Particularidades
do
Espírito
Santo
Trinitário
Faremos, com o devido respeito, e a exemplo de outros
biblistas de todos os tempos, algumas reflexões sobre o
Dogma do Espírito Santo Trinitário sob a ótica bíblica.
E há uma evolução inevitável sobre o conceito de Deus,
libertando o cristianismo de erros da teologia imatura
do passado, imposta pela força e não exposta pela razão,
o que se justifica pelo atraso evolucional da humanidade
daqueles longínquos tempos dos escritos do Velho e do
Novo Testamento.
Mas elogiemos a sinceridade, a boa intenção e a boa-fé
dos teólogos daqueles tempos tão carentes dos recursos
que, hoje, temos para o estudo sobre Deus, a Filosofia,
a Ciência e a Teologia.
Os escritos bíblicos têm erros que não podemos atribuir
a Deus, os quais, inclusive, receberam influência da
mitologia, que era como se fosse parte da filosofia e da
Ciência daquelas épocas. E não podemos dizer
literalmente que a Bíblia é a palavra de Deus, mas, sim,
sobre Deus. Um exemplo de mitologia na Bíblia é que a
palavra grega ‘logos’ significa também demiurgo na
mitologia greco-romana, o qual era o intermediário entre
os deuses e a humanidade. E João Evangelista chamou
Jesus de ‘Logos’, que é também o intermediário entre
Deus e os homens. “Porquanto há um só Deus e um só
mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.”
(1Timóteo 2:5).
A instituição da Santíssima Trindade começou com a
divinização de Jesus no Concílio Ecumênico de Niceia
(325). E conforme as Trindades Pagãs, faltava ainda um
terceiro deus para a Cristã igualar-se a elas. E, então,
o Espírito Santo de são Paulo: “Por acaso não sabeis vós
que vosso corpo é templo do Espírito Santo (é melhor
tradução: “dum” espírito santo...” (1 Coríntios 6: 19),
que é uma espécie de substantivo ‘coletivo’ de todos os
Espíritos humanos, foi interpretado pelos teólogos como
sendo aquele do Dogma da Terceira Pessoa Trinitária. No
início, houve muita confusão sobre essa questão. Ora
diziam “o Espírito Santo”, ora “um espírito santo” de
alguém (Ver os textos bíblicos em grego traduzidos para
o português entre parênteses). E são Jerônimo preferia
dizer “um espírito bom”. Mas o Espírito Santo do Dogma
Trinitário foi tanto divulgado que ele ficou até mais
conhecido e mais falado do que o próprio Santo Espírito
do Deus único, Pai de Jesus e de todos nós.
E aqui surge uma pergunta: qual dos dois é o mais
importante: o ‘coletivo’ de Paulo da Terceira Pessoa
Trinitária, muito falado nas preces e rituais, e que foi
declarado pelo Dogma ser também Deus e que habita em
nosso corpo como sendo a nossa alma ou centelha divina,
o qual, pois, representa toda a humanidade, ou seria o
Espírito Santo de Deus Pai? Creio que Deus Pai é o mais
importante. E isso não é blasfêmia!