Artigos

por Aylton Paiva

 

O Espiritismo e o Esperanto


Dentre as forças renovadoras da humanidade duas se destacam: O Espiritismo e o Esperanto.

O Espiritismo surge a 18 de abril de 1857, com a publicação de O Livro dos Espíritos, cujo conteúdo foi transmitido pelos Espíritos Superiores que respondiam ou esclareciam as perguntas formuladas pelo professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, através de muitos médiuns.  Publicada a obra com o pseudônimo de Allan Kardec.

O Esperanto vem à luz com a publicação, em 26 de julho de 1887, do livro Língua Internacional, sendo que seu autor o publica com o pseudônimo de Dr. Esperanto.

O Espiritismo traz as informações sobre a existência do mundo espiritual e sua relação com o mundo físico.

Afirma que Deus é a Inteligência Suprema e Causa Primária de todas as coisas e governa o Universo através de Leis sábias, amorosas e justas.

Demonstra a imortalidade da alma e seu processo evolutivo através da existência no mundo espiritual e no mundo físico. Neste, por intermédio da reencarnação ou das vidas físicas sucessivas. Também elucida, como instrumento dessa evolução, a Lei de Ação e Reação.

A interação entre o mundo espiritual e o mundo material é comprovada e explicada de forma clara e lógica.

Sua Filosofia debruçada sobre os evangelhos ilumina a Ética de Jesus para todos os tempos e revela que são leis de harmonização do ser consigo mesmo, com o outro e com a Vida.

O Esperanto também é um projeto de Jesus para estabelecer e consolidar entre as pessoas e os povos a compreensão, a interação e os princípios da fraternidade e da solidariedade. Não é apenas mais um idioma.

Por isso ele encontra guarida, no mundo todo, nas pessoas que têm sentimentos enobrecidos; que desejam a paz, a harmonia e a solidariedade entre pessoas e povos.

No Brasil ele encontrou forte aliado na Ética Espírita que se fundamenta nos mesmos princípios.

Com o apoio da Federação Espírita Brasileira ele vem sendo divulgado e ensinado no Movimento Espírita.

Esse estímulo também vem da Espiritualidade Superior, pois o Esperanto é um projeto de Jesus para o Mundo de Regeneração.

Através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, o Espírito Emmanuel transmitiu extensa mensagem de apoio ao estudo e à divulgação do Esperanto, da qual extrairemos o seguinte tópico: ”Sim, o Esperanto é lição de fraternidade. Aprendamo-la, para sondar, na Terra, o pensamento dos que sofrem e trabalham em outros campos. Com muita propriedade digo: “aprendamo-la”... (Reformador, fevereiro de 1940.)

A aprendizagem do Esperanto é muito mais fácil do que a aprendizagem de outros idiomas. Ele tem apenas 16 regras gramaticais, sem exceção.

*

DIO ESTAS NIA PATRO KAJ JESUO NIA MAJSTRO.

 

*

VEJA NA SEÇÃO ESPERANTO SEM MESTRE - CLIQUE AQUI - INFORMAÇÕES SOBRE O ESPERANTO E CURSOS.


 
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita