Um minuto
com Chico Xavier

por Regina Stella Spagnuolo

   

Justamente por ocasião do seu aniversário em mediunidade, em 1967, Chico Xavier foi ouvido pelo jovem radialista Romeu Sérgio, que lhe formulou algumas indagações, para figurarem num programa de grande audiência na Rádio Cultura da cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo:

Poderá dizer, Chico, que trabalhos o senhor vem desenvolvendo em Uberaba?

— Meu caro Romeu Sérgio, antes de tudo, sinto a satisfação de saudar os ouvintes amigos da Rádio Cultura de Ribeirão Preto, agradecendo ainda à nossa estimada emissora pela oportunidade do presente encontro fraterno através do ar, que me honra sobremaneira. Devo dizer ao caro entrevistador que não tenho tarefas especiais em Uberaba. Não passo de pequenino servidor da Comunhão Espírita Cristã que, em nossa cidade, é dirigida sabiamente pela nossa irmã Dalva Borges. A Comunhão Espírita Cristã, sim, desempenha preciosos encargos, seja na divulgação da Doutrina Espírita, seja na obra assistencial a que se dedica. Além de minhas modestas atribuições mediúnicas, em nossa casa, tenho compromissos com os Benfeitores Espirituais, dos quais temos à frente o abnegado Espírito de Emmanuel, no sentido de trabalhar na recepção do livro mediúnico, serviço esse a que me consagro desde muitos anos.

No seu modo de entender, como se situa o Espiritismo no Brasil?

— Desde muito, os instrutores desencarnados nos ensinam, por via mediúnica, que o Espiritismo no Brasil é realmente a Doutrina Codificada por Allan Kardec, restaurando os ensinamentos de Jesus, em sua simplicidade e clareza. Enquanto em muitos países diferentes do nosso, a prática espírita se resume a observações puramente científicas e a técnicas mediúnicas, entre nós, brasileiros, o assunto assume características diversas, compreendendo-se que o reconhecimento da imortalidade da alma faz-se acompanhar de consequências morais a que não nos será lícito fugir. Aprendemos com Allan Kardec que a Doutrina Espírita é a presença espiritual de Nosso Senhor Jesus Cristo na Terra, conclamando-nos à vivência real dos seus ensinamentos de luz e amor. Em razão disso, o Espiritismo no Brasil é a caridade em ação com a fé raciocinada baseando-lhe as iniciativas e movimentos. Consultemos o acervo das instituições assistenciais do Espiritismo Cristão espalhadas no Brasil inteiro e observemos a difusão das obras de Allan Kardec, em todo o nosso País, com a supervisão e o devotamento da Federação Espírita Brasileira, e ser-nos-á fácil reconhecer em nosso desenvolvimento coletivo a presença do Espiritismo em sua legítima expressão, a definir-se como sendo o retorno das criaturas ao Cristianismo simples e puro.


Do livro No Mundo de Chico Xavier, de Elias Barbosa.




 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita