Cartas

Ano 14 - N° 683 - 16 de Agosto de 2020

De: José Arthur (Belo Horizonte, MG)

Sábado, 8 de agosto de 2020 às 06:55:54

Há um desencontro de entendimentos quanto aos Mundos Transitórios, abordado na questão 234 d’O Livro dos Espíritos, e as Colônias Espirituais, das obras de André Luiz e Emmanuel.
Não encontrei uma correta explicação para tal situação a não ser atribuir a Kardec, com sua proverbial prudência, evitar mencionar, naquela época, as cidades espirituais com todos equipamentos que Nosso Lar, por exemplo, apresenta.
Podem ajudar, por favor?
Grato.
José Arthur


Resposta do Editor
:

Sim, pensamos de forma semelhante. Seja por prudência, seja por falta de informações mais detalhadas sobre o tema, Kardec não se estendeu sobre o ambiente em que vivem os desencarnados.

Quanto à existência das Colônias Espirituais, é bom lembrar que suas descrições são anteriores às obras de Chico Xavier, como mencionamos nas edições 251 e 567 desta revista. Para acessá-las, clique aqui: edição 567 e edição 251

Com respeito à colônia Nosso Lar, descrita nas obras de André Luiz, sugerimos ao leitor que consulte a edição 226: para acessar, clique aqui

 

De: Nubia Batista (Turim, Itália)

Sábado, 8 de agosto de 2020 às 11:41:29

Boa tarde, gostaria de saber em qual classe é enquadrado o nosso Anjo da Guarda. Se pertence à ordem de Espíritos Puros ou se está na segunda ordem dos Espíritos Bons, ou até mesmo alterna entre uma e outra.

Obrigada.

Nubia


Resposta do Editor
:

No planeta em que vivemos, certamente nossos protetores espirituais, que chamamos genericamente de Anjos da Guarda, pertencem à segunda ordem, formada pelos Bons Espíritos.

 

De: V. S. (Limeira, SP)

Quinta-feira, 6 de agosto de 2020 às 12:06:30

Boa tarde. Tenho muitas visões nas minhas madrugada, de vários tipos. Vou constantemente para outros lugares e sei que são viagens.

Tem possibilidade de eu estar vendo um ente meu no umbral? Isso tem-me perturbado.

V. S.


Resposta do Editor
:

Para evitar constrangimentos, ocultamos de propósito o nome da leitora, a quem respondemos explicando que durante o sono corpóreo é comum à alma, revestida do seu perispírito, deslocar-se e ter contato com outras pessoas, encarnadas ou desencarnadas. As visões citadas podem ter, perfeitamente, relação com esse fato, mas não devem causar preocupação, porque em geral só nos recordamos de fragmentos desses episódios, motivo pelo qual interpretá-los e compreendê-los é algo muito difícil.

 

De: E. A. (Mairiporã, SP)

Quinta-feira, 6 de agosto de 2020 às 13:41:39

Boa tarde!

Cheguei em minha casa ontem. Estava tudo limpo, mas tinha mais de 40 mosquitos no teto da minha cozinha. O que pode ser? Pode me orientar? Sou separada e tenho dois filhos jovens.

E. A.


Resposta do Editor
:

Por razões óbvias, publicamos apenas as iniciais do nome da leitora. Quanto ao fato narrado, é importante investigar se não existem focos de atração dos insetos ou alguma ocorrência externa que o tenha provocado. Sugerimos à leitora que busque, antes de qualquer coisa, a ajuda de um profissional que tenha familiaridade com as questões relativas ao meio ambiente.

 

De: Sergio Crancio (Rio de Janeiro, RJ)

Quinta-feira, 6 de agosto de 2020 às 17:55:40

Assunto: Divulgação do Espiritismo

Bom dia.

Visitei seu site na página "Há vida em outros mundos?". Estou procurando parceria para o meu blog. Está interessado?

Visite: https://martehabitado

Saudações fraternas.

Sergio Crancio


Resposta do Editor
:

Caso o leitor tenha interesse em publicar no seu blog alguma matéria publicada por nossa revista, fique à vontade. Não há nenhuma restrição nesse sentido. Pedimos apenas que mencione a fonte. 

 

De: Ricardo Baesso de Oliveira (Juiz de Fora, MG)

Sábado, 8 de agosto de 2020 às 17:48:10

Oportunas as palavras do Marcus De Mario, do RJ, no texto “Onde está Emmanuel?”. Enquanto colocamos nossa motivações em questões como essas, deixamos passar o que tem valor: o real entendimento do Espiritismo.

Ricardo

 

De: Pedro Molina (Mirassol, SP)

Domingo, 9 de agosto de 2020 às 23:10:28

Assunto: Especial 382 - Kardec não antecipou Darwin

Muito bom.

Pedro

 

De: R. P. (Rio de Janeiro, RJ)

Terça-feira, 11 de agosto de 2020 às 12:50:28

Boa tarde. Perdi meus pais com uma diferença de cinco meses entre um e outro. Ficamos apenas eu, meu irmão e uma prima que mora conosco. Infelizmente, após dois meses da morte da minha mãe, tive trombose e fiquei internada por 7 dias. Após essa internação, meu irmão está meio paranoico e inseguro com essa pandemia. Pessoas não podem vir aqui em casa, e se vierem, devem usar máscara. Usa álcool gel toda hora e fica nos vigiando. Está sendo grosso e inconveniente com as pessoas.

Entendo toda necessidade de higienização, só que ele está exagerando e dificultando a convivência. Temo que ele fique neurótico com toda essa situação. Ele não é uma pessoa crédula e solicito se possível uma oração para a nossa convivência se tornar a melhor possível. O nome dele é G...

Desde já, agradeço a atenção.

R. P.


Resposta do Editor
:

Ocultamos, por motivos compreensíveis, o nome da leitora e de seu irmão, cujo nome encaminhamos a um Grupo de Oração de nossa cidade. Tão importante quanto as orações, sugerimos à leitora que implante em sua casa o Evangelho no Lar, pelo menos uma vez por semana, para que os protetores da família possam aproximar-se e transmitir sentimentos de paz e confiança em Deus a todos que aí vivem. A fé e a esperança são elementos muito importantes na vida, especialmente nestes dias tão difíceis em que a pandemia tem espalhado tanto medo e causado mais de 100 mil óbitos em nosso país.

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Domingo, 9 de agosto de 2020 às 22:13

Assunto: 6ª edição da Pesquisa Nacional Espírita

Caros amigos, saudações Kardequianas. 

Estamos trazendo nesta semana. CSI DO ESPIRITISMO: HISTÓRIA - IMAGENS E REGISTROS HISTÓRICOS DO ESPIRITISMO. Um dos maiores sites da historiografia perdida do Espiritismo. Primeiramente a apresentação do criador. E na sequência criamos uma página espelho dos conteúdos impressionante que foram resgatados. E no final do e-mail a apresentação Carlos Seth via YOUTUBE. Pedimos aos amigos que possam divulgar o trabalho do CSI do Espiritismo.  

CARLOS SETH nos concedeu a alegria de poder divulgar alguns materiais e se quiserem conhecer o trabalho na íntegra ir na página CSI DO ESPIRITISMO. 

Carlos Seth Bastos - Questão da Gênese. Acesse: link-1 

LINK DO CSI DO ESPIRITISMO: link-2 

LINK DA PÁGINA ESPELHO (AUTORES ESPÍRITAS CLÁSSICOS): link-3 

A luta segue. 

Wanderlei 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita