Entrevista

por Orson Peter Carrara

O bem deve ser compartilhado, sempre!

A frase acima é de autoria de Elaine Alves (foto), nossa entrevistada de hoje. Natural de Cerqueira Cesar e residente em Avaré, ambos municípios paulistas, é Assistente Social e funcionária pública estadual e, nas lides espíritas, vincula-se a duas instituições da cidade onde reside, além de participar do movimento espírita regional como palestrante. Em suas respostas nesta entrevista ela nos fala de sua experiência como espírita desde os 26 anos.

Em sua visão de que forma os princípios espíritas aliam-se à sua profissão?

A Doutrina Espírita nos traz transformações internas importantes, pois, embora ainda tão imperfeitos, somos chamados a mudanças de hábitos e atitudes do cotidiano. Olhar o outro com empatia, respeitar a sua crença e os seus valores nos dá mais força para seguir buscando garantir e efetivar direitos sociais, principalmente em nosso País, com tantos problemas estruturais que afetam e tornam vulnerável grande parcela de nossa população. 

E como isso influencia no seu cotidiano profissional?

Muito! Meu cotidiano é marcado por extremos de dor e perda de garantias. Nossa população está cada vez mais vivendo no limite. Precisamos articular-nos com a rede de serviços, orientar os municípios, pois meu papel é de supervisão em âmbito regional, garantir serviços com mais qualidade na Assistência Social. Em muitos momentos, diante da nossa impotência em alterar realidades trágicas, só o Evangelho e os princípios espíritas para nos consolar e permitir seguir adiante.

Avaré conta com duas expressivas instituições espíritas voltadas à criança. Comente essa experiência.

A cidade de Avaré conta com grandes Organizações da Sociedade Civil, dentre elas duas espíritas, que desenvolvem trabalhos maravilhosos, de muita qualidade, sendo: “Associação Espírita O Bom Samaritano”, com duas Unidades na cidade, destinadas ao atendimento de adolescentes, jovens adultos e idosos, em cursos de qualificação profissional, com o renomado sistema do SENAI, e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para Idosos. A entidade possui excelente estrutura e administração, sendo conduzida de forma ética e com valores da Doutrina Espírita. A outra organização é a “Colônia Espírita Fraternidade”, que desenvolve um trabalho de excelência no atendimento de 200 crianças e adolescentes em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no sistema de contraturno escolar. Com estrutura de qualidade, oferece diversas atividades, com alimentação balanceada, esportes, teatro, dança, ecocidadania, exemplificando no seu cotidiano os princípios espíritas.

Como você vê a influência do Espiritismo na atualidade?

A Doutrina Espírita tem inspirado na atualidade o despertar para a conexão com o Plano Espiritual, com o Sagrado; percebo no convívio com amigos de outras religiões que os princípios espíritas têm sido mais questionados, no sentido de complementar alguma vivência, algum assunto... talvez seja mesmo a concepção de Chico Xavier de que os princípios espíritas estarão nas religiões futuramente...

E sobre o movimento espírita, que percepção lhe traz?

O Movimento Espírita é uma alegria! Como se estivéssemos reunindo a família espiritual, aqueles mesmos espíritos que lá no Plano Espiritual combinaram de trabalhar juntos aqui! A cada encontro, a cada reunião, a cada palestra ficamos melhores com o convívio, o aprendizado, a necessidade do respeito mútuo.

De suas lembranças de vivência espírita, o que sobressai?

Exatamente os momentos em que compreendemos a necessidade de união, sim, pois já passei por momentos de separação, de ressentimentos, de sentimentos menos nobres... Só compreendi o grande valor do trabalho espírita quando, com maturidade, compreendi que o “eu” não tem lugar nessa Seara, somente o “nós”. Precisamos ser quem agrega e nunca quem separa.

Residindo na cidade onde nasceu Herculano Pires, que hoje conta com um evento anual como guardião de seu importante legado, como isso está presente na cidade e região?

Estamos caminhando para o IV Encontro, mais amadurecidos, experientes e mais unidos do que nunca! As Casas Espíritas de Avaré e Região, que compreendem os municípios de Águas de Santa Bárbara, Arandu, Bernardino de Campos, Cerqueira César, Fartura, Itaí, Piraju e Taquarituba, estão juntas para organizar e apoiar outros eventos, como jornadas com palestrantes em toda a região. Há bastante divulgação das atividades de cada Casa. Com a participação de vários amigos, estamos formando um grupo bastante unido e fraterno.

Quando será o próximo evento? E interessados em participar como deverão fazer?

O IV Encontro Anual José Herculano Pires ocorrerá em 7 de Junho de 2020, domingo, das 8 às 17h, na Colônia Espírita Fraternidade, em Avaré. Logo divulgaremos o tema central e os palestrantes confirmados. É um dia de aprendizado e muito convívio, com almoço, cafés, apresentação de teatro e contato com a natureza, pois a Colônia mantém uma mata preservada, com trilhas espirituais, um lugar de muita paz e aconchego. As inscrições são realizadas em todas as Casas Espíritas de Avaré e região, e também pelo website da Colônia: clique aqui para acessar.

Suas palavras finais.

O Movimento Espírita precisa de nossa alegria, entusiasmo e energia! Não podemos acomodar-nos somente com as tarefas internas das Casas. Precisamos visitar-nos, participar dos eventos na região, fazer amigos, celebrar a vida! A Doutrina Espírita nos traz sentido para a Vida e isso deve ser compartilhado. O bem deve ser compartilhado, sempre!

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita