Cartas

Ano 14 - N° 689 - 27 de Setembro de 2020

De: Maria Luiza Castro Macedo (São Paulo, SP)

Domingo, 20 de setembro de 2020 às 15:21

Assunto: Edição 686 – Especial: “Excesso de dogmatismo”

Sr. Diretor,

No artigo escrito por Marcelo Teixeira publicado na edição 686 dessa revista, ele escreveu na parte final da matéria o seguinte texto:

“Observação: de onde Ricardo terá tirado a informação de que foi servido vinho no jantar em comemoração da primeira edição de “O Livro dos Espíritos”? Simples: o fato se deu na França, onde o vinho é um patrimônio cultural. Não há como pensar num jantar formal sem a presença de um bom vinho, que decerto foi utilizado para harmonizar o cardápio, e não para que os presentes enfiassem o pé na jaca, como se dia por aí.”  [...]

Pergunto aos amigos da revista: o fato citado pelo articulista realmente ocorreu ou é fruto de uma simples imaginação utilizada pelo autor para ilustrar seu ponto de vista?

Agradeço antecipadamente a atenção que for dada a esta mensagem.

Maria Luiza


Resposta do Editor
:

Sim. Um fato semelhante ao citado pelo autor do artigo realmente aconteceu, o que a leitora e outros interessados podem conferir à vista do relato abaixo feito por Allan Kardec e publicado na Revista Espírita de outubro de 1861:

“Vínhamos de longe, e havíamos subido as alturas de Saint-Just com um calor acabrunhante. Alguns refrescos tinham sido preparados no meio dos instrumentos de trabalho; pão, queijo, algumas frutas, um copo de vinho; verdadeiros ágapes oferecidos com a simplicidade antiga e um coração sincero. Um copo de vinho! Ai de mim! em nossa intenção; porque essas bravas pessoas não o bebem todos os dias; mas era festa para eles: ia-se falar do Espiritismo. Oh! Foi de grande coração que brindamos com eles, e sua modesta merenda tinha, aos nossos olhos, cem vezes mais valor do que os mais esplêndidos repastos. Que disso recebam aqui a certeza.” (O Espiritismo em Lyon, in Revista Espírita, outubro de 1861.) [Negritamos]

O fato ora narrado mostra como é infeliz a generalização bem como a simplificação com que muitas pessoas buscam aplicar a doutrina espírita no dia a dia e, às vezes, na tribuna da Casa Espírita e mesmo na imprensa espírita.

Quanto ao artigo citado pela leitora, a intenção do articulista Marcelo Teixeira jamais foi incentivar o uso do álcool mas tão somente explicar que a ingestão ocasional de uma taça de vinho ou de um copo de cerveja nada tem a ver com processos obsessivos. É o vício do alcoolismo, o uso constante da bebida e o desequilíbrio moral da pessoa que podem dar ou não origem a um processo que a leve à obsessão.

As referências doutrinárias sobre o alcoolismo e seus malefícios já foram tratadas em nossa revista em mais de uma oportunidade. Citamos, como exemplo, o especial "Alcoolismo e obsessão", publicado na edição 38, que o leitor pode acessar clicando aqui

 

De: Ricardo Baesso de Oliveira (Juiz de Fora, MG)

Domingo, 20 de setembro de 2020 às 08:18:27

Assunto: Edição 688 - Cartas

Sobre o comentário do confrade Gilson Luz Ribeiro referente ao texto do Marcelo Teixeira sobre o uso de alcoólicos em pequena medida, penso ser importante considerar que tais pensamentos não são de natureza doutrinária. Kardec em nenhum momento condena tal uso de maneira formal e André Luiz, em “Missionários da Luz”, se reporta ao uso de aperitivos sem dar-lhe uma conotação negativa. Importante considerar que tais temas, ao nos reportarmos a eles em artigos e palestras, sejam abordados a partir de posições pessoais, sem dar ao nosso parecer um valor doutrinário, que ele não possui.

Ricardo Baesso

 

De: Jorge Luiz de Oliveira (São Vicente, SP)

Terça-feira, 22 de setembro de 2020 às 14:44:57
Obsessores podem programar sua encarnação?

Jorge


Resposta do Editor
:

Ao mencionar a palavra “obsessores” o leitor quis, obviamente, referir-se aos Espíritos empenhados na prática do mal e que insistem nesse propósito.

Assim colocada a premissa, entendemos que uma futura reencarnação desses Espíritos dependerá do aval dos Benfeitores Espirituais ligados aos departamentos que cuidam na Terra dos processos reencarnatórios.

Há na obra de André Luiz um diálogo muito interessante que corrobora este entendimento. Referimo-nos ao livro Nosso Lar, capítulo 46, em que André Luiz, reportando-se a Laerte (que fora seu pai na Terra), foi informado de que ele já havia voltado ao cenário terrestre. A informação lhe foi dada por sua própria mãe.

Eis o diálogo:

“Com a colaboração de alguns amigos – disse-lhe a mãe – localizei-o na Terra, a semana passada, preparando-lhe a reencarnação imediata sem que ele nos identificasse o auxílio direto. Quis fugir das mulheres que ainda o subjugam, talvez com razão, e aproveitamos essa disposição, para jungi-lo à nova situação carnal.

- Mas isso é possível? E a liberdade individual?

Minha mãe sorriu, algo triste, e obtemperou:

- Há reencarnações que funcionam como drásticos. Ainda que o doente não se sinta corajoso, existem amigos que o ajudam a sorver o remédio santo, embora muito amargo. Relativamente à liberdade irrestrita, a alma pode invocar esse direito somente quando compreenda o dever e o pratique. Quanto ao mais, é indispensável reconhecer que o devedor é escravo do compromisso assumido. Deus criou o livre-arbítrio, nós criamos a fatalidade. É preciso quebrar, portanto, as algemas que fundimos para nós mesmos.” (Nosso Lar, capítulo 46.) [Negritamos]

 

De: Gisele Corrêa (Barretos, SP)

Quarta-feira, 23 de setembro de 2020 às 15:00:27

Gostaria de saber se vocês fazem reuniões de desobsessão.

Obrigada.

Gisele


Resposta do Editor
:

As reuniões de desobsessão são atividades comuns nas Casas Espíritas. Em Barretos mesmo a leitora encontrará grupos que as realizam. No nosso caso, não as realizamos visto que nossa atividade limita-se apenas à área do livro e da imprensa espírita.

 

De: Administrador do Kit Evangelho (Rio de Janeiro, RJ)

Sábado, 19 de setembro de 2020 às 19:57

Assunto: Evangelização nos lares

Neste ano, em que muitas escolas de evangelização não abrirão, o Kit Evangelho torna-se uma ferramenta importante na educação espírita infantil. A aprendizagem espírita em família ilumina seu lar.

Neste mês, você recebe o livro DEUS, baseado em "O Livro dos Espíritos", com seus filmes preferidos, para aprender os atributos de Deus de forma divertida.

Veja em nosso site – https://www.kitevangelho.com/ - o cartaz e demais informações sobre o conteúdo do Kit.

Faça parte e receba todo mês na sua casa os princípios espíritas!  

Confira os lançamentos do mês e leve mais diversão para sua família!

Seu filho tem mais de 12 anos? Selecionamos 8 livros para o jovem leitor aprender em casa.

Em caso de dúvida, consulte nosso site - https://www.kitevangelho.com/ - ou telefone para WhatsApp (21)920028050.

Administrador do Kit Evangelho

 

De: Emanuel Bordignon (Ribeirão Preto, SP)

Domingo, 20 de setembro de 2020 às 13:01:55
Sou espírita de alma e coração. Peço que me enviem mensagens. Kardec através de suas benditas obras nos trouxe a luz e consolação para nossas vidas. 

Emanuel


Resposta do Editor
:

O leitor encontrará em nossas edições semanais mensagens, artigos, entrevistas e reportagens, além dos livros disponíveis em nossa Biblioteca Virtual, que atenderão, com toda a certeza, à sua expectativa e ao seu pedido. Para isso, basta acessar nosso site – www.oconsolador.com – sem custo nenhum e sem necessidade de cadastro ou senha.

 

De: Rafael Querino (Franca, SP)

Segunda-feira, 21 de setembro de 2020 às 17:19:06

Assunto: Os princípios do libertarianismo e do anarcocapitalismo no Espiritismo

Senhores:

Sobre o tema em epígrafe, vejam a análise que fiz em um vídeo postado no YouTube; para acessá-lo, cliquem aqui

Temos também a versão em forma de artigo: cliquem neste link

Saudações.

Rafael Querino

 

De: Marcio Ângelo Casagrande (Muzambinho, MG)

Quarta-feira, 23 de setembro de 2020 às 12:49:05
O que podem dizer dos livros ditos psicografados por Diamantino Coelho.

Marcio


Resposta do Editor
:

Não conhecemos nenhum livro publicado pelo citado médium; em face disso, não podemos opinar sobre sua obra. 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita