Cartas

Ano 15 - N° 742 - 10 de Outubro de 2021

De: Giseli Cristina Ferrari Morales (Birigui, SP)

Segunda-feira, 4 de outubro de 2021 às 17:39:22

Assunto: Água fluidificada

Olá, boa tarde. Já aconteceu algumas vezes de a água contida no meu galão d’água ficar fluidificada. Porém, já aconteceu caso em que, sem eu fazer minhas preces, e simplesmente pegar o copo d’água da rua, e deixar em cima de qualquer cômodo da casa, depois de um tempo encontrar a água toda cheia de bolhas... Como se explica isso. Detalhe: no galão d’água ela foi fluidificada quando eu fiz o Evangelho no lar...

Giseli


Resposta do Editor
:

Na obra O Consolador, psicografada por Chico Xavier, Emmanuel, ao tratar do tema água fluidificada, lembra-nos de que para obtê-la não se exigem condições especiais. A caridade, afirma ele, não pode atender a situações especializadas. A presença de médiuns curadores, bem como as reuniões especiais, de modo algum podem constituir o preço do benefício aos doentes, porquanto os recursos dos guias espirituais, nessa esfera de ação, independem do concurso medianímico, considerando o problema dos méritos individuais. Resumindo: os benfeitores espirituais, que são os que atuam nesse processo, podem fazê-lo a pedido nosso (como se dá na ocasião do Evangelho no lar ou numa oração específica que fazemos em benefício de alguém) ou por iniciativa deles, sempre que existe a necessidade e o paciente tenha méritos para que isso se dê.

Mais informações sobre o tema podem ser vistas na seção O Espiritismo responde publicada na edição 174 de nossa revista. Para acessá-la, clique aqui 

 

De: Nubia G. (Belo Horizonte, MG)

Segunda-feira, 4 de outubro de 2021 às 07:06:19

Assunto: Dificuldade de acesso ao site da revista “O Consolador”

Não consigo abrir a revista. Por quê?

Nubia


Resposta do Editor
:

De vez em quando, não com muita frequência, leitores da revista alegam dificuldade no acesso ao nosso site. Não sabemos por que isso ocorre. O que podemos assegurar é que não existem de nossa parte motivos técnicos que justifiquem o problema. Esclarecemos que a revista pode ser acessada de duas formas: acessando o website https://www.oconsolador.com (que é o domínio internacional) ou o website http://www.oconsolador.com.br (que é o domínio nacional). Com esta informação, sugerimos que a leitora leve o problema ao seu fornecedor de serviços de Internet (ISP), que é a empresa que lhe fornece o acesso à Internet, que certamente indicará a causa dessa dificuldade e como removê-la. 

 

De: Antonio Nazareno Favarin (São José dos Campos, SP)

Segunda-feira, 4 de outubro de 2021 às 17:23:25

Assunto: Especial da edição 741

Belíssima exposição no Especial de número 741 desse órgão, tratando de assunto tão estarrecedor, que está ceifando vidas em números assustadores, por desconhecimento das causas nefastas a que são comprometidos, hodiernamente, milhões e milhões de indivíduos em sua vida futura.
Congratulo a colaboradora Martha Capelotto pela detalhada exposição, dando-nos o número, os motivos e as causas das tristes estatísticas a que esses incautos espíritos são conduzidos, mormente entre os mais jovens. Após ler este artigo, compartilhei-o em meus contatos, citando o nome da autora.
Despertou-me curiosidade o considerável elenco, apresentado pela autora, de renomados cientistas mundiais que tratam desse tema "post mortem" de nosso corpo físico. Alguns, como os Drs. Ian Stevenson e Brian Weiss, são-me familiares pela leitura de algumas de suas obras.
Parabenizo, outrossim, a todos os brilhantes autores desse excelente órgão, divulgador de variados e tão sábios temas com viés espiritualista, e que Deus continue iluminando-os em todos os sentidos.
Antonio Nazareno Favarin
 

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)

Quarta-feira, 29 de setembro de 2021 às 23:55

Assunto: Crises existenciais

Crises ... Quantas delas existem em nosso psique? Várias sentimentalidades à prova, à ferro e fogo. Já parou para pensar que nesse exato momento seus neurônios buscam razões plausíveis para entender esse meu raciocínio? Um tipo de crise literária? Sim... A gosto do freguês.
Tentarei me expressar aqui nas crises existenciais como num todo. O ser humano ainda não conseguiu se inteirar das responsabilidades conquistadas quando de posse da razão. A conquistou, é um fato, mas ainda navega no mar revolto da ignorância, não porque não tenha oportunidades para visionar o degrau acima em que se encontra na Criação Universal. Às vezes é má vontade mesmo.
Trocando, pois, em miúdos, complementemos meu introito nas palavras do Instrutor Gúbio quando em palestra na colônia Nosso Lar, registrada por André Luiz no seu livro “Libertação” no seu capítulo II, através da psicografia de Chico Xavier. Vejamos: “... após perderem abençoados anos no campo didático da esfera carnal, enredadas em conflitos deploráveis, erram aflitas, exânimes e revoltadas, ajustando-se ao primeiro grupo de entidades viciosas que lhes garantam continuidade de aventura em fictícios prazeres”. Magistral essa citação. E, com certeza passou de liso por muitos daqueles que empregam suas palavras ao retumbar da perfectibilidade.
Enquanto no mundo das formas mais brutas, o ser humano vem arrastando seu fardo em campos estéreis mais propícios a desenvolver o joio retratado em seus clichês mentais que mais lhe interessam e os satisfazem. E quando a morte vem cobrar o acesso à sua consciência, a surpresa o torna, muitas vezes, em lunático, enlouquecido pelas verdades espirituais que sempre acreditou não existirem.
E a atração com as alucinações mentais alimentadas na Terra quando de volta à pátria espiritual, o faz participar de hordas de espíritos que alimentam, infrenes, as paixões geradoras da loucura e da estagnação cerebral por tempo indeterminado.
Ahhhh... Esses prazeres mundanos que a Lei do Esquecimento procura extingui-los da nossa consciência, mas que o nosso inconsciente, sendo mais incisivo nas questões de poder, afloram-nos esse ou aquele ego, despertando em nós seus estigmas em situações que nos despertam lembranças de um passado obscuro no nosso dia a dia.
De fato somos doentes mentais compartilhando o fel dos desenganos com nossos afins a céu aberto onde cada um, no mundo, procura alimentar seu inconsciente travestido temporariamente de sombras.
A falta de fé direcionada à razão, alimentada de princípios mais substanciosos, deixam, desesperançosos de êxitos, os seres humanos mais frágeis, pois que a demanda dos desencarnados é bem mais forte que a fé que esses sustentam, submissa a rituais, dogmas e sinais sem valores qualitativos.
Os vícios alimentados quando no mundo, serão revistos e revigorados quando formos atraídos para as hostes sombrias com os mesmos ideais além-túmulo. E hajam sofrimentos acerbos, onde o nome de Deus sequer seja um pequenino foco de luz tentando achar lugar no coração e na mente desses espíritos.
Vagando em sinistra procissão no Além, todos teleguiados por mentes mais poderosas, fazem, à mancheias, as vontades sob o chicote de muitos malfeitores.
E o que posso dizer aqui a não ser termos esperanças em dias melhores, pois tudo isso, graças a Deus, também passará.

Comigo, Leitor Amigo?

Aécio César

 

De: Wanderlei Santos (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 4 de outubro de 2021 à 00:13

Olá, caros amigos.  

Saudações Kardequianas. 

O Movimento Espírita Brasileiro (MEB) segue com força total. Estamos presenteando os amigos com uma obra rara do Dr. Gustave Geley. O Dr. Gustave Geley foi um dos maiores gigantes do Espiritismo Cientifico. Um grande amigo de Jean Meyer. E foi diretor do Instituto Metapsíquico de Paris (IMI).  

Eis a obra: Gustave Geley - A Reencarnação (Enquete com Dr. Calderone) - Enquête Calderone La Réincarnation d'après Geley Gustave (1929) (Fr.) 

Sinopse: 

A monografia sobre o título de “A reencarnação” é uma longa carta que ele dirigiu ao Dr. Innocenzo Calderone, diretor-fundador da revista Filosofia della Scienza, de Palermo, Itália, quando este fez um vasto inquérito mundial sobre o assunto. Tão magistral foi a resposta do Dr. Geley que Les Éditions Jean Meyer, de Paris, a imprimiu em um opúsculo, pois ela responde a todas as objeções apresentadas contra a doutrina palingenésica (reencarnação). O Dr. Gustave Geley vem nos trazer a reencarnação (Palingenesia) não como um artigo fé, mais como princípio orientador de nossa vida. 

O TRABALHO: 

Da obra de Gustave Geley - A Reencarnação (Enquete com Dr. Calderone) já existiam trechos esparsos traduzidos por Francisco Klors Werneck. Foi encontrada a obra original em e-book publicado na França. Sendo assim fizemos a conferência final com original para o fechamento da obra na integra. - Inserimos a obra em idioma português e francês. A obra é uma impressionante defesa da reencarnação (Palingenesia). Para acessá-la, clique aqui 

OUTRAS NOVIDADES: 

1) O Sonâmbulo Sr. Morin da SPEE - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #9 Com Adair e Bruno. Para acessar, clique aqui-1 

2) Henri Sausse: Um Fiel Seguidor do Espiritismo - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #8 Com Adair e Bruno. Para acessar, clique aqui-2 

3) O Museu AKOL e O Projeto Allan Kardec da UFJF-MG - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #7 Com Adair e Bruno. Para acessar, clique aqui-3 

4) A Escolha do Nome: O Evangelho segundo O Espiritismo - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #3 Adair e Bruno. Para acessar, clique aqui-4 

5) Obras e Produções Literárias do Prof. Rivail - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #2 - Com Adair Tavares e Bruno Tavares – Lançamento 15/08/21 as 19:00 Horas. Para acessar, clique aqui-5 

6) A Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #1 - Com Adair Ribeiro e Bruno Tavares. Para acessar, clique aqui-6 

A luta segue com força total. 

Wanderlei 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita