Cartas

Ano 15 - N° 740 - 26 de Setembro de 2021

De: R.S. (São Cristóvão, SE)

Terça-feira, 21 de setembro de 2021 às 20:24:59

Não me sinto bem. Faz muito tempo.

R.S.


Resposta do Editor
:

Toda vez que alguém não se sente bem é preciso, em primeiro lugar, investigar se existem causas físicas que expliquem o problema. Feito isso, e tomadas as medidas necessárias, é importante lembrar que a prece, uma boa leitura, a meditação podem ajudar em todos os casos, seja um problema de ordem física, seja um problema de ordem psíquica ou espiritual. Nesse sentido, não custa recordar os benefícios do chamado culto do Evangelho no lar, uma prática que os espiritistas conhecem bem, embora nem todos a cultivem.

Sobre a importância do Evangelho no lar, 
clique aqui 

 

De: Elaine Teresinha Fagundes Castelo Branco (Uberaba, MG)

Segunda-feira, 20 de setembro de 2021 às 13:40:02

Vocês poderiam me esclarecer se André Luiz está encarnado e a data mais ou menos deste processo?

Elaine


Resposta do Editor
:

Não temos nenhuma informação sobre a questão proposta pela leitora. 

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)

Quinta-feira, 16 de setembro de 2021 às 01:49

Assunto: Egos em conflito

Egos.... Não pense você que irei discorrer sobre os egos dessa ou daquela ilustre personagem da nossa história. Não. Não. Aqui irei concentrar àqueles egos que habitam dentro de nós. Às vezes são verdadeiras legiões, não é mesmo? Você que corre os olhos nesse texto, saberia me informar de que está certo da sua entrada triunfal em planos mais evoluídos do que esse, só porque descascou meia dúzias de batatas numa Sopa Fraterna? De que irá ser recebido com fanfarras e com amigos a lhe darem saudações pelo retorno à pátria espiritual de todos nós? De ser ovacionado só porque tem o canudo dessa ou daquela profissão temporária na Terra? Mil vezes não. Já parou para pensar também no fardo pesado que ainda carrega? Nos vícios e desequilíbrios que ainda não deu a mão à palmatória? Pois bem... Vamos lá.

Segundo Gúbio numa palestra que fazia à uma plateia ávida de conhecimentos, André Luiz anotou os seguintes dados registrado em seu livro “Libertação”, no seu capítulo II, pela mediunidade do saudoso Mineiro do Século, Chico Xavier: “... a colheita de personalidades desequilibradas é sempre inquietante, conservando quase inalteradas as fileiras escuras dos insensatos cultivadores da satisfação egoística a qualquer preço”. Muito se tem o que falar nessa citação.

Nunca uma grande massa da humanidade refletiu tão menos em sua passagem num planeta que tem tudo para tornar seus sequazes inquilinos, felizes o bastante para glorificar Deus na Sua acepção mais pura! Nunca se viu uma adoração de tantos símbolos e imagens a glorificarem “deuses” da atualidade! E nunca se esperou que esse afastamento do Criador trouxesse tantas misérias, tantas desgraças encerradas num só corpo de almas infelizes! Por que tanto desconforto moral, ético, familiar, religioso, pessoal e por aí vai? ... Saberia responder?

Personalidades invisíveis e estranhas a nós estão aproveitando as nossas querelas para manifestarem em nosso ego presente deixando-nos tão perdidos que toda manifestação dos Céus seria obra simplesmente de demônios libertos das chamas eternas. E assim sendo, não sei qual o espanto.

Milhares de almas encerradas temporariamente num corpo físico acham que sabe tudo e tudo tem uma resposta, menos para a morte ou o que acontece além dela. E isso vale para muitos confrades e confreiras dessa Doutrina iluminada. A incapacidade de raciocinar impressiona e olha que não estou aqui para colocar ninguém para baixo. É uma realidade presente em que não preciso aumentar e muito menos inventar. Muitos não querem tirar a máscara da hipocrisia que infelizmente vem envolvendo todo tipo de almas também errantes por esse mundo.

A coisa está feia. A situação atual está deixando muitos com a ansiedade à flor da pele. As rezas não estão oferecendo respaldo para tanto sofrimento. As lágrimas que se derramam não deixam de amenizar a miséria gritante. E essa turba que perambula aferrada uns com os outros continuarão com todos esses prismas mentais alimentados quando passarem para o Outro Lado da Vida.

E pergunto se valeu a pena para alguns, plantar tantas discórdias, tantos escândalos, tantas rixas religiosas, tanto disse-me-disse, tanto engodo, se a colheita, para esses, será amarga? Essa pandemia está ocupando um espaço que próprio cavamos com as pás da indiferença, do descrédito, da falta de Caridade, de Amor, de religiosidade onde a fé raciocinada ainda não domina. Então, chorar hoje para que e por que? Não tem um ditado que diz que não se deve chorar sob o leite derramado?

Vale aqui uma reflexão a respeito, não é mesmo Leitor Amigo?

Aécio César 

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Quarta-feira, 15 de setembro de 2021 às 08:07

Assunto: Apreciação e crítica, por Deolindo Amorim

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

Uma das grandes dificuldades que temos é a de aceitar críticas.

Foi sobre isso que escreveu Deolindo Amorim em artigo exclusivo para o jornal Correio Fraterno em março de 1977.

Ao resgatarmos o texto para publicação na atual edição de número 500, ficamos impressionados como o texto continua atual, abordando aspectos importantes para a nossa evolução: 
www.bit.ly/ApreciacaoECrítica 

“A crítica, em última análise, é um fator de progresso, exatamente porque ajuda a corrigir o erro, em qualquer ponto onde seja descoberto. E é assim que se melhoram os homens e as instituições”, analisa Deolindo.

Vale muito a pena ler com atenção as suas ponderações. Elas esclarecem por que a crítica faz parte e até auxilia as relações humanas.

Até a próxima,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Wanderlei Santos (São Paulo, SP)

Domingo, 19 de setembro de 2021 às 18:07

Olá, caros amigos. 

Saudações Kardequianas.

Estamos trazendo nesta semana as grandes lutas que estão ocorrendo no seio do Movimento Espírita Brasileiro (MEB). O lançamento de um manuscrito perdido de Allan Kardec publicado em 1908 na Revista Espírita, RELIGIÃO E ESPIRITISMO - Análise de novas fontes de informações juntamente com UMA LIVE SOBRE A TEMÁTICA. E estamos trazendo algumas palestras dos MEMBROS DA CEPA para ver suas propostas para o Espiritismo.  

E finalmente a entrevista do Wanderlei Henriques dos Santos o criador do Site Autores Espíritas Clássicos.

E no site a publicação Journal Le Messager - Les faits de manifestations des esprits que foi um periódico do Movimento Espírita da Bélgica. 

RELIGIÃO E ESPIRITISMO - Análise de novas fontes de informações 

Os Autores do E-book RELIGIÃO E ESPIRITISMO vem a público, através dessa Live no Canal da ABRADE, oferecer à comunidade espírita a compilação de uma série de documentos cuja autoria é atribuída a Allan Kardec, o codificador do Espiritismo. Será o Espiritismo o futuro das religiões? Ou desde já é a Religião do momento? Como os autores respondem a essas e outras perguntas? Venha conosco no dia 8 de setembro - 20h - conversar com nosso entrevistados (Carlos Luiz, César Santos, Ery Lopes, Luis Lira e Wanderley dos Santos) sobre esse importante tema! 

Para acessar, clique aqui-1

ATUALIZAÇÃO DO SITE - Estamos atualizando o Movimento Espírita da Bélgica. Primeiramente agradecendo ao Prof. Charles Kempf da Encyclopédie Spirite pelo resgate do jornal LE MESSAGER DE LIÈGE (1872 – 1914)) corre em paralelo com as grandes lutas travadas pelos espíritas Belgas. Na qual Allan Kardec em suas viagens conheceu de perto o fervor dos espíritas da cidade Liège. 

APRESENTAÇÃO (LE SPIRITISME BELGIQUE) 

O mestre de Lyon (Allan Kardec) em décadas anteriores, realizou diversas viagens para Bélgica, aonde plantou sementes do ideário espírita nos corações dos belgas e nos países do norte europeu, na qual e narrado nas revistas espíritas. 

A Journal Le Messager foi dedicada ao Espiritismo e o Magnetismo, sendo um dos grandes difusores dos ensinamentos da Doutrina Espírita codificados por Allan Kardec, tendo uma vida longa, sendo que as suas primeiras edições apareceram em 1872, fundado pelo grupo espírita La Paix, tendo como membros fundadores: Adolphe Long-Pretz, Antoine Coune e o sr. Raick. 

Além das discussões sobre o trabalho de vários grupos espíritas na Bélgica, o conteúdo do journal consistia em grande parte de material reimpresso de outras revistas espíritas do mundo espírita internacional, juntamente com resenhas de livros e revistas, e biografias de espíritas proeminentes. 

Em seus últimos anos, o jornal realizou conferências dadas por Le Clément de Saint-Marcq, o trabalho de Victor Henrion e as conferências de Jules Fievet. O jornal cessou de circular em 1914. 

O fervor dos espíritas belgas jamais se enfraqueceu, levaram adiante em décadas posteriores a chama do espiritismo ao mundo. Sediaram os grandes Congressos Internacionais Espíritas. Enfrentaram duas grandes guerras mundiais. E no ano de 1999, como na lenda da ave fênix, ressurgiram das cinzas, através de Jean-Paul Evrard que recebe a responsabilidade pela presidência da União Espírita Belga que é membro atual do Mouvement Spirite Francophone. 

O Trabalho: 

Existe uma grande dificuldade de se traçar uma linha do tempo do Movimento Espírita Belga e que foi suavizado pelo Charles Kempf no resgate dos jornais vindo deste pais. E um documento encontrado na qual faz referência aos fotos. 

- Montagem da página Journal Le Messager. Na qual traz 02 artigos deste período. Fotos, links. 

- Inserimos na página Journal Le Messager que totalizam perto quase 05 anos deste periódico que vai ilustrar a luta dos espíritas Belgas/Liège (1888 – 1893) 

- Pretendemos no futuro usando diversos materiais trazendo uma visão geral do Movimento Espírita Belga. Pois ela existia deste o período de Allan Kardec e muitas de suas psicografias foram usadas na obra da codificação espírita. 

Para acessar a página, clique aqui-2 

Para acessar as edições do “Journal Le Messager”, clique aqui-3 

A luta segue com força total. 

Wanderlei 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita