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por Paulo Hayashi Jr.

 

A vigilância e o olhar do alto


“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” - Mateus (26:4)


Para alcançar as grandes realizações e a se manter constante e disciplinado no estudo e no trabalho é preciso vigilância incessante. “Esteja preparado”, como diz o lema do escotismo. Todavia, percebe-se a dificuldade de tal proeza apesar da importância. São as distrações e correrias do dia a dia, os deadlines de entrega, os eventos e reuniões inesperadas que ocorrem, as inclinações pessoais e valores que destoam da boa conduta. Mais do que um ato distinto e separado como um grande projeto, a vigilância parece se coadunar com as atividades cotidianas. Desta forma, torna-se oportuno uma apreciação sobre o tema pelas pessoas e filósofos da Antiguidade, pois eles sabiam muito bem que não é possível evitar as tentações. Elas são inerentes à própria vida. Todavia, é possível se preparar para as provações para sair delas não apenas fortalecidos, mas vitoriosos sobre as próprias imperfeições e inclinações passadas. As tentações e provações como importantes provas e lições de superação dentro do educandário do mundo.

A vigilância dos atos e pensamentos, ações e escritas era algo não distante da realidade na cultura antiga e era valorizada, mesmo em tradições filosóficas distintas como é o caso dos socráticos, estoicos, os epicuristas e, principalmente, os cínicos. Justamente nestes últimos, ganha destaque a questão da vigilância. Para Pierre Hadot, a quem a filosofia antiga tinha a pretensão de ser formação de caráter ao invés de mera informação, a palavra grega episkopos (vigia) designava os filósofos cínicos que observavam atentamente e denunciavam a maneira insensata de viver do indivíduo comum. “O cínico denuncia a loucura dos homens que, ao esquecerem a morte, se apegam apaixonadamente a coisas - luxo e poder - que eles serão inexoravelmente obrigados a abandonar[1]”.

Esta transitoriedade da vida e a pequenez do indivíduo frente ao universo pode ser enfrentada com mais propriedade por meio do preparo do ser por meio de diferentes exercícios cotidianos, dentre os quais destacam-se os exercícios de ‘olhar do alto'. Em muito sentido, guarda proximidade com o destaque do evangelista Marcos sobre o “olhai, vigiai e orai[2]”. Para Emmanuel[3], seria incompleta a lição da vigilância sem a devida atenção ao olhar. (11)

A atividade de ‘olhar do alto’ representava mais do que uma mera atividade de postura, mas de contemplação e de posicionamento da pessoa frente ao universo e a si mesmo. Complementarmente, “o olhar superior liberta do ponto de vista individual, parcial e limitado[4]”.

Os antigos exerciam tal atividade de olhar do alto, seja por meio da subida para um lugar elevado, seja pelo transporte através da imaginação de olhar de cima a imensidão da paisagem, da Terra e do universo. Olhar do alto é uma maneira de não esquecer do que é importante e a de vigiar e zelar pelo que realmente importa e tem valor na eternidade. Com o tempo, a atividade de olhar do alto tornava-se parte do ser e do seu processo de educação, o que significava menor probabilidade de ‘cair em tentação’. Para tanto, tais treinamentos ou exercícios de olhar e manter a vigilância constante poderiam ser feitos ou expressos de diversas maneiras, tais como: topo de montanhas, pássaros, balões, viagens espaciais, poesia.

Os topos de montanhas representam lugares que fascinam não apenas quem os alcança, mas também para quem contempla toda a sua imensidão, grandiosidade e paz. Neste ponto, as montanhas servem não apenas de metáfora para a ascensão do ser, mas também de inspiração e lição de vigilância. Não é por acaso que o Sermão dos Montes guarda lugar especial nos ensinamentos do mestre Nazareno. Não apenas o conteúdo das bem-aventuranças, mas também o próprio ambiente guarda lições em si. 

Na antiguidade, também os pássaros serviam como inspiração para olhar do alto. A capacidade de olhar além e de estar sempre atento faz dos pássaros símbolo de liberdade e conquista, tal como a pomba de Noé ou o Deus Hórus do Egito com sua cabeça de falcão. Olhar e discernir com precisão faz parte do processo de vigilância. Ver além dos véus da ilusão ou do caos da correria do dia a dia.  

Mais recentemente, voos de balões ou mesmo uma viagem aérea em voo comercial faz com que tenhamos a oportunidade de contemplar a mudança do ponto de vista e de perceber como uma cidade ou uma casa se transformam em pequenos pontos ou formas geométricas díspares. Nisso, vem a loucura denunciada pelos filósofos cínicos de que muitas pessoas brigam por propriedades físicas que, vistas do alto, transformam-se em minúsculos pedaços coloridos de chão. De maneira ainda mais forte e retumbante, vêm os depoimentos de astronautas que fizeram viagens espaciais e que perceberam a pequenez do próprio planeta Terra frente ao universo. A Terra não como o limite do universo, mas como ponto ínfimo que faz relembrar no ser humano a necessidade urgente da humildade para com o desconhecido e de reverência à grandiosidade de Deus. Não é possível olhar para o espaço sem sentir certo deslumbramento frente à riqueza e possibilidade de conquistas. É o ponto de oximoro entre uma consciência cósmica e a consciência moral do ser. A grandeza e a potencialidade do Criador com a pequenez do ser humano que, ao mesmo tempo, participa como cocriador e herdeiro. De certo modo, tal situação nos remete à célebre frase de Kant: “Duas coisas preenchem a alma de uma admiração e de uma veneração sempre novas: o céu estrelado acima de mim e a lei moral em mim[5]”.

Por último, mas não menos importante, a poesia guarda esta capacidade de exercitar o olhar do alto. O poeta é aquele que usa a imaginação e inspiração para “voar” por cima dos problemas e da situação e de olhar com admiração e contemplação a questão. É estar sobre ombros de gigantes! Para o escritor alemão Goethe, a poesia representava o evangelho profano; uma boa nova por meio das palavras que inspiram e operam na busca e contemplação da beleza:


A verdadeira poesia se reconhece pelo fato de que, como um evangelho profano, é capaz de nos livrar dos pesos terrestres que nos oprimem, porque nos proporciona a um só tempo a serenidade interior e o prazer exterior. Como um balão inflado de ar, ela nos eleva junto com o lastro atada a nós às regiões superiores e, graças a ela, os inextricáveis labirintos terrestres se desenlaçam sob nosso olhar, que os vê do alto[6].


Manter-se conectado com o alto e com os valores superiores representavam para os antigos uma maneira de educação dos hábitos e treino da vigilância. Assim haveria menor probabilidade de desvios do caminho ou de esquecimento dos compromissos assumidos com o Alto. Além disso, possibilita educar os comportamentos voltados para simplicidade, humildade e mansidão. Em certo sentido, é uma maneira de praticar a lição deixada pelo apóstolo dos gentios, Paulo de Tarso: “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas[7]”. Uma vigilância que se torna cada vez mais natural e inerente do próprio ser devido ao alinhamento com as próprias vontades e deveres do alto. Em outras palavras, uma identificação com Deus e desidentificação com o mundo material e transitório. Estar no mundo sem ser do mundo[8]. Uma vigilância que torna coerente e produtivo tanto o reino interior quanto o exterior. Não apenas errar menos, mas fazer mais e aproveitar as oportunidades. Contemplação e ação, união e independência, sabedoria e amor para o devido cultivo do ser no jardim de Deus.  Nas sábias palavras de Tiago: “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam[9]”. [10]

 

 

 

[1] Hadot, P. (2019). Não se esqueça de viver: Goethe e a tradição dos exercícios espirituais. São Paulo: É Realizações Editora, p. 71.

[2] Marcos, 13:33.

[3] Emmanuel (2011). Vinha de Luz. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 87. “Olhai”, p. 189.

[4] Hadot, 2019, pp. 145-6.

[5] Kant, citado por Hadot (2019, p. 94).

[6] Goethe, citado por Hadot (2019, p. 83).

[7] Colossenses 3:2.

[8] João, 15:19.

[9] Tiago 1:12.

[10] Artigo escrito em homenagem à minha querida e saudosa mãe, Ioko Ikefuti Hayashi, um verdadeiro exemplo de vigilância e ação na vida.

 


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita