Cartas

Ano 14 - N° 674 - 14 de Junho de 2020

De: Roberta Zaghetto (Rio de Janeiro, RJ)

Quinta-feira, 4 de junho de 2020 às 21:27:34
Muita paz a todos! Uma dúvida: no livro “O Consolador”, de Emmanuel pelo Chico, temos o seguinte pedaço na pergunta de número 21 - "... Sob a diretriz divina, a matéria produz a força, a força gera o movimento, o movimento faz surgir o equilíbrio da atração e a atração se transforma em amor, identificando-se todos os planos da vida na mesma lei de unidade estabelecida no Universo pela sabedoria divina." Quer isso dizer que o AMOR, a vibração, a força, a energia é que mantêm até mesmo os astros, planetas em movimento?

Abraços.
Roberta


Resposta do Editor
:

Não é essa a conclusão que deduzimos do texto de Emmanuel, abaixo reproduzido:

21 – Pode a Física oferecer-nos elementos para apreciar o plano divino da evolução?

"Também aí podereis observar a profunda beleza das leis universais. Ao sopro inteligente da vontade divina, condensa-se a matéria cósmica no organismo do Universo. Surgem as grandes massas das nebulosas e, em seguida, a família dos mundos, regendo-se em seus movimentos pelas leis do equilíbrio, dentro da atração, no corpo infinito do cosmo. O ciclo da evolução apresenta aí um dos seus aspectos mais belos. Sob a diretriz divina, a matéria produz a força, a força gera o movimento, o movimento faz surgir o equilíbrio da atração e a atração se transforma em amor, identificando-se todos os planos da vida na mesma lei de unidade estabelecida no Universo pela sabedoria divina."

O que Emmanuel quis dizer, pelo que entendemos, é que todos os planos da vida submetem-se à mesma lei de unidade estabelecida pelo Criador. Quanto ao movimento dos astros, o texto é claro: o movimento é gerado pela força, e esta, por sua vez, tem sua fonte no elemento material.

 

De: Marlucy Monsores (Vassouras, RJ)

Quinta-feira, 11 de junho de 2020 às 10:03:52
Bom dia. Estou tentando comprar a obra “Chico, de Francisco”, de Adelino da Silveira, mas não estou encontrando. Poderiam me indicar onde posso adquirir?

Att.

Marlucy


Resposta do Editor
:

Pelo que apuramos, a obra citada se encontra realmente esgotada e não sabemos se o autor pretende reeditá-la.

 

De: Soraya Maria Ribeiro Monteiro de Matos (Rio de Janeiro, RJ)

Quarta-feira, 10 de junho de 2020 às 19:02:03
Gostaria de saber qual é a fonte desta mensagem:

“Certa vez Chico Xavier, em desdobramento numa visita ao Plano Espiritual com Emmanuel, viu milhões de bolinhas coloridas nas mais diversas cores subindo e perguntou a Emmanuel:
- O que é esta maravilha, Emmanuel?
Emmanuel fala a Chico:
- São as vibrações de amor de milhões de encarnados que estão realizando Preces e Vibrando Amor por todos os necessitados.
Chico responde:
- Sempre pensei que as vibrações viessem do Plano Espiritual para os encarnados!
Responde Emmanuel:
- Não, Chico, onde houver alguém ligado em Preces, manda pra cá as vibrações de amor, que são armazenadas em Jarros especiais para beneficiarem os irmãos necessitados que chegam ao Plano Maior em difíceis condições e também são direcionadas aos nossos irmãos encarnados que passam por provações. Portanto não esqueça que suas vibrações de Amor ajudam neste instante em diferentes regiões do Universo. Espalhemos Amor a todos através de nossas orações, de nossas atitudes e nossos gestos.”

A única fonte que achei foi "Revista Espírita". Preciso de mais detalhes. Desde já agradeço.

Soraya


Resposta do Editor
:

Não conseguimos também localizar a fonte do relato transcrito pela leitora. Se algum de nossos leitores e articulistas puder ajudar, isso será ótimo.

 

De: IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" (Mirassol, SP)

Domingo, 7 de junho de 2020 às 10:42

Assunto: GAZETA IEEAK – Junho de 2020.

Companheiro(a)s da lide espírita...

Anexo, nosso Informativo Espírita Mensal, referente a Junho/20, com assuntos diversos, muitos de nosso interesse particular, no que nos chama a atenção, sendo esta a nossa necessidade.

Pedimos repassá-lo a todos os teus contatos, para atendermos à sugestão do Espírito Emmanuel, para a divulgação da Doutrina Espírita.

Abraços Fraternos,

Sérgio Bernardi

IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec"

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Domingo, 7 de junho de 2020 às 16:14

Olá, caros amigos.

Saudações Kardequianas.

Primeiramente agradecemos ao Prof. Charles Kempf os resgates sobre o Espiritismo e sem ele não teríamos atualizado estes materiais. No site francês chamado Encyclopédie Spirite, podemos analisar os vastos trabalhos realizados por este divulgador espírita. 

Estamos atualizando e trazendo um dos maiores espíritas de todos os tempos: o grande Jean Meyer. O seu trabalho não pode ser quantificado no começo do século XX. Jean Meyer patrocinou a fundação da maioria dos órgãos de divulgação do Espiritismo de sua época tais como: Maison des Spirites, Union Spirite Française, Institut Métapsychique International, Orphelinat Allan Kardec Lyon, Fédération Spirite Internationale, Bibliothèque de Philosofie Spiritualiste Moderne et dês Sciences Psychiques (BPS) Editions Jean Meyer.

Jean Meyer assumiu a Revue Spirite fundada por Allan Kardec das mãos de Paul Leymarie e, com a morte de Gabriel Delanne, a Revue Scientifique et Morale du Spiritisme ocorre a junção destes dois periódicos. Funda o Bulletin de l'Union Spirite Française juntamente com outro periódico Archives du Spiritisme Mondial e outros. Podemos afirmar, sem hesitar, que Jean Meyer foi um dos mais lídimos continuadores das obras de Allan Kardec, inclusive pela manutenção das tiragens da "Revue Spirite" durante cerca de 15 anos, e pela realização de uma intensiva divulgação dos postulados espíritas, numa época quando a nova doutrina revelada começava a aclarar os horizontes sombrios do mundo, com os esplendores da sua luz.
Obras de ou sobre Jean Meyer:

1 - Jean Meyer – O Continuador dos Trabalhos de Allan Kardec. Link - clique aqui-1

2 - Allan Kardec - Revue Spirite - (Directeur Jean Meyer) (1920-1931) (Fr).

Link: clique aqui-2

3 - Bulletin de l'Union Spirite Française (1921-1938) (Fr). Link: clique aqui-3

4 - Archives du Spiritisme Mondial (1923-1932) (Fr). Link: clique aqui-4

5 - Encyclopédie Spirite (fontes). Linkclique aqui-5

Outros assuntos:

1 - O IDEFRAN, web rádio e TV de Franca, fez entrevista "on line" e ao vivo com Cesar Perri na noite do dia 5 de junho. Surgiram temas como: Chico Xavier, o seu livro sobre Chico, movimento espírita, o espírita e a política, Brasil coração do mundo e pátria do Evangelho? Foram três entrevistadores: Carlos, Valdete e Sandro, com perguntas também de internautas. Link: clique aqui-6

2 - LIVE - Dimensões Identitárias e Assistenciais do Espiritismo André Ricardo/Pedro Simões/César Perri. Link: clique aqui-7

A luta segue.

Wanderlei

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 9 de junho de 2020 às 22:30

Assunto: Renovemos nosso olhar

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior -website mundo maior - e leia mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“A cada dia, a vida se renova. Distraídos, ignoramos o que nos é ofertado a cada amanhecer, em vinte quatro horas que se repetem e se repetem.

O sol nasce e se põe sem que vejamos nisso alguma magia ou beleza.

Botões se entreabrem nos jardins, nas ruas e nas praças, sem nenhum aplauso da nossa parte.

Flores deixam cair as suas pétalas, colorindo o chão e nós simplesmente pisamos sobre elas, sem nos permitir sentir o perfume ou observar as cores.

Frutos chegam à nossa mesa sem nos darmos conta do cheiro, sabor, cor e texturas que possuem. Quase sempre os mastigamos e engolimos, enquanto nossa mente anda distante.

O ar que inalamos, em todos os lugares, todos os dias, entra e sai de nossos pulmões sem qualquer movimento de gratidão ou louvor ao Criador.

A água que chega em nossas torneiras abastecendo o lar e saciando a nossa sede, é sorvida com automatismo.

Não nos encantamos com a preciosidade desse líquido ou pela forma como nos chega das fontes, dos rios, dos reservatórios.

No céu, cores se revezam desde a aurora até o final da tarde.

Pássaros cantam nos diversos caminhos por onde transitamos!

Os mares beijam as praias, o planeta abraça os oceanos e esses abraçam com carinho os continentes!

Lagos espelham o céu azul!

Cachoeiras cantam melodias inigualáveis, sonoras e belas!

Pequenos córregos e riachos declamam versos em delicadas poesias.

Fontes cristalinas solfejam acordes!

Chuvas amenas ou torrenciais surgem para promover a renovação do solo, das plantas, além de operarem modificações positivas nas energias que se concentram em certos lugares e regiões.

Ventos e tempestades tentam estabelecer algum diálogo conosco e não vemos nem ouvimos nada...

Animais nos fazem companhia. Dotados de sensibilidade e também de uma centelha espiritual, ajudam a dar sentido aos nossos dias.

Quase sempre, não correspondemos ao que nos oferecem.

Seguimos surdos e cegos para essa linguagem divina, inarticulada e estranha para nós.

Há uma necessidade de renovação em toda a Humanidade!

*  *  *

A mensagem trazida pela pandemia é clara, mas requer sensibilidade, olhos de ver, ouvidos de ouvir, coração para sentir, além de mãos para agir.

Temos sido cristãos sem Cristo e esse paradoxo precisa ser resolvido para que tenhamos uma nova família, uma nova sociedade, um novo governo, uma nova Humanidade.

Nada disso será possível sem a gestação e o parto de um novo ser humano: fraterno, solidário, amoroso e gentil com todos os seres da Criação: vegetais, animais e homens.

Um ser que saiba respeitar, conviver e aprender com as diferenças, sem aceitar injustiças.

Que a parada destes dias nos remeta a reflexões mais profundas que aquelas costumeiras.

Deixemos de agir apenas como consumidores, atendendo a necessidades importantes e necessárias, mas que não são suficientes para a construção de um mundo com mais compartilhamento e menos acumulação.

Precisamos de mais cooperação e menos competição. Um mundo com mais nós e menos eu.” (Redação do Momento Espírita)

Saudações

Jornal Mundo Maior

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita