Artigos

por José Reis Chaves

 

Os invisíveis sem microscópio e mediunidade


Há seres invisíveis porque são muito pequenos ou são imateriais, isto é, de outra dimensão, a espiritual. Os materiais muito pequenos podem ser visíveis, mas com microscópio. Já os imateriais ou espirituais só são visíveis por quem é médium ostensivo, especial. E, além desses seres invisíveis, há também astros que são invisíveis, porque estão muito distantes da Terra e que, pois, só podem ser vistos com telescópios.

E mesmo os que têm apenas noções de física quântica hoje já sabem que ela nos ensina que os seres invisíveis, como os átomos, as moléculas, os vírus e as bactérias, visíveis somente com microscópio, são mais importantes do que os visíveis. Também São Paulo nos ensina que essas coisas invisíveis são mais importantes do que as visíveis. “Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que não se veem, pois as que são visíveis são temporais e as que não se veem são eternas.” (2 Coríntios 4: 18).

Exemplos: Os componentes de uma bomba comum são vistos normalmente sem o auxílio de microscópio. Já os minúsculos duma bomba atômica são invisíveis. No entanto, os invisíveis da bomba dão a ela um poder de destruição muito superior ao da mais potente bomba não atômica.

O coronavírus tão em evidência no momento, apesar de ser um ser terrível, pois, é uma desgraça para a saúde da humanidade, não deixa de ser, também, um exemplo de grande importância do ponto de vista dos seres invisíveis.

E vamos aos seres espirituais ou imateriais de outra dimensão que, como já vimos, são também invisíveis, ou podem ser visíveis, mas somente por quem tem a mediunidade de vidência. São Paulo chama os dons mediúnicos de dons espirituais (capítulo 12 de 1 Coríntios). Ele reconhece, pois, a existência desses dons espirituais individuais do espírito santo (alma) de algumas pessoas. E esses dons são variáveis. Por exemplo, o Velho Testamento fala de videntes: Os profetas eram chamados de videntes (1 Samuel 9: 9). Ser vidente não é, pois, coisa do diabo como dizem alguns irmãos nossos, evangélicos e católicos. Mas trata-se de coisa da Bíblia. E vemos também esses dons mediúnicos ou espirituais em Pentecostes, em São Pedro (Atos) e em Joel (Velho Testamento).

Cremos que ficou bem claro que alguns seres materiais somente são visíveis com o auxílio de instrumentos especiais, e que os imateriais ou espirituais só são visíveis por médiuns videntes (profetas) com seus olhos da alma e não da carne. O fato de alguns seres materiais e imateriais poderem ser vistos, respectivamente, só com certos instrumentos ou só por quem tem um dom espiritual ou mediúnico, não diminui em nada a grande verdade da existência deles. O próprio Deus é um Espírito e, pois, também, é invisível.



 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita