De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)
Domingo, 5 de setembro de 2021 às 20:33
Olá!
Caros amigos.
Saudações Kardequianas.
O Movimento Espírita Brasileiro (MEB) segue com todo o vigor, levando adiante a chama dos ensinos imortais do além-túmulo que foram trazidos para o Codificador do Espiritismo (Allan Kardec).
Estaremos trabalhando com novos materiais. Sobre a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE) pós-Allan Kardec (1870 a 1890) e o seu término.
Sinopse: A SPEE quando criada (1858) por Allan Kardec tinha por finalidade se transformar em um grande laboratório de experiências com além-túmulo e que por sua vez gerou as obras do Pentateuco Espírita, obras anexas e finalmente as Revistas Espíritas. Com o desencarne de Allan Kardec e a criação da Sociedade Anônima, a SPEE perdeu sua finalidade dentro desta nova instituição criada por Allan Kardec. A SPEE acabou se desvinculando da S/A e procurando os seus caminhos próprios. Passando por vários endereços: Rue Molieri (27), Galerie Valois (167), Rue Saint Denis (183). Sendo que foi acompanhado por grandes gigantes que conviviam com Allan Kardec na SPEE. Sr. Emile Blin, Sr. Boiste, Sr. Bourgès, família Chaigneau (Pai, Filho, Neto) e outros que jamais deixaram apagar a chama do mestre de Lyon.
Na linha do tempo a SPEE teve altos e baixos. Um dos últimos presidentes foi o neto de Jean Alexandre Chaigneau (SPEE), o Sr. J. Camille Chaigneau.
O Sr J. Camille Chaigneau, tendo a presidência nos anos 1888-1889, acabou se desviando do mestre de Lyon atacando no Congresso Internacional de Paris de 1889. Mostrando que a 1ª parte do Livro dos Espíritos não alimentava a razão. Pois tinha ojeriza à questão religiosa no Espiritismo. E o Comitê de Divulgação do Espiritismo acabou demitindo-o de suas funções. (Ver sua biografia e suas ideias na página.)
Vindo do Lyon (1885) um dos maiores gigantes de sua época, Adolphe Laurent de Faget toma a frente do Movimento Espírita Francês e traz um novo vigor ao Espiritismo na França e no mundo.
Em 15/10/1890 a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (Société Parisienne des Études Spirites) desaparece e reaparece com uma nova denominação, Sociedade do Espiritismo Científico (Société du Spiritisme Scientifique), tendo Adolphe Laurent de Faget na presidência desta instituição; e que estavam localizados na Rue Saint-Denis 183, o mesmo endereço da antiga sede (SPEE). E serve de ponte dos grandes espíritas que vieram em períodos posteriores e falece em 1912.
OBRAS:
- Règlement de la Société parisienne des études spirites Paris (1870) (Fr.)
- La Pensée libre - Bulletim de La Société Parisienne des Études Spirites (1885 - 1886) (Fr.)
- La Pensée nouvelle - Organe de recherches psychiques et de philosophie expérimentale (1887 - 1888) (Fr.)
- Florentino Barrera - A Sociedade de Paris (OBRA RARA TRADUZIDA)
LINK - Para acessar, clique aqui
A luta segue com força total.
Wanderlei |