De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 7 de setembro de 2020 às 23:37
Olá, caros amigos.
Saudações kardequianas.
O Movimento Espírita Brasileiro está com força total. E a tocha de Allan Kardec segue adiante.
1) Primeiramente a revista centenária. Revista A Senda, da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo. Trazendo diversos tópicos com Ivan Franzolim (SEIS ANOS DE PESQUISAS SOBRE O ESPÍRITA BRASILEIRO). E o prof. Cesar Perri (SEM KARDEC NÃO HÁ ESPIRITISMO) e muitos outros temas fascinantes do espiritismo.
2) Inaugurado o Portal do Projeto Allan Kardec
Em evento ocorrido na noite do dia 1º de setembro, foi inaugurado o Portal do Projeto Allan Kardec, uma parceria entre o CDOR, Centro de Documentação e Obras Raras da Fundação Espírita André Luís (CEAL) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) através do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) coloca a público o acervo importante cuidado e conservado pelo dr. Silvino Canuto de Abreu, que contém documentos e cartas de Allan Kardec e de Canuto, e, também arquivos de vários outros sites e pesquisadores.
Histórico evento para os meios espíritas e acadêmicos a publicação da parceria do CDOR-FEAL com a UFJF propiciará que todos os documentos estarão ao alcance dos interessados. Qualquer pesquisador poderá acessar os documentos e analisá-los segundo seu projeto.
Endereço eletrônico para informações: link-1
Atualização SITE: MANUSCRITOS DE KARDEC
Esta fascinante coleção de manuscritos de Kardec do ACERVO CANUTO DE ABREU estamos separando algumas para buscar contextualizar O Grande Codificador do Espiritismo. E conhecer a forma que ele dirigia o Movimento Espírita. Era um grande maestro que dirigia o grande concerto. O grande escolhido para trazer a 03 revelação. Mesmo começando do zero e reaprendendo as lições que teve no plano espiritual antes de reencarnar.
1) Perfil mental Allan Kardec:
Rascunho de carta para senhora Lair - 27/07/1867
De Allan Kardec para a senhora Lair
Bondade (Prega a caridade e faz a caridade)
Um pedido de emprego a uma família francesa que passa por dificuldades financeiras
Senhora Lair. Paris, 27 de julho de 1867. Senhora, Um bravo e digno trabalhador espírita de Paris, pai de família, sofre de uma doença que não mais lhe permite exercer a profissão e, como as despesas domésticas repousam sob o insuficiente trabalho da esposa, ele me escreve pedindo ajuda para estabelecer o filho na aprendizagem. A criança tem oito anos. O desejo dele seria consagrá-la à agricultura, e consequentemente deixá-la com pessoas honradas com as quais ela poderia tirar bons exemplos e, ao mesmo tempo, adquirir a instrução de que precisa. O pai pensa que, nessa profissão, ela correria menos perigo do que no contato, muitas vezes imoral, com os trabalhadores das cidades. Eu pensei, senhora, que se fosse possível empregar essa criança na fazenda que dirige, isso seria, em todos os aspectos, uma grande vantagem para ela, sem contar com a inestimável garantia de estar sob os olhos de espíritas sinceros; e, caso contrário, talvez a senhora, devido às suas relações, possa me ajudar a encaminhá-la convenientemente. Eu lhe ficaria muito grato, senhora, em me honrar com uma resposta. Aproveito prontamente esta oportunidade, senhora, para lhe expressar toda a satisfação de conhecê-la, assim como o senhor Lair, durante a minha passagem em Tours, e meu pesar de que a brevidade forçada de minha estadia não nos tenha permitido, a madame Allan Kardec e a mim, responder ao seu gracioso convite para visitá-la em sua residência. Receba, senhora, eu lhe peço, a expressão dos meus mais distintos sentimentos, Allan Kardec.
2) Perfil mental Allan Kardec: Defesa da Doutrina Espírita
Rascunho de carta para um Irmão Espírita - 16/04/1863
De Allan Kardec para um Irmão Espírita
A venda da mediunidade e a sua condenação
Paris, 16 de abril de 1863.
Senhor e caro irmão espírita,
Recebi a carta que o senhor me escreveu, na qual vejo, com vivo prazer, nova prova de seu devotamento à causa do Espiritismo. Não menos aprecio o seu desprendimento, que eu já conhecia e pelo quais os bons Espíritos saberão recompensar, continuando a assisti-lo. O senhor está certo ao dizer que o que vem de Deus não pode ser vendido; o Cristo não vendia suas curas. Que um médico se faça pagar pelos seus cuidados, é natural, pois ele recebeu sua ciência dos homens e teve que pagá-la a eles; mas o médium não comprou a sua faculdade; ela lhe foi oferecida por Deus para que ele fosse útil a seus irmãos e não para dela tirar seu provento. Ela não deve ser uma profissão para ele, e o médium não deve imitar os vendilhões que Jesus expulsou do Templo SEGUE....
3) Perfil mental Allan Kardec:
Carta para o senhor Sabò - 10/02/1862
De Allan Kardec ao senhor Sabò
Não agia de forma autoritária na condução Movimento Espírita / Não aceitava tudo para a publicação em nome do espiritismo e sempre buscava o crivo da razão e do bom senso.
O Sr. Sabò era um dos principais dirigentes do Movimento Espírita de Bordeaux na época de Kardec e chegou a ser o seu secretário e em anos posteriores Kardec o demitiu de suas funções. Mas o mestre de Lyon nunca se deixava envolver por aparências nas questões do espiritismo e quando atacava era com luvas de pelica.
"Acredite sim que, mesmo se houvesse persistido em seu projeto de agir separadamente, eu não deixaria de ter conservado pelo senhor a mais sincera amizade. Tenho por princípio não impor minhas opiniões a ninguém; contento-me em emitir e desenvolver minhas ideias, deixando a cada um aceitá-las ou rejeitá-las segundo as considere boas ou más."
"Ignoro, como o senhor, o número de comunicações que serão necessárias para formar o volume, mas creio que já temos o suficiente. Envie sempre o que quiser; não nos atrapalhará se houver em demasia; ademais, algumas certamente serão suprimidas, pois é necessário fazer escolhas"
4) Perfil mental Allan Kardec:
Prece - 1857
De Allan Kardec
A humildade de Allan Kardec perante os imortais no começo da Codificação Espírita
"Visto que Vós vos dignastes a me escolher para desenvolver os princípios da doutrina espírita, eu aceito essa missão com reconhecimento e humildade; dai-me a força para cumpri-la, para o bem da humanidade, e fazei com que eu não conceba nem orgulho nem ambição"
"Os Espíritos me disseram: quem quer o fim, quer os meios; ora, nós queremos o fim, portanto, também queremos os meios. Essas palavras me levam a esperar que está em vossos desígnios supremos me fornecer os meios que me faltam para chegar ao fim; eis por que junto a minha voz à deles, para vos suplicar a apressar o momento em que poderei me entregar sem reservas e sem entraves aos trabalhos que devem completar a obra que empreendi"
Pedimos aos amigos que possam entrar no grande portal que possuem POR ENQUANTO 50 manuscritos de Kardec e possam estudar PROJETO ALLAN KARDEC e que divulguem aos 4 cantos do mundo estes grandes tesouros deixados pelo Mestre de Lyon.
Acessem o site e vejam: link-2
DIVERSÕES DO FINAL DE SEMANA
Lançamento do portal do Projeto Allan Kardec (Evento virtual de lançamento do portal do Projeto Allan Kardec da UFJF (http://projetokardec.ufjf.br/), que reúne manuscritos originais de Allan Kardec (1804-1869), pensador francês que desenvolveu investigações sobre fenômenos psíquicos/espirituais e fundou uma filosofia espiritualista à qual deu o nome de Espiritismo.
Acesse o vídeo: link-3
E a luta segue.
Wanderlei
Nota do Editor:
Extraordinário o Projeto Allan Kardec, que reúne manuscritos originais de Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita. Parabéns aos seus idealizadores pela iniciativa. Os espiritistas, em especial os que se interessam pela divulgação do Espiritismo, muito lucrarão ao acessar os documentos ali disponibilizados. |