Brasil
por Giovana Campos

Ano 15 - N° 727 - 27 de Junho de 2021

 

Nova obra traz a integração entre a saúde mental e os ensinamentos espíritas

 


A AME-Brasil Editora lançou no dia 18 de junho o livro eletrônico Psiquiatria Iluminada – Contribuições de André Luiz pela psicografia de Chico Xavier, organizado pelos médicos Carlos Eduardo Accioly Durgante e Paulo Rogério Dalla Colletta de Aguiar.

A obra tem como foco a importância da saúde mental aliada a conceitos espirituais oferecendo um novo olhar para a abordagem de cuidados psiquiátricos. Deste modo, os coautores revisitaram os ensinamentos do espírito André Luiz e os relacionaram com as enfermidades mentais e suas atualizações científicas. 

Nesta entrevista, os organizadores do e-book nos falam sobre a obra.


Quais os temas abordados no livro Psiquiatria Iluminada

 

Carlos Eduardo Durgante - Estes são os temas abordados no livro: A visão biopsicosocioespiritual da saúde mental; Evolução
ontológica e hereditariedade; A complexidade da mente humana e suas inclinações felizes e infelizes:

predisposições mórbidas, pensamento, obsessões e enfermidades; A Glândula Pineal e suas relações com a saúde mental; Mediunidade e equilíbrio mental; Da concepção à infância: contribuições de André Luiz; Os desafios no campo da sexualidade; Os vícios e as dependências: ninguém usa drogas sozinho; Quando a mente desagrega – as origens das psicoses na obra de André Luiz; Os pensamentos e os comportamentos suicidas; Os estados demenciais no final do ciclo vital; Distonias mentais post mortem: a loucura no além-túmulo; Medidas profiláticas e terapêuticas: a prece intercessória, o passe e o Evangelho no lar; O papel da desobsessão na saúde mental; Renovação de atitudes e a saúde mental: saúde moral é saúde mental e A importância de André Luiz para a ciência do terceiro milênio.

Todos os assuntos trazidos nesta obra têm relação com os ensinamentos de André Luiz, psicografados pelo médium Francisco Xavier?

Paulo Rogério de Aguiar - A concepção do livro tem a ver com trazer para reflexão tudo que André Luiz nos informou a
respeito de saúde mental e fazer a integração com os conhecimentos médicos atuais.

Todos os capítulos foram propostos a partir dos assuntos selecionados por André Luiz e, a partir deles, os autores complementaram com os conhecimentos médicos atuais. Vemos que as informações da espiritualidade ainda são muito mais avançadas do que temos na ciência oficial da atualidade, sobretudo quanto à natureza e influência dos nossos pensamentos na saúde.

Os capítulos são de compreensão acessível ao grande público?

Durgante - Apesar de escrito em sua maioria por médicos psiquiatras, os capítulos são de fácil compreensão tanto para leigos nos temas médicos, como para especialistas em saúde mental que não estejam familiarizados com a doutrina espírita.

O livro terá somente o formato de e-book?

Durgante - Inicialmente sim, o formato será apenas digital. Acreditamos que no segundo semestre teremos o livro impresso.

Como a saúde mental se beneficia da realidade espiritual para a compreensão das enfermidades psíquicas?

Aguiar - A espiritualidade aponta muito claramente a ilusão em que estamos envolvidos quando encarnados e como o entendimento apenas da realidade corporal é insuficiente para conhecermos a verdadeira saúde mental. André nos coloca, através de conceitos e de exemplos de casos, como o pensamento que produzimos é uma realidade da natureza, uma força viva alimentada por nossos sentimentos e desejos e como ele interfere na nossa organização celular e energética. O drama das obsessões, do vampirismo, das associações vibratórias é fator etiológico determinante na saúde mental, tendo por base a realidade moral de cada um. Não é possível conceber, em última análise, a doença mental como um mero desarranjo de neurotransmissores. Isso devolve a cada espírito a responsabilidade pelas causas dos transtornos e a chave para sua recuperação ao longo das sucessivas reencarnações.

Esperamos que esse livro possa ser útil tanto ao leitor espírita interessado nos estudos de André Luiz, quanto aos profissionais de saúde que pretendem compreender seus pacientes de uma forma mais ampla e fundamentada no conhecimento espírita. Este é um grande desafio a todos nós, pois muitas dúvidas naturalmente ainda não foram respondidas, mas é um exercício fascinante na busca dessa “psiquiatria iluminada” de que nos fala a espiritualidade e a qual, humildemente, nos colocamos em busca.

 

Nota da Redação:

O e-book Psiquiatria iluminada – contribuições de André Luiz pela psicografia de Chico Xavier  poderá ser adquirido nas plataformas Amazon, Apple Books, Google Books e Kobo. 

 

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita