Cartas

Ano 13 - N° 653 - 19 de Janeiro de 2020

De: Regina Rodrigues (Santa Luzia, MG)

Terça-feira, 14 de janeiro de 2020 às 14:13:08

Assunto: A volta de Jesus

Prezados, boa tarde! A minha dúvida é: Por que motivo os nossos amigos católicos e evangélicos (protestantes) têm tão firme a convicção de que Jesus vai voltar à Terra? De onde eles tiraram essa ideia?

Como Jesus poderá voltar, se ele mesmo disse que estaria conosco até a consumação dos séculos? Eu não acredito numa nova vinda de Jesus, porque acredito que ele já está conosco. Qual a sua visão? Jesus vai voltar, como eles acreditam? Ou baseados em que eles esperam isso?

Agradeço desde já a sua atenção.
Abraço! Paz e luz!
Regina Rodrigues


Resposta do Editor
:

Pensamos como a leitora e entendemos que a crença de católicos e evangélicos a respeito do assunto decorre de uma interpretação equivocada dos textos bíblicos.

Quanto a nós espíritas, é bom ter em mente o que Allan Kardec escreveu em seu último livro, A Gênese, cap. XVII, itens 43 a 46, com o título “Segundo advento do Cristo”.

Interpretando o texto constante do Evangelho de Mateus, cap. XVI, vv. 24 a 28, Allan Kardec observou:  

“Jesus anuncia o seu segundo advento, mas não diz que voltará à Terra com um corpo carnal, nem que personificará o Consolador. Apresenta-se como tendo de vir em Espírito, na glória de seu Pai, a julgar o mérito e o demérito e dar a cada um segundo as suas obras, quando os tempos forem chegados”.

A análise do codificador do Espiritismo é precisa e absolutamente lógica, visto que para julgar a humanidade não é necessário que Jesus reencarne. Aliás, sua vinda em um corpo carnal seria um empecilho para que o julgamento se desse. Afinal de contas, trata-se do julgamento de Espíritos, seres imortais, não de homens.

 

De: Maria Elza da Costa (Abaeté, MG)

Terça-feira, 14 de janeiro de 2020 às 00:19:25

O passe na casa espírita: é preciso movimentar as mãos? E dar passe dispersivo na cabine?

Maria Elza


Resposta do Editor
:

Como é relatado em vários livros psicografados, os passes dispersivos, bem como outras técnicas, são utilizados com frequência pelos benfeitores espirituais.

Quanto aos procedimentos usados por nós, encarnados, há quem adote essa prática e os que entendem, com base em autores respeitados, como Allan Kardec e Herculano Pires, que basta em tais casos a imposição das mãos.

Concordamos com este entendimento, que nos parece ter ampla aceitação no meio espírita brasileiro. A respeito do tema, sugerimos a leitura do editorial “A imposição das mãos e sua eficácia”, publicado na edição 196 desta revista. Para acessá-lo, clique neste link

Os defensores das técnicas mais elaboradas baseiam-se em autores como Jacob Melo e Matthieu Tubino, que defendem que os "passes dispersivos", conhecidos muitas vezes como "limpeza psíquica", seriam, em muitos casos, mais eficientes que a doação fluídica direta. Sobre o assunto publicamos nesta revista dois artigos de autoria de Leonardo Marmo Moreira, cuja leitura sugerimos:

1 - O perispírito e o duplo etérico: 
clique aqui para acessar

2 - Passes com técnicas mais elaboradas ou não: eis a questão! - 
eis o link que remete ao texto
 

 

De: Maria Zelina S. Marinho (São Luís, MA)

Domingo, 12 de janeiro de 2020 às 17:47:23

Assunto: Especial - Edição 297 - O idoso e a relação familiar

Excelente matéria com ensinamentos profundos sobre a atenção  a ser dispensada aos idosos. Vivo essa experiência, pois meu pai Francisco Sales tem 95 anos e nós os seus irmãos é que cuidamos dele. E sentimos quanto ele gosta de viver e quantas experiências tem a passar aos mais novos. Porém, como diz a matéria, pouco aproveitada.

Recomendações.

Maria Zelina

 

De: Marcia Nunes (Caldas Novas, GO)

Sábado, 11 de janeiro de 2020 às 09:00:22
Gostaria de saber quem foi Calderaro em uma de suas encarnações. Seu trabalho esteve ligado às pesquisas neurológicas?

Marcia


Resposta do Editor
:

Foi na obra No Mundo Maior, 5º livro da coleção “A Vida no Mundo Espiritual”, de André Luiz, que surgiu a figura do Assistente Calderaro, que demonstrou possuir profundo conhecimento acerca da fisiologia humana. Mas não existe no livro, ao que nos consta, nenhuma informação sobre o passado de Calderaro. Em face disso, não temos condições de responder às duas perguntas formuladas pela leitora.

 

De: Simoni Privato (Montevidéu, Uruguai)

Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020 às 18:23

O que ocorreu na Sociedade Anônima depois que Leymarie deixou a penitenciária, onde ficou preso por ter sido condenado no chamado "Processo dos Espíritas"?

Com base nas lições extraídas dos fatos históricos apresentados neste vídeo, quais as reflexões que podemos fazer sobre a questão dos recursos financeiros no movimento espírita?

Vídeo 28: O legado de Allan Kardec: Recursos financeiros e movimento espírita. Para acessar, clique aqui 

Agradecemos a todas as pessoas que têm participado deste estudo e divulgado os vídeos.

Muita paz, saúde e felicidade a todos.

Simoni Privato

 

De: Pedro Coppieters (Ourinhos, SP)

Terça-feira, 14 de janeiro de 2020 às 17:18

Att. de Astolfo O. de Oliveira Filho

Boa tarde, amigo.

Formamos juntamente com mais 12 amigos um pequeno e singelo grupo de estudos da doutrina  espírita.

Iniciaremos em breve o estudo do Livro dos Espíritos, cujo conteúdo tive a felicidade de ser convidado a dirigir em nossas reuniões semanais de estudos.

Gostaria de informar-me juntamente ao amigo a possibilidade de utilizar o material exposto no site “O Consolador”, de sua autoria, sobre o Livro dos Espíritos, para guiar-nos, uma vez que a divisão em reuniões atende nosso planejamento, e cujo conteúdo em muito auxiliará os mais novatos no estudo da doutrina.

Desde já agradeço pela atenção, e disponibilizo meu WhatsApp/fone 

14-998181930.

Paz conosco.

Pedro Coppieters


Resposta do Editor
:

Conforme resposta já enviada ao leitor, os estudos citados podem ser, sim, utilizados pelo grupo por ele coordenado. E o mesmo se aplica a todos os estudos que constam do website desta revista, visto que o nosso propósito é facilitar, sem custo algum, a divulgação dos ensinamentos espíritas.

 

De: Sergio Crancio (Rio de Janeiro, RJ)

Sábado, 11 de janeiro de 2020 às 10:45:08
Ajude-me a divulgar a doutrina dos Espíritos, codificada por Allan Kardec.
Eu divulgo seu blog e você divulga o meu: 

https://martehabitado.blogspot.com

Saudações fraternas.

Sergio 

 

De: Simoni Privato (Montevidéu, Uruguai)

Domingo, 12 de janeiro de 2020 às 19:08

Desde el domingo 15 de diciembre, quincenalmente, a las 17 h (hora de Brasilia) estamos publicando podcasts en español en el Canal de Youtube TheEstudiosEspiritas.
El podcast de esta semana tiene como asunto: "¿El espiritismo es superstición?  Para acessar, 
clique aqui

El próximo podcast se publicará el domingo 26 de enero a las 17 h (hora de Brasilia). 

El acceso a los podcasts y a los videos que realizamos es libre y gratuito. Nuestro trabajo en la doctrina espírita es voluntario.

Mucha paz, salud y felicidad a todos.

Simoni

 

De: Erika Silveira (São Paulo, SP)

Terça-feira, 14 de janeiro de 2020 às 09:50

Assunto: A História Nunca Contada de Allan Kardec, O Cientista do Infinito

Bom dia, queridos companheiros de ideal.

Dia 8 de Fevereiro, estreia "A história nunca contada de Allan Kardec, O cientista do infinito". O espetáculo é baseado em cartas e documentos inéditos do projeto Cartas de Kardec, além de ter a consultoria do pesquisador e autor do livro de sucesso “Autonomia- A História Jamais Contada do Espiritismo”, Paulo Henrique de Figueiredo. 

Com texto e direção de Alan Moraes, mesmo diretor de Paulo e Estêvão, o espetáculo promete surpreender o público com diversos fatos inéditos.

Em meio à guerras e ditaduras, a Europa do séc. XIX é marcada pela história de um cientista. Seu interesse em desvendar o que havia por trás dos fenômenos das mesas girantes o despertou para uma nova ciência que viria responder a questões filosóficas sobre vida e a morte. Sua pesquisa foi a chave da consciência para a evolução espiritual. Um homem que abdicou de seus sonhos pessoais, sofreu críticas, mas ao mesmo tempo ganhou o apoio e o respeito de milhões de pessoas por todo o mundo. Baseado em documentos recém revelados, surge "A história nunca contada de Allan Kardec, o cientista do infinito". Uma intrigante história de amor, dedicação, superação e liberdade que nos revela um homem e sua esposa em busca de respostas, acima de todos os interesses, deixando para a humanidade as revelações sobre as verdadeiras leis da Vida.

Serviço:

Temporada: De 8 de fevereiro até 28 de março

Dia e horário: Sábados, 19h30 

Local: Teatro Ruth Escobar - Sala Dina Sfat (Paulista)

Texto e direção: Alan Moraes e consultoria de Paulo Henrique de Figueiredo

Ingressos pelo TUDUS: https://bit.ly/2YKQk0j

Abraços.

Erika Silveira

 

De: Wilson Garcia (Recife, PE)

Sábado, 11 de janeiro de 2020 às 08:30

Assunto: Projeto Nova Casa precisa de apoio

O Lar Paulo de Tarso, uma instituição idônea da cidade do Recife, Pernambuco, sob a direção competente do casal espírita Gezsler e Glauce, apoiado por uma equipe de colaboradores, continua inserido com o seu Projeto Nova Casa no site “Quero Impactar” da Prefeitura do Recife. Agora estamos em uma nova fase, que pretendemos concluir ou reduzir a parcela que foi financiada por 15 anos na recente aquisição de uma casa.

Depois de anos realizando o trabalho junto às crianças em situação de risco, em projeto integrado com o Juizado de menores, tendo por local uma casa simples alugada, o Lar Paulo de Tarso conseguiu, finalmente, realizar o sonho da casa própria e adquirir um imóvel no mesmo bairro onde já se localizava. A aquisição, entretanto, foi feita com parte considerável do valor financiado em parcelas mensais. Sua campanha, agora, visa minimizar ou mesmo extinguir o financiamento para tornar mais adequada a sustentação da meritória obra. Todos são convocados a dar sua ajuda através de uma forma segura, espontânea e livre, sem valor fixo ou determinado senão aquele que o doador escolher.

O “Quero Impactar” recebe doações de pessoas ou empresas que queiram colaborar com os projetos inscritos na sua plataforma virtual. A pessoa entra no site, escolhe o projeto e faz a sua doação financeira (não existe valor mínimo). Tudo muito simples e prático.

A finalidade é engajar as pessoas para resolver problemas sociais da cidade, por meio do financiamento coletivo de projetos de iniciativa da sociedade civil e do poder público.

Acesse o Projeto Nova Casa do Lar Paulo de Tarso no “Quero Impactar” clicando em projeto-nova-casa

Convidamos todos a somarem nesta Corrente do Bem. Que Deus nos inspire!

Wilson Garcia

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita