Um minuto
com Chico Xavier

por Regina Stella Spagnuolo

   

O programa Pinga Fogo tornou-se famoso em uma rede televisiva nacional. A comissão julgadora convidada pelos diretores do tal programa fizera perguntas ao Chico e suas respostas originaram o livro Pinga Fogo II.

Dele, destacamos uma questão para nosso esclarecimento: Qual a diferença entre as entidades de luz da Doutrina Kardecista e os orixás do Candomblé, que são reverenciados em seus templos com bons pratos, roupas tradicionais e músicas? Isso não seria prendê-los ao materialismo?

A resposta do Chico e Emmanuel foi a seguinte: - Primeiro, devemos esclarecer que a Doutrina não é Kardecista e sim dos Espíritos. Allan Kardec foi o codificador dessa Doutrina, ou seja, através de método científico, reuniu e compilou, com a ajuda de vários médiuns, as informações que hoje conhecemos editadas nos livros básicos da Doutrina Espírita. Quanto à diferença entre entidades de luz, ou seja, espíritos de luz e os orixás do Candomblé, reside no fato de que os espíritos de luz se encontram em elevada condição de evolução moral, estando, portanto, livres das sensações materiais. Sem dúvida que as oferendas que recebem os orixás os prendem à matéria.

 

Do livro Plantão de respostas – Pinga fogo II, de Chico Xavier e Emmanuel.



 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita