Livros - Lançamentos

por José Carlos Munhoz Pinto

Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor, os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.

As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.

Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.


Fruto Forte
De Marcus Vinicius de Azevedo Braga
Editora Virtual O Consolador

Esta obra, ora publicada em formato exclusivamente digital pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria de Marcus Vinicius de Azevedo Braga, do Rio de Janeiro (RJ).

Escritor presente nos veículos espíritas desde o início do século atual, o autor frequentou várias casas espíritas, por conta de suas mudanças de residência motivadas por suas atividades profissionais, sendo atualmente frequentador do Grupo Espírita Francisco de Assis (GEFA), localizado na Ilha do Governador-Rio de Janeiro-RJ.

Colaborador assíduo dos veículos Correio Espírita (RJ) e da Revista Eletrônica “O Consolador (PR)”, lançou em 2001 o livro “Alegria de Servir”, pela FEB, e em 2013 publicou o livro “Você sabe quem viu Jesus nascer” (pela EVOC- Editora Virtual O Consolador) e em 2018 foi coautor da coletânea Fome de quê (Editora EME).

A obra “Fruto Forte” traz-nos artigos sobre temas relacionados com valores e sentimentos, livre-arbítrio, mediunidade e outros conceitos doutrinários, em uma linguagem coloquial e puxada para a crônica, com debates provocativos e que instigam a discussão desses temas, relacionando a questões externas a vivência espírita, como filmes e obras da literatura universal.

Os artigos reunidos nesta obra fazem parte de uma coletânea que será completada com o livro “Viajor”, a ser brevemente publicado pela EVOC.


 

 


As Mesas Girantes e o Espiritismo
De: Zéus Wantuil
Editora: FEB
As pancadas e ruídos misteriosos registrados, na primeira metade do século XIX, na casa da família Fox, em Hydesville, Estados Unidos, resultaram, a partir de 1850, no fenômeno das mesas que flutuavam e respondiam perguntas – as mesas girantes –, o qual atravessaria o Atlântico para logo ganhar a Europa. Entre divertimentos vazios e o desdém dos céticos, as tais mesas, descobriu-se, envolviam em verdade questões de profundo interesse a toda a Humanidade.Fruto de árdua pesquisa, este trabalho apresenta, a partir de relatos de jornais, textos e publicações da época, uma síntese histórica dos primórdios do Espiritismo, quando acontecimentos marcantes antecederam o surgimento, em abril de 1857, de O livro dos espíritos, obra que inaugura a Doutrina Espírita: a repercussão das mesas na imprensa; as divergências entre cientistas; as opiniões precipitadas; as conclusões grandiosas; o convencimento de intelectuais célebres; as acusações e os deboches; a chegada ao Brasil; os primeiros contatos de Denizard Rivail com...

A Biografia de Allan Kardec
De: Henri Sausse
Editora
: FEB
Com base em dados colhidos na Revista Espírita e em Obras póstumas, esta Biografia de Allan Kardec constituiu-se, durante mais de meio século, na única fonte biográfica (em francês) que retratava a vida e a obra do Codificador do Espiritismo, sobretudo as lutas e os desafios enfrentados para que o Consolador prometido por Jesus se materializasse definitivamente na Terra. Ao ler estas páginas de rara beleza, sentimos vibrar a alma de Allan Kardec a irradiar-se e se mostrando como sempre foi: homem bom, generoso e benevolente, mesmo em relação aos inimigos. Por mais que o atacassem, o desacreditassem e caluniassem, Kardec se mostrava tolerante e calmo, contestando, com argumentos irrefutáveis, os ataques dirigidos contra a Doutrina Espírita, preferindo ignorar as injúrias e as maldades que lhe chegavam de toda parte. Nesta obra quase autobiográfica, Allan Kardec virá, de alguma sorte, descrever a si mesmo, revelando a todos o pensador profundo e leal, o escritor vigilante e preciso, o espírita esclarecido...

Elucidações Evangélicas
De: Antônio Luiz Sayão
Editora:
FEB
Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 1829, a vida espírita de Antônio Luiz Sayão foi um exemplo de modéstia, humildade, abnegação e sobretudo de fé cristã. Portou-se verdadeiramente como servo do Senhor, aproveitando todas as ocasiões para aconselhar e esclarecer tanto a encarnados como a desencarnados. Foi a 31 de março de 1903, à mesma hora em que a Federação Espírita Brasileira lembrava a desencarnação de Allan Kardec, que Sayão docemente se despiu das prisões da carne, passando desta vida para a outra, onde se juntou à corte luminosa dos amigos que o precederam, entre eles Bittencourt Sampaio, Bezerra de Menezes, Isabel Maria Sampaio, Manuel dos Santos Silva e outros que com ele formaram o primitivo Grupo dos Humildes (depois Grupo Ismael), então sob a sua direção.

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita