De: Giuseppe Magdalena Stephan (Teresópolis, RJ)
Quinta-feira, 7 de maio de 2020 às 04:40:26
Assunto: Especial 353 - Por que a população da Terra aumenta se os Espíritos que vão e vêm são os mesmos? Os pequenos passos da evolução são singularidades descontínuas? Existe como prever o instante em que deve ocorrer cada passo? É um fenômeno determinístico ou estocástico?
Giuseppe
Resposta do Editor:
O tema suscitado pelo leitor é tratado nas questões 779 a 785 do subcapítulo “Marcha do progresso”, do cap. VIII d´O Livro dos Espíritos, em que os Instrutores da espiritualidade informam que os homens se desenvolvem por si mesmos, naturalmente, embora nem todos progridam simultaneamente e do mesmo modo. Sendo o progresso uma condição da natureza humana, não está no poder de ninguém opor-se a ele.
No desenvolvimento da Humanidade, lembram os Espíritos, há o progresso regular e lento, que resulta da força das coisas. Contudo, quando um povo não progride tão depressa quanto deveria, Deus o sujeita, de tempos a tempos, a um abalo físico ou moral que o transforma.
Individualmente considerado, não há, pois, como prever o momento em que cada passo vá ocorrer, porque, dotado do livre-arbítrio, o homem pode retardar ou apressar as coisas. Quanto ao chamado acaso, ensina o Espiritismo que o acaso não existe: a vida é causal, não casual. |
|
|
De: Eurípedes da Cunha Vieira (Pires do Rio, Goiás)
Quinta-feira, 7 de maio de 2020 às 09:31:28
Quero um esclarecimento maior sobre as questões de números 114 a 127 d´O Livro dos Espíritos, que tratam da progressão dos Espíritos, principalmente para ter argumentos, quando questionado por membros de outras religiões.
Meus agradecimentos.
Eurípedes
Resposta do Editor:
As questões 114 a 127 d´O Livro dos Espíritos tratam de variados assuntos, mas, sem dúvida, o principal ensinamento que ali se contém diz respeito à condição dos Espíritos no início de sua trajetória. Segundo a doutrina espírita, todos eles partem do mesmo princípio e têm como destino a perfeição relativa acessível aos seres criados por Deus. Todos, então, se tornarão perfeitos, embora a chegada à meta não se processe de forma uniforme. Uns caminham mais rapidamente, enquanto outros o fazem demoradamente. |
|
|
De: Fátima Ceres (Belo Horizonte, MG)
Terça-feira, 12 de maio de 2020 às 19:09:25
Boa noite.
Como vê o fato de Jesus algumas vezes “desaparecer” diante da multidão e de andar sobre as águas? Seria possível que ele tivesse corpo físico e fluídico, alternadamente, antes da crucificação? E sobre o período entre seus 12 e 33 anos, de que não se tem nenhuma referência? Estaria ele fora da forma física?
Obrigada.
Fátima
Resposta do Editor:
Há no meio espírita duas correntes diametralmente opostas quanto à discussão sobre a natureza do corpo que Jesus utilizou em sua estada entre nós, como filho de Maria de Nazaré.
Uma corrente, com fundamento na obra Os Quatro Evangelhos, de Jean-Baptiste Roustaing, crê firmemente que Jesus valeu-se tão somente de um corpo fluídico, ou seja, teria sido um agênere.
A outra corrente, fundamentada na obra A Gênese, de Allan Kardec, entende que Jesus teve sim, como todos os homens, um corpo material, além do corpo fluídico inerente às criaturas humanas. Aliam-se à corrente kardequiana escritores de renome no meio espírita, como J. Herculano Pires, Carlos Imbassahy e Deolindo Amorim, entre outros.
Os argumentos utilizados por Allan Kardec podem ser vistos no cap. XV, itens 64 a 66, do livro A Gênese, sua última obra publicada em vida, fato que se deu em 1868. Kardec, como se sabe, desencarnou em março de 1869.
Quanto aos chamados “milagres” atribuídos a Jesus, Allan Kardec tratou do assunto nos capítulos XIII a XV d´A Gênese, cuja leitura sugerimos à leitora. |
|
|
De: Terezinha Barza (São Lourenço do Oeste, SC)
Quarta-feira, 13 de maio de 2020 às 21:18:48
Assunto: Especial 311 - Isabel, a princesa que amou o Brasil
É muito triste saber que o Ser Humano era maltratado, escravizado pela cor de sua pele! Louvável a coragem e atitude da Princesa Isabel em assinar a Lei Áurea! Grande Ser Humano de um coração enorme! Espírito do Bem...
É lamentável que nos dias de hoje ainda existem racismo e desigualdade social!
Terezinha |
|
|
De: Carlecia Ferreira da Silva (Goiânia, GO)
Terça-feira, 12 de maio de 2020 às 10:27:00
Gostei muito do Evangelho aleatório. Seria possível fazer mais obras nesse formato, por exemplo os livros da coleção Fonte Viva, de Emmanuel? Seria maravilhoso.
Obrigada.
Carlecia
Resposta do Editor:
Agradecemos o interesse e a sugestão da leitora, que foi anotada. |
|
|
De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Quarta-feira, 13 de maio de 2020 às 13:47:17
Talvez lhes fuja um pouco, mas o que poderiam dizer ou fornecer quanto à seguinte questão: - Quando lembramos os chamados Pretos Velhos, associamos a eles uma entidade de sabedoria e humildade, e aí pergunto: O que foram como humanos, na encarnação anterior? Ficando na expectativa de resposta, desde já agradeço.
Léo
Resposta do Editor:
A questão proposta pelo leitor foi tratada nesta revista na edição 431, de 13/9/2015, na seção O Espiritismo responde. Para acessá-la, clique aqui |
|