De: Wanderlei Santos (São Paulo, SP)
Domingo, 19 de setembro de 2021 às 18:07
Olá, caros amigos.
Saudações Kardequianas.
Estamos trazendo nesta semana as grandes lutas que estão ocorrendo no seio do Movimento Espírita Brasileiro (MEB). O lançamento de um manuscrito perdido de Allan Kardec publicado em 1908 na Revista Espírita, RELIGIÃO E ESPIRITISMO - Análise de novas fontes de informações juntamente com UMA LIVE SOBRE A TEMÁTICA. E estamos trazendo algumas palestras dos MEMBROS DA CEPA para ver suas propostas para o Espiritismo.
E finalmente a entrevista do Wanderlei Henriques dos Santos o criador do Site Autores Espíritas Clássicos.
E no site a publicação Journal Le Messager - Les faits de manifestations des esprits que foi um periódico do Movimento Espírita da Bélgica.
RELIGIÃO E ESPIRITISMO - Análise de novas fontes de informações
Os Autores do E-book RELIGIÃO E ESPIRITISMO vem a público, através dessa Live no Canal da ABRADE, oferecer à comunidade espírita a compilação de uma série de documentos cuja autoria é atribuída a Allan Kardec, o codificador do Espiritismo. Será o Espiritismo o futuro das religiões? Ou desde já é a Religião do momento? Como os autores respondem a essas e outras perguntas? Venha conosco no dia 8 de setembro - 20h - conversar com nosso entrevistados (Carlos Luiz, César Santos, Ery Lopes, Luis Lira e Wanderley dos Santos) sobre esse importante tema!
Para acessar, clique aqui-1
ATUALIZAÇÃO DO SITE - Estamos atualizando o Movimento Espírita da Bélgica. Primeiramente agradecendo ao Prof. Charles Kempf da Encyclopédie Spirite pelo resgate do jornal LE MESSAGER DE LIÈGE (1872 – 1914)) corre em paralelo com as grandes lutas travadas pelos espíritas Belgas. Na qual Allan Kardec em suas viagens conheceu de perto o fervor dos espíritas da cidade Liège.
APRESENTAÇÃO (LE SPIRITISME BELGIQUE)
O mestre de Lyon (Allan Kardec) em décadas anteriores, realizou diversas viagens para Bélgica, aonde plantou sementes do ideário espírita nos corações dos belgas e nos países do norte europeu, na qual e narrado nas revistas espíritas.
A Journal Le Messager foi dedicada ao Espiritismo e o Magnetismo, sendo um dos grandes difusores dos ensinamentos da Doutrina Espírita codificados por Allan Kardec, tendo uma vida longa, sendo que as suas primeiras edições apareceram em 1872, fundado pelo grupo espírita La Paix, tendo como membros fundadores: Adolphe Long-Pretz, Antoine Coune e o sr. Raick.
Além das discussões sobre o trabalho de vários grupos espíritas na Bélgica, o conteúdo do journal consistia em grande parte de material reimpresso de outras revistas espíritas do mundo espírita internacional, juntamente com resenhas de livros e revistas, e biografias de espíritas proeminentes.
Em seus últimos anos, o jornal realizou conferências dadas por Le Clément de Saint-Marcq, o trabalho de Victor Henrion e as conferências de Jules Fievet. O jornal cessou de circular em 1914.
O fervor dos espíritas belgas jamais se enfraqueceu, levaram adiante em décadas posteriores a chama do espiritismo ao mundo. Sediaram os grandes Congressos Internacionais Espíritas. Enfrentaram duas grandes guerras mundiais. E no ano de 1999, como na lenda da ave fênix, ressurgiram das cinzas, através de Jean-Paul Evrard que recebe a responsabilidade pela presidência da União Espírita Belga que é membro atual do Mouvement Spirite Francophone.
O Trabalho:
Existe uma grande dificuldade de se traçar uma linha do tempo do Movimento Espírita Belga e que foi suavizado pelo Charles Kempf no resgate dos jornais vindo deste pais. E um documento encontrado na qual faz referência aos fotos.
- Montagem da página Journal Le Messager. Na qual traz 02 artigos deste período. Fotos, links.
- Inserimos na página Journal Le Messager que totalizam perto quase 05 anos deste periódico que vai ilustrar a luta dos espíritas Belgas/Liège (1888 – 1893)
- Pretendemos no futuro usando diversos materiais trazendo uma visão geral do Movimento Espírita Belga. Pois ela existia deste o período de Allan Kardec e muitas de suas psicografias foram usadas na obra da codificação espírita.
Para acessar a página, clique aqui-2
Para acessar as edições do “Journal Le Messager”, clique aqui-3
A luta segue com força total.
Wanderlei |