante para demonstrar que o Espírito sobrevive às mortes dos vários corpos que anima, ao longo da evolução – como registrado:

“Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir.”  Mt 11:13-14.

Pouco se me dá saber quem é ou foi a reencarnação desta ou de quaisquer personalidades. Não alimento essa curiosidade. Não é o que busco saber.

Intriga-me, contudo, que o valoroso Espírito Bittencourt Sampaio – autor da belíssima letra da canção Quem sabe – haja se referido ao fato de que Elias havia sido também Moisés.

Se foi adepto da obra de J. B. Roustaing enquanto encarnado, no plano espiritual teria condições de esclarecer o assunto, ainda mais por haver utilizado a bela faculdade do médium SILVA JÚNIOR, Frederico Pereira da.

Outra coisa que os identifica – além das extraordinárias missões que desempenharam: tanto Moisés quanto Elias foram médiuns de efeitos físicos, conforme registros existentes no Velho Testamento.

De minha parte, procuro não perder tempo com assuntos polêmicos, que sempre dividiram e dividem os homens, no passado e no presente – fugindo da essência do que realmente interessa e que tem sido uma das enormes causas do atraso espiritual da Humanidade.

Se concordar, gostaria que divulgasse também estas considerações.

Cordial e agradecidamente,

Gebaldo 

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)

Quinta-feira, 2 de janeiro de 2020 às 06:36

Assunto: Trabalho

Você alguma vez já parou para pensar que o trabalho faz mais sentido em nossas vidas, quando o vivenciamos da melhor maneira possível no nosso modus vivendus?

Vejamos, pois, do que se trata. André Luiz fora convidado para uma reunião mediúnica na Terra para analisar alguns médiuns que se reuniam numa determinada Casa Espírita. O fenômeno anímico ali também era um tabu temível para todos os médiuns iniciantes ou não. Mas com prática no estudo perseverante da mediunidade, certamente alcançará, cada servidor, as notas de inspiração de que precisa para se tornar em carta segura do Evangelho de Jesus na Terra.

Na citação a seguir feita por Calderaro a André no seu livro “No Mundo Maior” no capítulo 9 intitulado “Mediunidade”, pelos dons mediúnicos de Chico Xavier, nos informa da importância do trabalho ativo e comedidamente compreendido, de uma senhora, nessa reunião, a mais receptível daquele grupo. Em dado trecho encontraremos: “Não lhe absorve (ela), o entusiasmo atual pela Ciência, por ainda não trazer de outras existências, nem haver construído, na experiência atual, as necessárias teclas evolucionárias, que só o trabalho sentido e vivido lhe pode conferir”. Muita coisa nessa citação há de ter nossa merecida atenção.

A mediunidade é um impulso que muitas vezes não nasce pronto para todos. Existe uma gradação de sensibilidades que divergem de um médium para outro. Muitos já se apresentam razoavelmente prontos necessitando de alguns reajustes comportamentais enquanto outros iniciarão sua mediunidade desde o seu bê-á-bá.  Aqui, em todos os sentidos, o estudo é essencial para que o medianeiro se promova a desbravador da própria mediunidade tendo conhecimento do terreno delicado por onde se manifestará a sua personalidade no plano da Espiritualidade Maior.

O conhecimento mediúnico é fundamental para que, o médium, venha a ter destreza no mundo invisível ainda desconhecido na sua totalidade por todos nós. Existências várias serão necessárias para que a mediunidade se pronuncie mais vibrante, mais alicerçada na presente existência sem que o estudo, dela, faça contínuo, sem nenhuma interrupção.

Não se desenvolve, tão somente, a mediunidade assentado numa mesa fazendo parte de uma reunião mediúnica. É um erro pensar assim. Ela se encontra também presente quando se participa cotidianamente de uma campanha do quilo, de uma sopa fraterna, de uma visita a enfermos acamados, consolando irmãos que se encontram à beira da loucura... Aqui está o que o preclaro instrutor disse quanto às teclas evolucionárias, ou seja, o trabalho sentido, vivido e suado, a ferro e fogo, moldado nas suas entrâncias ainda inacessíveis pelo próprio espírito ainda aprisionado nas suas enchanças de orgulho e vaidade.

Aquele que se acha possuidor dessa ou daquela mediunidade procure nela se encontrar melhor estudando e analisando-a na sua essência, como também destrinchando, vamos dizer assim, o fenômeno em si. Não adiantará sentar numa mesa mediúnica se que nem mesmo, o próprio médium saiba diferenciar o que pode ser seu ou de um espírito – bom ou mau – nela, presente.

Comigo, Leitor Amigo?

Aécio

 

De: Wilson Garcia (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 23 de dezembro de 2019 às 08:47

Estimado amigo.

Saúde e paz.

Li com atenção o nosso Consolador último. Vi com perplexidade o texto assinado pelo Jorge Hessen, preconceituoso e desonesto para com os espíritas que, no seu direito inalienável de pensar e livre escolher, se intitulam progressistas. Digo-lhe que o texto é preconceituoso e desonesto porque mistura entendimento pessoal com propostas doutrinárias-espíritas. Mas, o mais imperdoável, coloca todos os espíritas progressistas (quando se sabe que Kardec também se incluía) no balaio de gato da generalização, admitindo-os incapazes de serem homens de bem, honestos e espíritas por somente se dizerem progressistas.

Por tudo isso, amigo, escrevi o texto que segue em anexo, pedindo-lhe a paciência de o publicar em seu próximo número, a fim de contrapor ao do Hessen, como medida necessária ao equilíbrio das discussões e a bem da verdade.

Agradeço-lhe por isso.

Grande abraço. 

Wilson


Nota do Editor:

O texto enviado por Wilson Garcia é transcrito em seguida:


Os disfarces de uma postura frente à questão política


Por Wilson Garcia

De São Paulo, SP


Ser de esquerda, de direita, de centro ou de qualquer outro ponto do espectro político é diferente do agir político que todo ser humano naturalmente se impõe, independente de quaisquer crenças ou ponto de vista espiritual.


O debate in movimento espírita sobre política utiliza desvios e disfarces, mas não esconde opções e idiossincrasias. Aqui, neste jornal, edição última de 22 de dezembro/2019, Jorge Hessen discute seu ponto de vista no artigo “O espírita diante do debate político e ideológico – “esquerdista” ou “conservador”?” Não vai bem o autor, por misturar coisas distintas e fazer interpretações capciosas. Antes, por dever, impõe-se distinguir duas coisas quando se trata de Doutrina Espírita: desde Kardec, tem-se por obrigação separar o Espiritismo da Política enquanto setor importante da Sociedade e, por extensão, jamais pretender criar no meio espírita qualquer forma de junção com a política partidária, não fazendo sentido, portanto, um velho anseio de alguns espíritas do passado pela criação de um partido político espírita.

O único partido que interessa à doutrina espírita se denomina Espiritualidade e, como se vê, este partido não é político. Contudo, o agir político não é estranho ao tema Espiritualidade e a toda a sua abrangência, porquanto, é o Ser Humano, que é ao mesmo tempo um ser político, o ator implicado com a Espiritualidade, que estabelece formas e define ações fundamentalmente políticas nas suas relações sociais.

Isto posto, resta esclarecer: qualquer espírita é livre para optar por seguir os caminhos da Política, tanto como o é por decidir adotar e integrar-se nos estatutos de um partido político que lhe seja afim. Em o fazendo, utilizar-se-á do direito à autonomia que possui e nem por isso deverá ser classificado como mal indivíduo, ou por qualquer que seja o adjetivo condenatório. Nenhum espírita com responsabilidades no campo político-partidário é imprestável ou desonesto apenas por filiar-se ao partido, qualquer que seja ele. É desonesto, imoral condenar um indivíduo adepto do Espiritismo apenas por suas preferências partidárias ou político-ideológicas. E é igualmente imoral utilizar-se do nome da Doutrina Espírita para fazer essas condenações, porque elas são de cunho e decisão unicamente do indivíduo que as faz e não têm nada a ver com a filosofia espírita.

Hessen, em seu artigo, não vai bem já a partir do título. Quando estabelece o confronto entre “esquerdista” e “conservador” deixa entrever sua parte pri. Por que não esquerda e direita, ou progressista e conservador, ou, ainda, já que transformou o substantivo em adjetivo, “esquerdista” e “direitista”? Uma vez haver optado por discutir doutrina e política – mesmo reconhecendo que a Política e o Espiritismo devem se manter cada um em seu campo – poderia ter sido mais assertivo e menos tendencioso já na escolha do título.

Reconheça-se: o autor entra de sola na defesa do seu viés interpretativo-doutrinário ao condenar os “progressistas” (que grafa entre sempre e continuadamente aspas, demonizando-os), assacando-lhes pejorativa e generalizadamente o gosto por “caviar”. O que o caviar tem a ver com a doutrina, que esteja além de um profundo desrespeito advindo de lamentável preconceito? Todo o seu primeiro parágrafo é um grosseiro discurso que beira as raias do desrespeito e da falta de decoro, que o espírita jamais poderia investir-se. Todos os adjetivos utilizados pelo autor são grafados entre aspas, de modo a evidenciar a ironia deselegante e obtusa, impiedosamente generalizada. E destina-se a qualquer um que se tenha colocado como progressista, revelando que, para ele, autor, quem faz uma opção dessa jamais pode ser espírita ou homem de bem. Assustadora revelação. Assim como agiu recentemente um espírita em seu jornal, ao classificar um confrade, dentre os diversos outros cuja hombridade é inquestionável, baseado no fato de ter sido ele ministro de um governo progressista e haver sido alvo de Fake News, ou seja, mentiras que acabaram sendo tomadas por verdade. Ora, vai mal o senso de justiça dessa gente desorientada doutrinariamente.

Hessen deixa de lado o bom senso exemplificado em Kardec para discutir a maneira como agem os que classifica “espíritas esquerdistas”, colocando em sua boca aquilo que ele, Hessen, conclui, mas sem dar uma única e sequer referência. O discurso diz ser doutrinário, é afirmativo do que pensa a doutrina, mas é no fundo a ideia política do próprio autor. Tiradas doutrinárias servem apenas para perfumar o discurso. Como nesse trecho: “Os "espíritas" esquerdistas creem no lema “de cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades", por isso os “espíritas progressistas” divergem de Kardec, dizendo que o Codificador se equivocou quando afirmou que é um ponto matematicamente demonstrado que a fortuna igualmente repartida daria a cada qual uma parte mínima e insuficiente”. Um bom e honesto discurso daria referências seguras, mas antes cuidaria de aprofundar questões de conteúdo, deixando às ondas as folhas da superfície.

Como observa o leitor atento, o artigo referido só destaca a falta de qualidades intelectuais e morais dos “espíritas progressistas”. Fosse um cotejo de ideias de esquerda e de direita, sobressairia o equilíbrio, e o modo de ver de cada lado ideológico. Ou seja, o autor se coloca no lado extremo dos espíritas progressistas, sem o declarar, coisa ademais desnecessária por evidente. Dali, atira para todos os lados, visando acertá-los pela desqualificação de seus ideais, que não podem ser honestos e meritórios unicamente porque são estes espíritas nocivamente progressistas.

Seria bom tomar por questões importantes aquelas que encontram indiscutível respaldo doutrinário, tais como Justiça Social e Direitos Humanos, temas diretamente afetos à Política. E seria proveitoso discutir esses temas amplos, abrangentes, sob a perspectiva de uma política superior baseada no guarda-chuva da Caridade, que o Espiritismo coloca como de amplitude cósmica. A Caridade, a Justiça Social e os Direitos Humanos encontram no mundo material e espacial todos os ingredientes que interessam de perto à Política, esta como sendo uma das formas de implantar o Bem e o Belo.

O autor, porém, mostra preocupação com sua própria ideologia, como o faz de modo enfático: “Regurgitam os tais “espíritas progressistas”, questionando por que supor que Deus é o agente da concentração de riquezas?” Ou seja, ele desce às migalhas, ao varejo, não para convidar às reflexões do interesse público, sublime e superior que o Espiritismo muito bem oferece, mas às que expõem uma ideologia pessoal, particular. Em certo momento, sem dar o braço a torcer, quase reconhece as pautas dos progressistas ao dizer: “É bem verdade que a desigualdade social ou econômica é um problema presente em todos os países (ricos ou pobres), decorrente da má distribuição de renda e, ademais, pela falta de investimento na área social. Compreendemos que uma repartição mais equitativa dos “bens” é imprescindível”. O seu estar “presente em todos os países (ricos ou pobres)” é uma maneira de minimizar as injustiças modelares do sistema socioeconômico brasileiro, que os oponentes dos espíritas progressistas tentam proteger, talvez pela vergonha de o apoiarem.

Sobressalta, vale repetir, a ideologia do autor, contrária à dos “espíritas progressistas” neste discurso que é, por isso mesmo, discurso político, discurso de política, que ao autor se permite, mas nega a outrem, discurso encerrado com uma citação emmanuelina, na qual o conhecido Espírito afirma exatamente o oposto daquilo que Hessen condena nos espíritas “esquerdistas”: “(...) consideramos que a pobreza, a miséria, a guerra, a ignorância, como outras calamidades coletivas, são enfermidades do organismo social (...)”. Ora, se Emmanuel diz o óbvio e o autor respalda, então sua crítica desengonçada aos espíritas progressistas está baseada muito mais num sentimento envergonhado do que na crença verdadeira de que os progressistas não são e não podem ser espíritas. Enfermidades do organismo social se combate com Justiça, Direitos Humanos e Caridade no seu mais elevado sentido.

 


 
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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita