Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Livro e ócio

 

É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros. Bill Gates

 

Os livros são essenciais na casa que tem criança.

Principalmente no começo da vida, os filhos se espelham nas atitudes dos pais. No cotidiano da criança, uma das formas de motivar o amor pelo livro é o adulto adotar esse hábito para si mesmo, pois os pais que leem costumam ter filhos que se tornam leitores tenazes...

Os livros não precisam ser oferecidos somente quando a criança estiver na fase de alfabetização. Há publicações variadas e apropriadas para todas as etapas de desenvolvimento da criança – e mesmo para os bebês!

Não podemos ignorar que o hábito da leitura estimula não só as habilidades cognitivas, mas também é fonte de vários benefícios de ordem moral e emocional... Criança com livro é criança feliz.

Em dezembro e janeiro, os pais podem, com perseverança,  aproveitar o período sem escola para incentivar o filho a aprender a gostar dos livros. Afinal, como disse Rubens Alves: “um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar!”

Para ajudar, então, desde cedo, o seu filho ou a sua filha a gostar dos livros, considere as seguintes sugestões:

1-Leia para a criança

As histórias mais longas podem ser lidas em partes, todas as noites, antes de dormir, por exemplo.

2-Ofereça os livros de banho

Para os bebês, deixe-os experimentar os livros de banho. Eles são maleáveis, indestrutíveis, ao mesmo tempo estimulando a criança e promovendo a introdução ao mundo literário com textos curtos.

3-Visite bibliotecas públicas e livrarias

Incluir biblioteca e livrarias nos passeios pela cidade também é uma forma de dar importância à leitura. Nestes espaços, principalmente nas férias, é comum encontrar uma série de atividades dedicadas à infância, como contação de histórias, teatro de fantoches, além da possibilidade de folhear os livros.

4-Leve os livros para o brincar em contato com a natureza

Um piquenique no parque, um passeio no jardim botânico, um dia na praia, todas essas são atividades que podem implicar a presença dos livros, pois, desse modo, o ato de contar histórias ou de ler será enriquecido com cenários inspiradores.

5-Crie em casa um canto de leitura

Manter os livros organizados em casa em um determinado cômodo, estimula o hábito pela leitura. Criar um canto de leitura no quarto da criança, por exemplo, contribui largamente para  despertar desde cedo o amor pelos livros.


Notinha

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro tem uma média anual de 4,96 livro por habitante. Porém, apenas 2,43 desses livros (menos de 3, em média) foram lidos do início ao fim. Ou seja, infelizmente o brasileiro ainda não considera a leitura um hábito. Além do mais, muitos de nós ainda não consideram a leitura uma opção para os momentos de lazer, por exemplo.


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita