Espiritismo
para crianças

por Marcela Prada

Tema: Lei de Sociedade


A lição dos gansos


Renato havia reunido seus colegas em sua casa. Iriam fazer o trabalho em grupo que apresentariam para a classe na semana seguinte.

A proposta era falar sobre o planeta Terra e as características principais de cada continente. Entretanto, o trabalho não estava indo muito bem, pois não conseguiam entender-se.

– Vamos pegar uma figura de um mapa-múndi na internet e colar na cartolina. – propôs Renato.

– Não! Desse jeito, o cartaz vai ficar muito pequeno. Do fundo da sala ninguém vai conseguir enxergar. Onde já se viu mostrar o mundo do tamanho de uma folha de papel? – argumentou Lucas.

– Concordo, vai ficar pequeno mesmo. Podem deixar que eu desenho os continentes usando duas cartolinas. Vai ficar um cartaz bem grande! – falou Mariana, confiante, já que desenhava bem.

Mas os amigos não aprovaram, e os comentários continuaram:

– Eu não quero! Acho que um desenho vai ter menos detalhes do que um mapa impresso – reclamou Renato.

– Para mim tanto faz o tamanho, acho é que o cartaz tem que ser bem colorido, para chamar atenção. Que tal verde e rosa-choque? – sugeriu Carla.

– Não! – gritaram os outros. – Vai ficar horrível!

Todos pensavam:” Vamos tirar nota zero! Não sei por que a professora mandou fazer em grupo. Era melhor cada um fazer o seu!”

A mãe de Renato percebeu que o grupo estava com dificuldades. Preparou um lanche gostoso e propôs a eles um intervalo para comerem e descansarem um pouco. As crianças aceitaram. Depois, antes de retomarem as atividades, a mãe de Renato convidou:

– Meninos, vocês podem assistir comigo a este vídeo? É bem rapidinho e interessante.

As crianças não entenderam o motivo, mas aceitaram por educação. A mãe de Renato, então, ligou o vídeo, que era sobre gansos migratórios.

O vídeo explicava que os gansos, ao migrarem fugindo do inverno, percorrem milhares de quilômetros até chegarem a lugares de clima quente. Para conseguirem isso, eles voam formando uma letra “V” no céu.

O ganso que vai na frente diminui a resistência do ar para o ganso que voa atrás dele. Por isso, em bando, eles conseguem voar muito mais e se cansam menos do que se voassem sozinhos. O ganso que fica na frente se cansa mais rápido. Quando isso acontece, outro assume a ponta. Os gansos que voam atrás grasnam para incentivarem o líder.

Quando um ganso está doente ou ferido e não consegue acompanhar o bando, dois outros se deslocam e ficam com ele para depois ajudá-lo a voltar. Nenhum deles é desprezado, pois um depende do outro.

Quando o vídeo terminou, Lucas disse:

– Acho que nosso grupo tem muito que aprender com esses gansos. Principalmente que, às vezes, é bom revezar o líder! Não é bacana alguém querer mandar sempre.

– O que eu achei legal é eles grasnarem para incentivar quem está na frente, se esforçando mais. Para a gente é fácil falar mal, mas podemos também incentivar, elogiando quem fez uma coisa boa – comentou Carla.

– Muito bem! – disse a mãe de Renato. – Era isso mesmo que eu queria que percebessem. E em grupo, aproveitando as ideias e talentos de cada um, vocês têm condições de fazer um trabalho muito melhor e se cansar menos do que se estivessem fazendo tudo sozinhos.

E aproveitando o assunto ela ainda comentou:

– É importante a gente aprender a conviver e valorizar a participação de cada pessoa. O ser humano aprende e evolui em grupo. Isso é uma lei de Deus, chamada Lei de Sociedade. – E completou, animada: – Então, vamos lá! Mãos à obra!

A mãe de Renato saiu e as crianças retomaram o trabalho bem mais encorajadas.

No dia da apresentação, eles estavam nervosos. Mas, por estarem em grupo diante da classe, em vez de sozinhos, sentiam-se mais confiantes.

Começaram pendurando o lindo cartaz que fizeram. Usaram duas cartolinas para que ficasse grande. Imprimiram um continente por vez para as figuras ficarem precisas e do tamanho ideal.

Mariana, com seu talento, fez desenhos coloridos de elementos típicos de cada região. Desenhou árvores das florestas no Brasil, as pirâmides no Egito, além de montanhas, vulcões e rios. Desenhou também, para enfeitar ainda mais o cartaz, alguns animais típicos de cada país.

Renato começou a apresentação falando o tema do trabalho e apontando no cartaz quais eram os continentes da Terra. Depois, Mariana, Lucas e Carla explicaram um pouco sobre cada um deles.

Quando terminaram, receberam palmas dos colegas. A professora, satisfeita, elogiou-os, dizendo que haviam cumprido muito bem os objetivos do trabalho. Apresentaram bem as informações e todos do grupo tiveram uma participação importante.

Os quatro amigos sorriram contentes uns para os outros. Com certeza tirariam uma boa nota. E mais importante do que isso: tinham aprendido muito com aquele trabalho. E com os gansos!

 
 


Material de apoio para evangelizadores:

Clique para baixar: Atividades

marcelapradacontato@gmail.com


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita